34 receitas de focaccia que garantem um aperitivo maravilhoso

A focaccia é uma comida típica da Itália que une duas receitas que todo italiano é apaixonado, é uma mistura de pizza com pão que bem temperada e recheada se torna um excelente aperitivo para acompanhar com um vinho ou até mesmo uma cerveja. Muito bom também para um lanche do fim da tarde ou início da noite.

Publicidade

Para quem adora uma massa, a focaccia é uma experiência gastronômica de primeira linha. Você vai aprender a fazê-la de diferentes formas possíveis e com recheios bem diversos também. Tem focaccia com azeitona, com abobrinha e queijo, com calabresa, linguiça, com batata doce e até grão de bico.

As opções são as mais variadas possíveis e você vai ter todas aqui na lista abaixo. Escolha as que mais te agradam e já comece a preparar a cozinha para dar aquela aula de alta gastronomia.

Focaccias deliciosas para fazer em casa

1. Focaccia com alecrim e azeitonas: a focaccia tradicional é a feita apenas com temperos, como essa que a receita ensina. Você vai fazer a massa primeiro e depois é só colocar a cobertura por cima e levar ao forno novamente por alguns minutos. É simples e fica bem deliciosa.

2. Focaccia com alecrim: uma receita bem tranquila de ser feita, porque leva apenas alecrim, sal grosso e azeite no tempero. O restante é mexer bem na massa até que ela fique no ponto, deixar descansar pelo tempo determinado e colocar no forno para assar.

Publicidade

3. Focaccia com alecrim e sal grosso: outra forma deliciosa de preparar esse aperitivo é fazê-lo em tamanho menor, o que fica mais gourmet e mais bonito, consequentemente. O tempero de alecrim com sal grosso dá o sabor especial que lembra muito bem a cozinha tradicional italiana.

4. Focaccia com queijo brie: deliciosa receita que usa alguns ingredientes que você não vê muito juntos por aí, mas que harmonizam bem entre si. Além do queijo brie, você vai usar também o mel, o alecrim e o azeite. A união desses quatro produtos na cobertura da massa fica sensacional.

5. Focaccia com tomate cereja: uma boa pedida para aquela reunião com os amigos acompanhada de um bom vinho gelado é essa focaccia de tomate. Super simples de ser feita e com um sabor fora do comum. Apesar de ser massa, é leve e deixa a mesa de jantar muito bonita.

Publicidade

6. Focaccia com tomate-cereja e azeitonas: outra possibilidade interessante é fazer a massa com cobertura do tomate-cereja. Ele tem um sabor diferente do tradicional, mas a sua forma mais delicada combina bem com o prato. Ao juntar as azeitonas os sabores se complementam e fica bastante gostoso.

7. Foccaccia com muçarela de búfala: agora a primeira focaccia recheada desta lista, e olha que ela vem com uma delícia dos deuses que é a mussarela de búfala. Depois de ir ao forno, ela vai derreter daquele jeito que dá água na boca de qualquer ser humano. Com certeza vai agradar a todos os convidados.

8. Focaccia com pimentão, tomate e orégano: esses três juntos formam a harmonia perfeita. Pimentão, tomate e orégano são ingredientes que separados já ficam gostosos com outros produtos, juntos, então, é de abrir o apetite em qualquer momento. O parmesão ainda dá o toque final mais que especial.

9. Focaccia com cebolas caramelizadas: se você é uma ou um amante da cebola, essa é a receita que você precisa experimentar fazer em casa. Fica simplesmente deliciosa e é muito prática, se você já tiver familiaridade em fazer massas. O tomate e as cebolas caramelizadas com mel para que tudo fique melhor ainda.

10. Focaccia com tomate-cereja: mais uma opção com o delicado tomate-cereja para que você escolha bem o prato que mais te agrada. Ao assar, você vai sentir uma textura deliciosa do fruto, porque ele é mais duro por fora, mas ao morder, ele praticamente derrete na sua boca.

11. Focaccia com parmesão: parmesão fica bom com qualquer coisa, né? Com uma massa italiana, então, é o melhor do mundo. Nessa receita, além dele, você vai fazer a cobertura com alecrim e flor de sal que vão dar o sabor forte que essa focaccia pede. Uma delícia sem fim.

12. Focaccia de tomates secos e azeitonas: para os amantes do tomate seco, essa receita é muito gostosa. Além dele, as azeitonas pretas vêm para enfeitar e engrandecer o prato com seu sabor para lá de especial. O azeite, alho, cebola e pimenta também dão aquela ajuda necessária ao paladar.

13. Focaccia de azeitona com fermentação natural: a diferença dessa receita para as outras é que ela não usa fermento biológico para a construção do prato, mas sim um natural que vai ajudar na formação da massa. Tudo isso vai precisar ser feito em algumas boas horas, mas vale a pena tentar esse jeito diferente de fazer a focaccia.

14. Focaccia de batata: como a batata vai bem com tudo e brasileiro sabe muito bem adaptar as receitas de acordo com o seu paladar, vai aí uma focaccia de batata. Isso mesmo, a massa é de batata e fica uma delícia, além de ser fácil de preparar.

Publicidade

15. Focaccia de mostarda: a mostarda dijon tem ganhado cada vez mais adeptos no país por seu sabor único e muito presente, fácil de ser descoberto. E essa receita prova que a mostarda fica uma delícia nesse tipo de massa. Além dela, a cobertura é feita com azeite, sal e vinagre.

16. Focaccia de uva: sim, uma focaccia de uvas que não é doce. Além delas, na cobertura vai uva, açúcar e azeite É uma mistura agridoce que fica sensacional para quem gosta desse tipo de paladar. A massa é feita do modo tradicional mesmo, com farinha, fermento, água e azeite.

17. Focaccia de alecrim com cogumelos Porcini: deliciosa receita para os amantes de cogumelos e uma cozinha mais rústica. Nessa, a cobertura vai com o Porcini conjuntamente com o sabor especial do alecrim, alperces, louro, sal grosso e mel. Fica simplesmente sensacional.

18. Focaccia com azeitonas pretas e tomilho: o tomilho é um tempero muito utilizado na alta gastronomia por dar um sabor especial aos alimentos e aos pratos feitos com ele. Para melhorar, essa receita também usa azeitonas pretas, que também possuem um sabor fora do comum de tão bom que é.

19. Focaccia de abobrinha e queijo: para os fãs de abobrinha, chegou a vez de provar um focaccia daquelas de repetir o prato algumas vezes. Além dela, vai cebola, queijo mussarela, pimentão amarelo e vermelho, alho, sal, pimenta, azeite e o sal grosso, que está presente em praticamente todas as receitas desse prato italiano.

20. Focaccia com gorgonzola e uva passa: a uva passa é uma incógnita no gosto dos brasileiros, alguns amam e outros odeia, mas para os que gostam dessa iguaria, ela combina perfeitamente com a gorgonzola na massa. Para ficar melhor ainda, a receita é bem tranquila de ser feita, basta ficar atento ao ponto da massa.

Focaccia com carnes

21. Focaccia com calabresa e alho poró: se você é daqueles apaixonados por carne e que não come nada sem uma proteína animal, chegou a sua vez. Essa receita deliciosa bem com calabresa, alho poró, tomate, manjericão, pimentão amarelo e parmesão ralado na cobertura da focaccia. Já deu água na boca, né?

22. Focaccia de sardinha: é possível sim misturar essa receita italiana com a sardinha, um tipo de peixe tipicamente consumido no Brasil e enlatado na maior parte das vezes. Para quem gosta, o sabor fica forte do jeito que o prato pede, o tomate cereja, a cebola e o azeite dão o toque final.

23. Focaccia de peito de peru, tomate e queijo: uma focaccia recheada que parece até uma pizza de tão maravilhosa que fica. Você vai fazer a massa primeiro e depois se preocupar com o recheio que vai peito de peru, tomate, queijo mussarela, tomilho, mostarda dijon e muito mais coisa gostosa.

Publicidade

24. Focaccia de azeitonas e linguiça caseira: a linguiça é um produto muito importante para a alta gastronomia por seu sabor inconfundível e que garante um paladar forte para todo e qualquer prato. No caso dessa massa não é diferente, ainda mais quando a união é feita com azeitonas.

25. Mini Focaccias com bacon e alho poró de: bacon é a paixão nacional e acompanhado de uma cerveja gelada fica melhor ainda. Essa é a chance de você convidar aqueles amigos e marcar um encontro na sua casa. Só preparar esse simples e delicioso aperitivo e partir para a diversão.

26. Focaccia com salame e mussarela de búfala: uma focaccia que é praticamente um sanduíche, é isso que você vai aprender a fazer ao ler essa receita. Ela ensina a fazer a massa e depois é só rechear com o salame e a muçarela de búfala, fica excelente para um lanche da tarde ou até mesmo do início da noite.

27. Focaccia com lombo defumado: para terminar as carnes, um delicioso lombo defumado para dar aquele sabor que uma massa como focaccia pede. Você vai usar na cobertura ainda o pimentão vermelho em tiras, a muçarela, o azeite, o manjericão e o sal grosso. Olha, é de repetir o prato algumas vezes.

Focaccias saudáveis

28. Focaccia sem glúten: também existe opção de focaccia para os saudáveis e alérgicos. Essa, por exemplo, fica uma delícia e é super fácil de ser feita. Você vai usar uma receita de farinha sem glúten que você mesmo vai preparar artesanalmente. Fica realmente muito gostoso e com certeza vai agradar ao seu paladar.

29. Focaccia semi integral de azeitonas: agora é hora de fazer uma massa integral para que a sua dieta não vá por água abaixo. Para a cobertura, você vai usar cebola, tomate, azeitona, cebolinha, orégano seco, pimenta caiena, azeite, sal e pimenta a gosto. Fica simplesmente sensacional.

30. Focaccia de batata doce sem glúten: para os fãs de batata doce está aí a solução dos seus problemas para poder comer uma focaccia em paz com a balança e com os músculos. É só fazer a massa com o tubérculo que você vai ter um prato gostoso, saudável, bonito e cheiroso. Quer mais ou está bom?!

31. Focaccia com massa integral: outra possibilidade para fazer a massa integral é a explicitada nessa receita. Você vai utilizar a farinha de trigo integral, água morna, sal, açúcar, ovo e fermento biológico para deixar a massa no ponto ideal. Depois é só cobrir da forma que quiser com o tempero que achar mais gostoso.

32. Focaccia semi-integral de abobrinha e cebola: a abobrinha está de volta, só que agora em uma versão mais light. Além da massa semi-integral, você vai fazer uma cobertura super saudável com cebola, páprica, orégano, alho poró, cebolinha, suco de limão, sal e pimenta.

33. Focaccia de abobrinha com massa integral: nessa receita, o bom mesmo fica por conta da cobertura que vem com molho de tomate, abobrinhas, alho, mussarela, parmesão ralado e requeijão. Já deu para imaginar essa mistura dos deuses entrando na sua boca, não é mesmo?!

34. Focaccia de grão de bico: por fim, a mais saudável entre todas as receitas é a que usa o grão de bico como cobertura. Aliás, não somente como cobertura, mas a própria farinha da massa é feita com grão de bico. Mais light que isso só se não comer mais nada na vida. E fica delicioso, experimenta para você ver.

Com essa deliciosas receitas, o seu aperitivo para aquele dia de encontro com os amigos já está mais que decidido. Só escolher os temperos e o recheio e ir direto para a cozinha mostrar os seus dotes culinários. Com certeza as pessoas vão adorar a novidade das noites de reunião na sua casa e vão querer voltar sempre para uma nova degustação.