40 receitas de hambúrguer gourmet para tirar a barriga da miséria

Escrito por                          

Comer um sanduíche cai bem em diversos momentos. Pode ser para um almoço ou jantar rápido ou para quando bate aquela vontade de comer algo diferente. Pensando nessas situações, o hambúrguer gourmet pode cair muito bem. Ainda mais se for feito em casa com os seus ingredientes favoritos. Assim, o lanche fica a sua cara.

É possível variar bastante no preparo desse prato. Há as versões mais comuns, em que o hambúrguer é feito com carne bovina, que pode ser com apenas um corte ou com combinações. Também dá para usar frango, porco, salmão, grãos e outros ingredientes inusitados, como o feijão. Tudo isso sem contar na variedade de acompanhamentos.

Hambúrguer gourmet de carne bovina simples

1. Hambúrguer com cheddar e cebola caramelizada: simples de ser feito, difícil vai ser resistir ao sabor desse hambúrguer. Aqui, a carne escolhida para o seu preparo é a fraldinha. Para deixar o sanduíche ainda mais gostoso, cheddar e cebola caramelizada também entram em cena. Para quem gosta de um toque levemente adocicado, vale a pena experimentar.

2. Hambúrguer com queijo e bacon: essa é uma ótima receita para quem busca cremosidade no seu sanduíche. Sabe por quê? Aqui, além de aprender a preparar o hambúrguer, você também confere como fazer um creme de cheddar com catupiry. Para fechar o lanche com chave de ouro, você também vai precisar daquele bacon bem crocante.

3. Hambúrguer com dois queijos: nessa opção, a carne escolhida para o preparo do hambúrguer é a fraldinha. Os queijos escolhidos são o gorgonzola e o prato. Porém, o primeiro é derretido para ficar com uma textura cremosa. A sugestão é ainda usar rúcula, cebola caramelizada e tomate para rechear o seu pão.

4. Hambúrguer de picanha: picanha é uma ótima pedida para o preparo de um hambúrguer gourmet, certo? Aqui, a carne é moída duas vezes, misturada com bacon moído, manteiga, chimichurri, pimenta e sal. Além disso, você pode optar por grelhar ou assar a carne. De ambos os jeitos o resultado final fica bem gostoso.

5. Hambúrguer funcional: se você procura por uma versão de hambúrguer mais saudável, essa receita pode ser a ideal. Para isso, é muito importante escolher uma carne magra. Nessa receita, a sugestão é usar o patinho. Além disso, chia e linhaça também fazem parte do hambúrguer gourmet.

6. Hambúrguer de fraldinha com queijo: essa não é uma receita simples de hambúrguer de fraldinha. Aqui, a sugestão é usar uma churrasqueira para assar a carne. Além disso, o queijo brie é usado para deixar o resultado especial. Se você quer um hambúrguer gourmet sensacional, essa pode ser a opção ideal.

7. Hambúrguer com gorgonzola: cebola caramelizada na cerveja e queijo gorgonzola são os diferenciais dessa receita. Aqui, a dica é usar o acém moído, pois a quantidade de gordura dessa carne é ideal para o preparo de um hambúrguer gourmet. Assim, ele fica com uma textura bem molhadinha. A quantidade sugerida rende 8 hambúrgueres.

8. Hambúrguer de costela: dá pra fazer hambúrguer gourmet usando costela moída? Claro! Assim, seu lanche fica com gostinho de churrasco e qualquer um pode se surpreender com o sabor. O sanduíche ainda conta com cheddar, cebolinha, cebola grelhada, maionese, fumaça líquida e tempero de hambúrguer.

9. Hambúrguer com manteiga temperada: o primeiro passo dessa receita é temperar a manteiga com manjericão, salsinha, alho, pimenta cayena. A carne escolhida para moldar o hambúrguer é a fraldinha. A manteiga temperada depois de gelada é usada como recheio para a carne. O resultado é bem diferente do comum e pode te surpreender.

10. Hambúrguer de acém com patinho: usar acém e patinho mescla a gordura do acém e o sabor do patinho, o que rende um hambúrguer bem gostoso. Mas não é só isso. As carnes são misturadas e recheadas com cheddar. Para finalizar o lanche, você também vai precisar de bacon, tomate, maionese, mostarda e ketchup.

11. Hambúrguer suculento: quer saber como deixar seu hambúrguer gourmet bem suculento? É isso que você aprende nessa receita. A sugestão é usar contra-filé e patinho. O teor de gordura delas é bem diferente, o que rende uma textura extremamente saborosa. Para melhorar ainda mais, você confere como fazer um barbecue caseiro.

Hambúrguer gourmet de carne bovina incrementado

12. Hambúrguer com barbecue e onion rings: hambúrguer com barbecue já é uma delícia, se tiver onion rings, melhor ainda, certo? O legal é que as cebolas não são servidas como acompanhamento, mas sim como recheio para o sanduíche. A combinação de sabores e texturas pode te deixar com água na boca. Não deixe de experimentar.

13. Hambúrguer com geleia de bacon: nessa receita, você não aprende apenas a preparar um delicioso hambúrguer de fraldinha. Também confere como fazer geleia de bacon e barbecue caseiro. Porém, esse último, você pode optar por usar a versão industrializada, caso não queira ter muito trabalho na cozinha. Ah, queijo prato também é usado aqui.

14. Hambúrguer com geleia de pimenta: outra opção para quem quer uma geleia no seu lanche é usar a geleia de pimenta. Ela conta com um sabor agridoce picante bem marcante. O sanduíche também leva alface, cebola, mussarela, alface e tomate. Uma receita simples, mas ao mesmo tempo muito saborosa. Vale a pena experimentar em casa.

15. Hambúrguer com shitake e cebola caramelizada: se você quer um hambúrguer gourmet que saia do comum e mescle sabores bem diferentes entre si, essa é a receita ideal. Além do hambúrguer de fraldinha, shitake e cebola caramelizada, a receita também pede queijo minas e rúcula.

16. Hambúrguer com cheddar e bacon: a combinação de cheddar com bacon é bem famosa e isso não acontece à toa. Isso porque a mescla de sabores fica sensacional. Com um hambúrguer junto, melhor ainda, certo? Essa é uma opção simples de ser reproduzida em casa. Se você não tiver muita experiência na cozinha e quiser uma receita sem erro, pode apostar nessa daqui.

17. Hambúrguer com Doritos: Doritos com hambúrguer? É isso mesmo que você leu! Além disso, o resultado aqui é bem apimentado. Para quebrar um pouco, uma saladinha cai bem, certo? A sugestão é usar alface e tomate para esse objetivo. Além disso tudo, o trabalho não é dos maiores. Confira a receita completa agora mesmo.

18. Hambúrguer ranch: molho ranch caseiro, alface roxa, alface crespa, rúcula, tomate e hambúrguer com 70% de acém e 30% de contra-filé fazem parte da receita. Aqui, sugestão é usar pão de brioche. Além disso tudo, você confere como montar seu lanche da maneira correta. Isso é necessário para que o molho não perca a textura.

19. Hambúrguer com farofa de bacon: nessa receita, o bacon é picado, frito, triturado e misturado com farinha de mandioca e a gordura da fritura. Cebola caramelizada, abacaxi, cheddar e pão australiano ajudam a deixar o seu hambúrguer com um gostinho sensacional.

Hambúrguer gourmet com carnes variadas

20. Hambúrguer de salmão com hortelã: que tal preparar um hambúrguer gourmet leve, refrescante e ao mesmo tempo sofisticado? Essa é a proposta dessa receita, que cria um ótimo equilíbrio entre o sabor do salmão e da hortelã. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas o resultado com certeza vale a pena. Principalmente se o dia estiver quente e você quiser um prato ideal para esse momento.

21. Hambúrguer de salmão: nessa opção, o hambúrguer é feito com salmão, azeite, gema de ovo, farinha de pão, óleo de canola e temperos. É uma opção mais simples que a anterior, mas que não deixa de ser elegante. Se você quiser uma receita simples, mas que surpreenda, não deixe de conferir o modo de preparo completo.

22. Hambúrguer de salmão com maionese temperada: o salmão é um peixe que conta com um sabor bem suave. Pensando nisso, a proposta dessa receita é incrementar o hambúrguer com uma maionese temperada com limão e páprica doce. Assim, seu lanche fica com um gostinho marcante, mesmo sem que você tenha muito trabalho.

23. Hambúrguer de siri: o hambúrguer de siri do Bob Esponja pode sair da telinha e ir direto para a sua mesa. Essa é uma ótima opção para quem é fã de frutos do mar e quer sair da rotina no preparo do sanduíche. Além de preparar o hambúrguer, você também confere o passo a passo de um molho e algumas sugestões de acompanhamentos. Confira.

24. Hambúrguer suíno com pepino: nessa receita, a sugestão é preparar um hambúrguer com carne de porco que é acompanhado por relish de pepino. Esse último item conta com um sabor agridoce, que combina muito bem com a carne suína. Para incrementar ainda mais o prato, a dica é usar tomate, alface e parmesão. No final, ainda há uma receita de batata frita para ser servida como acompanhamento.

25. Hambúrguer de frango com linguiça: o hambúrguer de frango pode até não ser muito comum, mas também é bem saboroso. Ainda mais quando ele é feito com um toque de linguiça. As duas carnes contam com sabores bem diferentes, assim como a quantidade de gordura. Isso faz com que haja um equilíbrio bem interessante. Experimente.

26. Hambúrguer de frango tandoori: o frango tandoori é um prato asiático que faz muito sucesso ao redor do mundo. Uma característica marcante do seu preparo é a mistura de especiarias feitas. Se você acha o frango sem graça, pode testar um hambúrguer nessa versão. Com certeza sabor é que não falta nessa receita.

27. Hambúrguer de sobrecoxa de frango: que tal deixar o peito de frango de lado e usar sobrecoxas sem pele e sem ossos para testar essa receita em casa? Assim, você consegue obter todo o sabor desse corte de carne e ainda se deliciar com um hambúrguer gourmet que não é tão comum assim. A textura fica bem suculenta. Além disso, cebolas caramelizadas dão um toque especial ao prato.

Hambúrguer gourmet de grãos

28. Hambúrguer de feijão: pode até soar estranho usar feijão para preparar um hambúrguer gourmet. Mas é possível obter um resultado bem saboroso com esse grão tão comum no nosso dia a dia. Ele fica com uma textura crocante por fora e macia por dentro. Sem contar na praticidade, não é mesmo? Já que esse é um alimento facilmente encontrado já cozido na geladeira de muita gente.

29. Hambúrguer de feijão preto: o feijão preto também pode ser o ingrediente principal para o preparo de um hambúrguer gourmet vegano. Aqui, o tempero é caprichado para que o sabor fique incrível. O passo a passo não é dos mais rápidos, já que o grão deve ser cozido. Porém, ele é bem simples de ser seguido até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

30. Hambúrguer de grão-de-bico: extremamente versátil, o grão-de-bico pode ser usado em uma grande quantidade de pratos. E isso não é diferente no caso do hambúrguer gourmet. Essa é uma opção que requer um planejamento, já que o grão deve ficar de molho antes de ser cozido. Para um resultado saboroso, o prato leva uma saladinha e abacate.

31. Hambúrguer de lentilha: que tal preparar um hambúrguer gourmet vegano de lentilha? Essa é uma opção rápida e simples de ser feita, mas que pode surpreender seu paladar. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha. Anote aí o que você vai precisar: lentilha, farinha de aveia, cebola, sal, salsa e óleo vegetal.

32. Hambúrguer de lentilha com arroz: e que tal combinar a lentilha com o queridinho arroz? Assim, você obtém um hambúrguer que além de gourmet, ainda é supernutritivo. A lista de ingredientes não é extensa, assim como o modo de preparo é simples. Então, que tal testar em casa e se deliciar com o resultado final?

33. Hambúrguer de falafel: o falafel é um bolinho feito com grão-de-bico, mas, aqui, é moldado no formato de hambúrguer. Além disso, o sanduíche também leva uma saladinha de repolho. A combinação não é nada comum, por isso, é uma ótima alternativa para quem quer inovar na cozinha.

34. Hambúrguer de soja: o hambúrguer feito com proteína de soja talvez seja o mais comum entre os vegetarianos e veganos. Isso porque ele é fácil de ser feito e fica com um gostinho bem interessante. Essa é uma receita simples de ser feita, mas que não peca no sabor.

Hambúrguer gourmet vegano

35. Hambúrguer de abóbora: dá para fazer um hambúrguer gourmet caprichado usando abóbora como base? Dá sim! Essa é uma receita que dá água na boca só pela aparência, já que a cor desse legume é bem atrativa. Mas essa receita não é só beleza, viu? Ela também conta com um sabor bem interessante. Além disso, ela conta com o uso de nozes, o que dá um toque crocante ao prato.

36. Hambúrguer de palmito: se é praticidade que você busca, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Como o palmito é um ingrediente com sabor suave, pimentão verde e temperos entram em cena. Isso faz com que o sabor do hambúrguer não passe despercebido.

37. Hambúrguer de batata doce com quinoa: é possível comer um hambúrguer saudável? Sim! E essa receita em que ele é feito com batata e quinoa é a prova disso. Como o legume deve ser assado, o tempo de preparo não é dos mais curtos. Mas o resultado é tão gostoso, que a espera vale a pena.

38. Hambúrguer de pinhão: a parte mais chata dessa receita é descascar o pinhão. Quem conhece o ingrediente sabe que é uma tarefa meio chatinha. Tirando isso, você só precisa misturar todos os ingredientes pedidos e levar o hambúrguer para fritar ou assar. Confira a lista de ingredientes e o passo a passo completos.

39. Hambúrguer de shitake: para testar essa receita em casa você só vai precisar de shitake, batata, farinha de rosca, azeite, sal, tomilho e pimenta-do-reino. Mas os últimos dois ingredientes são opcionais, tá? Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você consegue obter um hambúrguer gourmet que pode deixar muita gente com água na boca.

40. Hambúrguer de shimeji: para fechar a lista, outra receita que usa um cogumelo como ingrediente principal. Aqui, o escolhido foi o shimeji. Além dele, você vai usar cebolinha, farinha de rosca, farinha de trigo integral, sal, shoyu, óleo vegetal, alho e pimenta-do-reino.

Fazer um hambúrguer gourmet em casa pode ser uma delícia, não é mesmo? Além de ser gostoso, esse é um prato que pode ser congelado. Assim, basta fritá-lo na hora que bater aquela fominha. Para acompanhar o prato, que tal preparar uma soda italiana?

PARA VOCÊ