10 receitas de legumes gratinados para um acompanhamento perfeito

Escrito por    
Em 20.07.20

Seja para variar nas refeições do dia a dia ou até para servir naquele almoço de domingo, os legumes gratinados são uma boa aposta. Assim, você dá uma cara nova e mais sabor para esses ingredientes. Há versões simples, usando apenas queijo, e também outras mais incrementadas, que levam molho branco e até bacon. Veja só:

Continua após o anúncio

1. Legumes gratinados simples

Quer praticidade na cozinha? Então, chega mais para conferir essa receita. Aqui, os legumes escolhidos são cenoura, brócolis, berinjela e batata. Depois de picados e cozidos, eles são misturados com creme de leite, sal e orégano. Antes de ir ao forno, eles são cobertos com mussarela, parmesão e mais um pouco de orégano.

2. Legumes gratinados com mostarda dijon

Nessa receita, você aprende a fazer um creme com creme de leite, ovo, leite, queijo meia-cura e mostarda dijon. Ele é misturado com brócolis, cenoura e cebola roxa ainda crus. Antes de ir ao forno, mais queijo é polvilhado sobre o prato. Veja o passo a passo detalhado.

3. Legumes gratinados com requeijão

Essa é uma receita que fica bem cremosa, pois os legumes são misturados com creme de leite e requeijão. O queijo escolhido para a cobertura é a mussarela, e não é só isso: bacon é usado na finalização. O resultado é um prato tão gostoso que você vai querer fazer sempre.

4. Legumes gratinados com presunto de peru e uva-passa

Para dar um toque diferenciado para a sua receita, a dica é usar presunto de peru e uva-passa na hora de montar o prato. Esses são ingredientes que não vão te dar trabalho extra, mas fazem toda a diferença no sabor final.

5. Legumes gratinados com molho de tomate

Continua após o anúncio

Essa receita parece um ratatouille, um prato francês. Isso porque uma forma é forrada com molho de tomate e, depois, são colocados os seguintes legumes em rodelas: abobrinha, berinjela, cebola e tomate. O tempero fica por conta de sal e azeite. Já o diferencial da receita clássica fica por conta da cobertura de mussarela.

6. Legumes gratinados com molho branco

É cremosidade que você quer? Então, vale a pena conferir essa receita, em que os legumes são cobertos por uma boa quantidade de molho branco. Além disso, ainda tem a finalização com queijo. Tudo isso faz com que o prato tenha um contraste de texturas muito saboroso.

7. Legumes gratinados com frango

Essa é uma receita que conta com três camadas: a primeira fica por conta dos legumes, a segunda leva frango desfiado cremoso e a última é de mussarela. O resultado é um prato que mescla diferentes sabores e que vai ser um grande sucesso na sua mesa. Vale a pena experimentar!

8. Legumes gratinados com bacon e molho bechamel

Molho bechamel e bacon são uma dupla de sucesso, então vale a pena usar essa combinação para incrementar seus legumes. Aqui, a dica é usar batata, abobrinha amarela e cenoura. Para gratinar, os queijos escolhidos são mussarela e parmesão. Para melhorar ainda mais o sabor do prato, a dica é usar raspas de limão siciliano.

9. Legumes gratinados com creme de leite light

Nessa receita, o creme de leite vai para uma panela com cebola, alho e pimentão vermelho dourados na manteiga. Na sequência, os legumes também entram em cena. Depois, basta colocar tudo em um refratário, cobrir com queijo e levar ao forno para gratinar.

Continua após o anúncio

10. Legumes gratinados light

iStock

Para encerrar a lista, uma receita para quem quer um prato com poucas calorias, mas sem deixar o sabor de lado. A proposta é cobrir os legumes com um molho branco feito com leite desnatado ou vegetal e, depois, assar. Sem complicações, essa é uma receita que vale a pena experimentar. Confira o modo de preparo.

Com tantas receitas gostosas, fica até difícil escolher qual fazer primeiro, não é mesmo? O bom é que você pode ir testando diferentes opções para não cair na rotina. E para servir com os legumes, que tal preparar um assado de panela? Assim, seu dia vai ficar muito mais gostoso.

PARA VOCÊ