9 receitas de molho de pimenta para dar um toque picante à sua cozinha

Escrito por    

O molho de pimenta é muito apreciado na culinária brasileira e pode acompanhar diversas iguarias que fazem parte do cardápio local, como a famosa feijoada, o churrasco e até peixes. Como há uma grande variedade de pimentas, os molhos também são diversos e podem ir desde os mais picantes até os agridoces.

Continua após o anúncio

Apostar em um molho de pimenta é, com certeza, uma maneira de dar um quê a mais às suas refeições. O importante é saber harmonizar os tipos de pimenta aos pratos e se deliciar com a combinação.

Para aprender a preparar, confira abaixo 9 receitas de molho de pimenta que você pode fazer na sua casa:

1. Molho de pimenta para feijoada

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Se o que você procura são receitas de molho de pimenta para acompanhar a feijoada do fim de semana, esta é uma excelente opção. A receita utiliza o próprio caldo do feijão como base para o molho. A pimenta utilizada é a malagueta, que é conhecida por ser muito picante e combina perfeitamente com o prato.

2. Molho de pimenta doce

Foto: Reprodução / 2 nuts 4 spices

Sim, é possível fazer um molho de pimenta doce, com um leve toque picante. Nesta receita, o molho é feito com pimentas vermelha e habanero, que é uma variedade mais difícil de encontrar. O seu preparo é muito simples e leva menos de meia hora. O resultado é um excelente acompanhamento para frango ou saladas.

3. Molho de pimenta clássico

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Esta receita ensina como fazer o molho de pimenta clássico, picante e de sabor muito marcado. Ela leva uma grande variedade de temperos, além da pimenta, que ajudam a encorpar o gosto do molho. O ideal é esperar pelo menos dois dias para consumi-lo, pois esse tempo de espera ajuda a enriquecer o sabor.

Continua após o anúncio

4. Geleia de pimenta

Além dos molhos convencionais, você também pode testar esta receita de geleia de pimenta. O modo de preparo é muito parecido com o de geleias de frutas, a diferença está no resultado final, já que essa receita é levemente picante. Para servir, siga a dica e use queijo branco como acompanhamento.

5. Molho chimichurri:

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

O molho chimichurri pode ser usado para temperar carnes ou até mesmo para servir com torradinhas, como mostra a foto. O modo de preparo é muito parecido com o de um vinagrete. Basta unir vinagre e azeite à ervas aromáticas e, é claro, pimenta. Na receita, foi utilizada a pimenta calabresa, mas você pode optar por outras que sejam da sua preferência.

6. Molho de pimenta agridoce:

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Quem adora um sabor agridoce também vai poder se deliciar com receitas de molho de pimenta. Esta, por exemplo, ensina como fazer um que mistura açúcar, pimenta dedo-de-moça e páprica doce. Para acompanhar, você ainda pode fazer os dadinhos de tapioca sugeridos pela receita ou apostar em salgadinhos fritos.

7. Molho de pimenta chipotle

Continua após o anúncio

Esta receita ensina como fazer um molho muito versátil, que pode acompanhar carnes, saladas e sanduíches. Ela utiliza molho de tomate como base e ainda acrescenta canela e noz moscada para temperar, encorpando o sabor. Você, com certeza, vai amar este molho e toda a sua família vai se deliciar.

8. Molho de pimenta termogênico

Este é um molho para quem faz dieta e quer acelerar o metabolismo. O uso da pimenta é feito porque ela tem propriedades termogênicas, que são protagonistas nesse processo. Para fazê-lo, basta misturar a pimenta, o alho e o vinagre no liquidificador. Depois disso, é só guardar em um pote de vidro e aproveitar.

9. Molho de pimenta baiano

Esta receita te ensina como fazer o verdadeiro molho de pimenta baiano, muito apreciado como acompanhamento para acarajé e outras comidas típicas. O resultado é muito picante e, por isso, deve ser apreciado com moderação, principalmente se você não tiver o costume de consumir pimentas.

Se você adora pimenta, confira ainda receitas de geleia que levam esse ingrediente e que podem ser usadas para acompanhar pães, queijos e outros petiscos.

PARA VOCÊ