49 receitas de omelete gostosas para preparar a qualquer hora

Escrito por    
Atualizado em 26.11.20

Você já deve ter ouvido falar sobre alguns benefícios do ovo: riquíssimo em nutrientes, ele oferece saciedade e nutrição para os músculos devido ao seu teor proteico, é importante para a memória, ajuda na proteção dos olhos, favorece a saúde óssea e a regulação de praticamente todas as funções metabólicas, oferece proteção cardiovascular, entre outras vantagens.

Não por acaso, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos, e faz parte do cardápio da maioria das pessoas. As formas de consumi-lo são inúmeras, mas, certamente, uma das mais populares é o omelete.

É possível fazer omeletes simples, utilizando pouquíssimos ingredientes, e também pratos mais elaborados, utilizando vários itens, além da possibilidade de criar omeletes doces. O que vale é usar a criatividade! Inspire-se abaixo com deliciosas receitas!

Continua após o anúncio

Omelete rápido

Foto: Reprodução / Le plat du jour

Foto: Reprodução / Le plat du jour

1. Omelete de cebolas: uma “mão na roda” para aqueles dias em que não se tem tempo (ou muita paciência) para cozinhar. Inclusive para aqueles momentos em que se abre a geladeira e não tem nada ali além de ovos. A receita é simples, gostosa, versátil e nutritiva.

2. Omelete com creme de leite: receita fácil, que dá uma textura melhor ao omelete devido ao uso do creme de leite. Além dos ovos e do creme de leite, você vai usar apenas sal e pimenta-do-reino, cebolinha ou salsinha e uma colher de manteiga sem sal.

3. Omelete de pão de queijo: diferente, mas simples de fazer. Opção leve, que combina perfeitamente com uma salada de quinoa. A textura do omelete fica com um “quê” de pão de queijo, já que se usa goma de mandioca.

4. Omelete tradicional: para os dias em que você está com pressa ou sem muita vontade de cozinhar. Você vai utilizar apenas ovos, sal, pimenta-do-reino, azeite e escolher um recheio a gosto (como, por exemplo, queijo e presunto).

5. Omelete básico: simples e delicioso, como as boas coisas da vida! A receita é basicamente bater três ovos com sal e pimenta, untar com azeite e manteiga uma frigideira antiaderente e depois de tudo, ralar queijo por cima.

6. Omelete básico com queijo prato: receita simples em que, além de ovos, você vai precisar de sal e pimenta-do-reino. O recheio foi de queijo prato, blanquet e ervilhas, mas fica a seu critério, você pode realmente colocar qualquer coisa que queira.

Continua após o anúncio

7. Omelete oriental: versão de omelete bem fininha, inspirada naquelas que os restaurantes orientais servem cortadinhas em tiras no meio do arroz ou dentro do sushi. Fácil de fazer e não leva recheio. Rende quatro unidades.

8. Omelete de cebola e salsa: com ingredientes que geralmente todo mundo tem em casa, esta receita pode ser feita sempre que der vontade! Usa-se apenas ovos, cebolas, salsa, sal, pimenta, leite e margarina.

9. Omelete recheado fácil: a dica é aproveitar vários ingredientes que estavam “perdidos” na sua geladeira, como, por exemplo, além dos ovos, tomates, ricota e peito de peru. Simples e gostoso!

10. Omelete com mussarela e alho-poró: fácil de fazer, combina perfeitamente com uma saladinha de palmito e milho. Boa dica para um jantar rápido. Você pode variar a omelete com o recheio que quiser, é só dar uma pesquisada na geladeira e ver o que tem.

11. Omelete de peito de peru e tomate: comida leve, gostosa e criativa. A combinação de peito de peru e tomate cereja é ótima, mas você pode usar o que tiver na sua geladeira, a proposta é usar a criatividade.

Omelete recheado

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

12. Omelete de salmão: diferente e saudável. É um pouco mais difícil de fazer porque todos os seus ingredientes soltam bastante água, o que faz com que ele fique mais mole, por isso, requer paciência e um pouquinho mais de tempo.

13. Omelete com arroz: receita diferente, que utiliza um mix de cereais, grãos e arroz integral. Basta bater os ovos, temperar com pimenta e sal, adicionar parmesão e, depois, com o omelete quase pronto, juntar algumas colheres do arroz/mix já pronto. Boa opção para quem não come carne!

14. Omelete com ricota: receita rápida, mas que rende um delicioso omelete, boa dica para um jantar leve. Você vai utilizar basicamente a ricota, dois ovos, alho, sal, pimenta calabresa, orégano, e pode incrementar com requeijão e um pouco de azeite.

15. Omelete de atum: para quando você está com pressa e sem muita inspiração na cozinha! Fica delicioso e você vai precisar apenas de atum, ovos, orégano, tomates, queijo branco, sal e azeite.

Continua após o anúncio

                   

16. Omelete de presunto e cogumelos: receita diferente e saborosa. Para o recheio, basta refogar primeiro o presunto e adicionar o cogumelo. Para o omelete, você usa apenas ovos, cebolinha, sal, pimenta e creme de leite.

17. Omelete de maçã e brie: a receita leva basicamente os ovos, castanha do Pará, cebola caramelizada, o queijo brie, cebola e a maçã. O resultado é um omelete diferente, sofisticado, com o delicado e adocicado sabor das maçãs, que combina muito com o sabor suave do queijo brie.

18. Omelete de champignon: dica para um jantar saboroso e prático, no meio da semana. A combinação de champignon e queijo é ótima, ainda mais com bastante salsinha e cebolinha.

19. Omelete de bacon e couve: essa mistura de sabores bem mineiros fica ótima. Você vai utilizar, além dos ovos, sal e pimenta-do-reino, bacon picado, azeite, couve picada e queijo Minas.

20. Omelete de frango: uma receita saudável e com bastante recheio. Se preferir, pode utilizar outro recheio que não seja o frango. Só é bom evitar queijos muito gordurosos.

21. Omelete de tapioca: receita ótima para uma refeição leve e saudável. Você pode fazer recheios sofisticados ou ficar no bom e velho presunto com queijo. Adicionando tapioca no omelete, ele fica com a textura de um crepe, com a massa bem fofinha, além de um sabor ótimo.

22. Omelete de queijo e linguiça: receita diferente, mas simples, boa dica para um jantarzinho rápido durante a semana. Combina perfeitamente com uma saladinha.

23. Omelete com presunto: receita fácil, ideal para quando der aquela vontadinha de comer omelete. Vale trocar o recheio por frango ou legumes da sua preferência. Uma dica é combinar abobrinha, cebola e pimentões.

24. Omelete de tapioca recheado: conhecido também como crepioca, este tipo de omelete fica com a textura mais firme e com um leve sabor do fermentado da tapioca, além de crescer um pouco na frigideira. Boa ideia para variar o café da manhã, e você pode usar o recheio de sua preferência.

25. Omelete de queijo, tomate seco e rúcula: ótima maneira de diferenciar o omelete. Apesar de ficar um prato elegante, é feito de forma simples! Você pode usar o queijo de cabra ou outro que goste e tenha em casa.

26. Omelete de frango e tomate: um prato leve e rápido. A dica é utilizar um pouco de bacon picadinho para fazer fundo numa frigideira, onde você irá refogar o frango desfiado. Depois do omelete quase pronto, ele só vai ao forno para gratinar. Para acompanhar o prato, pão e um suco bem gelado.

Omelete com vegetais

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

27. Omelete com escarola: você vai utilizar, além dos ovos e da escarola, tomate cereja, cogumelos, cebola, queijo branco, azeite, pimenta moída, sal e folhas de manjericão. Receita fácil e saborosa.

28. Omelete com pimentão vermelho: dica para um jantar rápido no meio da semana. Você vai utilizar basicamente ovos caipiras, pimentão, azeite, sal e pimenta-do-reino.

29. Omelete com óleo de gergelim: o óleo se mistura aos ovos e você pode sentir o gostinho do gergelim. Receita simples e saborosa. Para quem gosta, o coentro cai bem e a pimenta dá um toque especial.

30. Omelete de brócolis e queijo branco: o melhor do omelete é que ele é uma refeição completa e pode ser light, dependendo dos ingredientes escolhidos, como nesta receita, por exemplo.

31. Omelete de espinafre: espinafre é uma hortaliça nutritiva e que combina muito bem com ovos. Essa receita é bem leve e ideal para um jantar ou um almoço bem “magrinho”. Dá pra comer o omelete puro ou com acompanhamento.

32. Omelete com cenoura e tomate: receita gostosa e fácil de fazer. Você vai usar somente ovos, azeite, cenoura ralada, tomate cereja, cebolinha, sal e pimenta-do-reino.

33. Omelete proteico: receita saudável, é uma ótima opção para o jantar. Você vai usar ovos, tomate, cebola, salsa, peito de frango desfiado, ervilha, manteiga, queijo branco magro, whey baunilha ou sem sabor, farinha de aveia, sal e orégano.

34. Omelete de milho: você pode usar uma espiga de milho grande ralada ou, se não tiver em casa, uma lata de milho escorrido. Os outros ingredientes são ovos, sal marinho e pimenta-do-reino, folhas de manjericão, queijo mussarela e manteiga.

35. Omelete com abobrinha: de sabor suave e textura leve, a abobrinha incrementa qualquer prato, oferecendo mais nutrientes para a refeição. Além disso, tem poucas calorias e é rica em fibras e água, que garantem saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino. Receita prática e saudável de omelete!

Omelete de forno

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

36. Omelete de forno com peito de peru: um prato muito gostoso e prático. A receita é para quatro pessoas comerem bem. Com uma saladinha verde, você tem uma refeição completa para qualquer dia da semana!

37. Omelete ao forno com espinafre: boa dica de almoço ou jantar para quem segue a “segunda sem carne”. O prato fica pronto em cerca de meia hora e leva ingredientes fáceis, além de saudáveis.

38. Omelete de abobrinha e queijo: omelete é sempre uma sugestão prática e simples. Quando levado ao forno, fica diferente e muito gostoso. Sem falar que esta é uma boa receita para quem não come carne.

39. Omelete de forno com queijo: você vai utilizar apenas os ovos, queijo Minas em pedaços, azeite, sal, cebola, peito de peru, cebolinha e fermento. É uma receita fácil e bem saborosa para o dia a dia.

40. Omelete versão petiscos: uma maneira diferente de servir seu omelete, mas fácil de preparar. A receita leva batatas, cebola, salsinha, ovos, queijo, sal, pimenta e azeite. Depois de pronto, basta desenformar e cortar em pequenos pedaços.

41. Omelete rocambole: você pode usar os ingredientes da receita ou outros que estejam sobrando na sua casa! Os utilizados foram ovos, leite, azeite para untar, mostarda Dijon, sal, pimenta-do-reino, espinafre e queijo.

42. Omelete de pão: acaba sendo uma refeição completa. Basta caprichar nos temperos, colocar os legumes que você mais gosta e juntar com a proteína do ovo e o carboidrato do pão. Boa dica para um almoço, jantar ou até mesmo café da manhã.

43. Omelete de forno com legumes: receita prática e diferente, ótima dica para o jantar. O omelete é feito com ovos, abobrinha, berinjela, espinafre, abóbora, milho, ervilha e lentilha. Depois, a dica é servi-lo com um frango na crosta de alho torrado.

44. Omelete com shitake: receita prática e boa opção para servir só com uma saladinha, garantindo uma refeição completa. Você só vai precisar de uma panela ou frigideira que possa ir ao forno, já que ela é cozida em duas etapas.

Omelete doce

Foto: Reprodução / Não sei cozinhar

Foto: Reprodução / Não sei cozinhar

45. Omelete de Nutella: receita perfeita para quem é apaixonado por Nutella. E o melhor é que fica pronta num instante. O omelete fica intensamente cremoso, cheiroso e com um sabor forte de chocolate e avelã.

46. Omelete de banana: receita saudável e prática, rende duas porções. Serve como um lanche intermediário entre as principais refeições e você vai precisar apenas de ovos, leite, amido de milho, óleo de coco, bananas e canela.

47. Omelete com geleia de morango: a proposta é um omelete leve e que não precise ir ao forno. Uma ótima e rápida opção para uma sobremesa simples. A receita é versátil, ou seja, você pode variar o sabor das geleias ou até usar outros ingredientes, como, por exemplo, Nutella.

48. Omelete com mel: prova de que comer bem não é chato e monótono. Você vai usar as claras de dois ovos, banana picada, aveia, linhaça, canela e mel. É uma receita fácil, rápida e saudável, que rende duas porções.

49. Omelete com maçã: boa dica para o café da manhã do fim de semana. É fácil de preparar e você só vai utilizar ovos, maçãs, manteiga (sem sal de preferência), açúcar e uma ou duas colheresa de Grand Marnier ou rum ou qualquer outro álcool que você prefira. Você também pode substituir a maçã por outra fruta de sua preferência.

Fácil de preparar, o omelete pode ser feito de diversas maneiras, com poucos ou muito ingredientes, na versão salgada, doce ou no forno.

Para quem preza por uma alimentação saudável, inclusive, o omelete é um grande aliado no dia a dia, é só caprichar na escolha dos ingredientes e criar refeições completas!