7 receitas de suflê de couve-flor superleves e gostosas

Escrito por    

O suflê de couve-flor é um prato ao mesmo tempo saudável e saboroso. Fácil e rápido de fazer, o resultado costuma ser uma comidinha leve, perfeita para servir no jantar.

Continua após o anúncio

Algumas características são essenciais para classificar um bom suflê: sabor suave, massa fofinha e casquinha crocante. Está pronto para aprender a fazer essa delícia em sua versão de couve-flor?

Então, confira e experimente cada uma dessas sete receitas:

1. Suflê de couve-flor simples

Foto: Reprodução / pitadinha

Aqui, você deve bater a couve-flor cozida com gemas de ovo e leite até virar um creme. Depois, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Então, bata as claras em neve e adicione à mistura. Por último, transfira para um recipiente untado, polvilhe farinha de linhaça dourada (ou alguma outra que tiver em casa) e leve para assar.

2. Suflê de couve-flor com ricota

Cebolinha, ricota, leite desnatado, ovos, sal, pimenta e couve-flor são os ingredientes que você precisa para preparar esse suflê. Cozinhe a couve-flor e leve-a ao liquidificador com os outros ingredientes. Bata bem e coloque para assar em uma forma para assar. Sirva quentinho!

3. Suflê de couve-flor com queijo

Continua após o anúncio

Você vai precisar de ovos, mussarela ou parmesão, manteiga, leite, farinha de trigo, sal e couve-flor. Em uma panela, coloque o leite, a farinha, a manteiga e o sal e mexa até engrossar bem. Depois, acrescente as gemas de ovo e o queijo de sua preferência. Adicione, ainda, a couve-flor cozida e a clara em neve. Quando a mistura estiver bem uniforme, leve para assar.

4. Suflê de couve-flor com requeijão e mussarela

Nem todas as receitas de suflê de couve-flor são low carb. Essa, por exemplo, é uma opção muito cremosa e que não economiza nos ingredientes. Requeijão, maionese, creme de leite e queijo mussarela são os ingredientes responsáveis por dar bastante cremosidade ao prato, então, tenha-os em mãos separadinhos.

5. Suflê de couve-flor com cottage e parmesão

Primeiro, aprenda a cozinhar a couve-flor. Ainda, separe gemas de ovo, queijo cottage, trigo integral, aveia em flocos finos, temperinho caseiro, parmesão ralado e claras em neve. Bata todos os ingredientes – menos as claras – no liquidificador ou no processador. Acrescente as claras por último e deixe incorporar bem. Leve para assar!

6. Suflê de couve-flor com atum e chuchu

Continua após o anúncio

Em uma panela, coloque a couve-flor cozida, o chuchu, alho em pasta, ervas, cebolinha, sal e pimenta-do-reino e mexa em fogo baixo até secar. Retire do fogo, acrescente o atum e leve para um recipiente untado com óleo de abacate e farinha de amêndoas, cobrindo a mistura com quatro ovos batidos. Finalize com queijo ralado e orégano e leve ao forno.

7. Suflê de couve-flor prático

Foto: Reprodução / monta encanta

Em uma vasilha, coloque a couve-flor, os ovos e o creme de leite e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Adicione queijo ralado – o de sua preferência, pode ser parmesão, provolone, gorgonzola, ricota, meia cura -, bata por um minutinho no liquidificador e tempere ainda com cebolinha e ervas frescas. Depois, é só assar.

Se você é um bom apreciador de suflês, aprenda também a preparar versões de cenoura, espinafre e chuchu. Com esses pratos, suas refeições podem ficar mais leves, saudáveis e saborosas. Experimente!

PARA VOCÊ