Como cozinhar feijão: dicas para acertar no ponto e no tempero

Escrito por    
Em 17.04.20

Arroz com feijão não tem erro na hora do almoço, é a combinação perfeita para agradar todo mundo ou preparar várias marmitinhas para a semana. Mas você ainda não sabe muito bem preparar esse prato? Veja a seguir como cozinhar feijão e tire todas as suas dúvidas!

Índice do conteúdo:

Como cozinhar feijão

iStock

Ingredientes

  • 1 kg de feijão carioca
  • Água
  • 1 colher de chá de sal
  • Tempero a gosto

Como fazer

  1. Coloque o feijão em uma bacia e separe qualquer grão que pareça estranho, jogando fora;
  2. Lave o feijão em água corrente e depois deixe de molho por 4 horas;
  3. Escorra a água, coloque o feijão na panela de pressão e adicione mais água até cobrir três dedos acima dele;
  4. Adicione o sal, tampe a panela e, quando pegar pressão, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos;
  5. Deixe a pressão sair, depois tempere a gosto e sirva.

Sem muito mistério, você consegue preparar feijão em grande quantidade para servir várias pessoas ou, se preferir, pode congelar em potinhos e temperar apenas na hora que for comer.

Continua após o anúncio

Outras formas de cozinhar e outros tipos de feijão

Se você gosta de outro tipo de feijão ou quer aprender a preparar um tempero saboroso, a seguir você encontra outras receitas que te ensinarão a cozinhar esse prato. Confira:

Como cozinhar feijão em 6 minutos

Está sem muito tempo para cozinhar, mas quer fazer aquele feijão gostoso? Nesse vídeo você encontra várias dicas para preparar esse prato em apenas 6 minutos no fogo. Outra sugestão aqui é temperar ele antes do cozimento para trazer ainda mais sabor.

Como cozinhar feijão preto

Famoso por aparecer nas feijoadas, tem gente que prefere o gosto do feijão preto. Se você é uma dessas pessoas, nesse passo a passo você aprende a preparar uma versão ótima para congelar e comer ao longo da semana.

Como cozinhar feijão branco

Continua após o anúncio

Querendo cozinhar um feijão branco muito saboroso? Utilizando cominho, folhas de louro, colorau, orégano, linguiça, cebola, alho, pimentão vermelho e sal você prepara um prato bem completo e temperado.

Como cozinhar feijão verde

Mais consumido na região Nordeste, o feijão verde é mais fresco e demora menos tempo para cozinhar. Cheio de dicas imperdíveis, esse vídeo te ensina a preparar essa versão de forma fácil e rápida, sem nem precisar usar panela de pressão.

Como cozinhar feijão saudável

Que tal preparar uma opção mais saudável e nutritiva? Além de mostrar como limpar o feijão e descartar as impurezas, nesse passo a passo você aprende a fazer um tempero gostoso com óleo de coco, alho, cebola, cominho em pó, pimenta vermelha desidratada, sal e aveia em flocos.

Como todo brasileiro bem sabe, o feijão tem um acompanhamento perfeito. Veja também como fazer arroz para preparar uma refeição completa!