Feijão com arroz, um complementa o outro, e dá baião. Esse prato típico da culinária nordestina é cheio de personalidade e sustância. O segredo está em equilibrar bem os ingredientes, para que um não se sobressaia ao outro, garantindo a harmonização dos sabores e texturas.
Ingredientes do arroz e feijão
Ingredientes do refogado
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
[um_bookmarks_button post_id=”188823″]
Publicidade
anote aí...
O baião de dois é um prato típico do Ceará, que une duas paixões brasileiras: o arroz e o feijão. O nome do prato é inspirado no ritmo Baião – uma dança de pares, com muita alegria, giros e requebrados. Assim como na dança, na culinária, a duplinha de ingredientes faz a festa e mostra a riqueza do Nordeste.
Se possível, use a manteiga de garrafa. O ingrediente é muito característico do Nordeste e tradicionalmente usado no preparo de baião de dois. No entanto, por ser um produto artesanal, nem sempre é encontrado em algumas regiões do Brasil. A dica é substituir por manteiga ghee, que também possui sabor intenso.
O prato é uma refeição completa, com ingredientes que oferecem sustância e energia para o dia a dia. Sirva com uma saladinha de folhas frescas, vinagrete e mandioca cozida. O acompanhamento de lei, que não pode faltar, é a farofinha. Então, confira receitas de farofas e escolha a sua preferida.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade