



Quando a gente come bem e ainda cuida da saúde, o prazer é duplo. Esse bolo de banana com aveia é fácil de fazer, não tem glúten e nem lactose. Se a banana estiver bem madurinha, ele fica tão docinho que nem precisa de açúcar.
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
Como fazer o melhor bolo de banana com aveia fácil?
Esse é o tipo de bolo que transforma a cozinha em agrado. O aroma traz aconchego, memórias afetivas e um quentinho no coração. Só de lembrar do cheirinho, a boca já enche de água – huummm! Para tudo ficar perfeito, comece dedicando um tempo do seu dia, aproveite as dicas e faça cada passo a passo com muito amor e atenção:
Bananas maduras
A banana é a base do sabor. Utilizamos a banana-nanica, entretanto a maçã e a prata também são boas opções. Escolha frutas com as cascas bem amareladas e até um pouco manchadas – isso indica que elas estarão docinhas e macias, o que ajuda a deixar o bolo molhadinho.
O ponto da banana também é importante para garantir a doçura natural do bolo, reduzindo a necessidade de adicionar muito açúcar. No entanto, fique de olho: se as frutas estiverem muito maduras – excessivamente passadas – o bolo pode ficar com um sabor estranho, enjoativo ou com gosto de estragado.
Peneire os ovos
Os ovos são responsáveis por dar liga, estrutura, umidade e leveza ao bolo. Eles garantem que a massa fique fofinha. Entretanto, por ser uma receita com 4 ovos, algumas pessoas podem sentir um cheiro forte de enxofre (que vem dos compostos sulfurados do ovo).
Vale ressaltar que o aroma natural da banana madura tende a ser predominante, mascarando o cheiro de ovo, que fica imperceptível. Fizemos a receita sem peneirar os ovos e o resultado está aprovadíssimo – sem cheiro forte! Contudo, algumas pessoas são mais sensíveis a esse odor.
Nesse caso, você pode usar uma técnica muito simples e bastante aplicada para evitar o cheiro de ovo em bolos mais delicados. Em um recipiente, quebre o ovo e separe a clara da gema. Transfira a gema para uma peneira (coloque um recipiente embaixo) e fure-a cuidadosamente com um garfo.
A gema precisa escorrer delicadamente pela peneira. Auxilie o processo com um garfo, uma colher ou dando leves batidinhas no utensílio. Entretanto, tenha cuidado, pois a ideia é não deixar a película da gema (responsável pelo cheiro forte) passar pela peneira.
Após a gema escorrer completamente, descarte a película que ficou na peneira. Repita o processo com os outros ovos. Já pode usar tanto as claras quanto as gemas para dar prosseguimento à receita.
Escolha do óleo vegetal
O óleo também é responsável por deixar a massa fofinha. A escolha do óleo pode influenciar tanto na textura quanto no sabor do bolo. Prefira óleos vegetais neutros, como de canola, girassol ou milho. Essas opções não possuem sabor forte e não vão mascarar a doçura da banana.
Evite óleos aromáticos, como o azeite de oliva, ou intensos, como banho de porco e margarina com sal. É possível usar manteiga sem sal, no entanto, pode haver uma leve alteração na textura do bolo, uma vez que, após esfriar, a manteiga endurece, ou seja, o bolo de banana armazenado na geladeira não ficará tão fofinho.
Outra opção é usar óleo de coco, que geralmente possui um sabor mais forte, porém harmoniza bem com o sabor da banana e da aveia (é possível encontrar óleo de coco sem sabor para comprar). Nesse caso, vale adicionar 2 colheres de sopa de purê de maçã para ajudar a trazer mais umidade à massa.
Escolha da aveia
Preferencialmente, prepare esse bolo de banana com aveia de flocos fino. Ela possui uma textura suave e é mais fácil de ser incorporada a outros ingredientes, resultando em uma massa homogênea e leve.
Também é possível utilizar a farinha de aveia. Ela é bem mais refinada que os flocos finos, por isso você precisará adicionar um pouco mais de farinha (cerca de 20 gramas), caso contrário, a massa ficará muito mole.
Não é que seja impossível fazer o bolo de banana com aveia de flocos grandes – é possível. Entretanto, justamente por serem flocos grandes, eles influenciam na textura da massa, resultando em um bolo mais rústico, com pedaços de aveia visíveis. A massa não fica tão fofinha e perde a delicadeza. Esse tipo de aveia é mais indicado para granolas, cookies e preparações com texturas densas ou crocantes.
Quantidade de açúcar
Antes de adicionar açúcar à massa, experimente. Se as bananas estiverem bem madurinhas, talvez você nem precise adoçar, deixando o bolo mais saudável e menos calórico. Você pode ajustar a quantidade indicada na receita de acordo com seu paladar.
Evite o açúcar refinado e prefira o mascavo ou demerara. Outra opção é usar um adoçante natural, como mel ou xarope de bordo. As uvas-passas também ajudam a trazer doçura para o preparo, assim como tâmaras e ameixas desidratadas.
Para assar o bolo, untamos a forma com manteiga e polvilhamos uma pequena quantidade de açúcar. Isso ajuda a criar uma crostinha caramelizada por toda a superfície do bolo. A dica é não exagerar na quantidade. Porém, se preferir, pode polvilhar farinha de aveia, ou cacau em pó, no lugar no açúcar.
Acrescente nozes ou gotas de chocolate
Nosso bolo ganhou uma combinação clássica: banana com canela e uvas-passas. Entretanto, você pode experimentar outras variações. As nozes e castanhas são ótimas opções para trazerem textura crocante, além de oferecerem novas camadas de sabor.
Acrescente gotas de chocolate amargo ao bolo. No forno, as gotas derretem e se misturam com a massa, equilibrando a doçura das bananas. O contraste de sabores é bem interessante – diferentemente da combinação com canela, que oferece uma harmonização de aconchego ao paladar, o chocolate amargo entrega intensidade.
Quais são os benefícios da aveia?
A aveia é um alimento muito recomendado para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável. Um de seus benefícios é ser livre de glúten. Entretanto, se você é uma pessoa celíaca (possui alergia ao glúten), precisa ficar de olho na embalagem.
Nas indústrias, é muito comum que a aveia seja processada nos mesmos equipamentos e instalações que outros grãos, como trigo, centeio e cevadas – esses possuem glúten. Assim, ocorre a contaminação cruzada. Por isso, na hora de comprar, verifique se a embalagem possui o selo de sem glúten – isso indica que a aveia foi processada em um ambiente sem a possibilidade de contaminação cruzada.
Outro benefício, a aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, especialmente o beta-glucano. Desse modo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, diminuindo os riscos de doença cardíaca. Também auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Por ser um alimento rico em fibras, a aveia possui uma digestão mais lenta, prolongando a sensação de saciedade, o que pode auxiliar na ingestão calórica e, consequentemente, controle de peso. As fibras também favorecem a saúde intestinal, promovendo o trânsito regular do intestino e ajudando na prevenção de constipação.
Esse cereal integral é fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, niacina e ácido pantotênico, que desempenham um papel importante no metabolismo energético. Além disso, é rico em minerais, como ferro, magnésio, fósforo e zinco, essenciais para a saúde óssea, imunológica e muscular.
Uma ótima opção para quem deseja reduzir o consumo de farinha branca, ou não pode ingerir glúten, a farinha de aveia, além de benefícios para a saúde, entrega versatilidade na cozinha. Ela pode ser usada em diversos preparos, como esse bolo de banana fácil, mingaus, pães, tortas e leites. Confira nossa seleção de receitas com aveia e aproveite.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagram
Bolo de banana fofinho e fácil (no liquidificador)
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (11)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar
Tatiana
13/07/2025

Dayse usuário
18/11/2024
Rosangela
31/10/2024
celia-gomes-da-silva_ usuário
23/10/2024
Magb
20/10/2024
MAGB
20/10/2024

Tina
12/09/2024

Jussara
12/09/2024
Ana Carla Barreto Gomes Correia
17/08/2024
Luiza
06/08/2024

Daiane Silva
24/05/2024
Zilda maria sousa da cunha
26/02/2024
CLAUDIA VALERIA
19/01/2024
Márcia
19/01/2024
Ademir Medina Sanches
12/01/2024
Márcia
11/01/2024
Rafaela
25/11/2023
Júlia
29/10/2023
Adriana Helena
13/10/2023
Denise Aparecida Ribeiro
10/10/2023




Publicidade