Com sabor marcante, o caruru é um prato cheio de histórias! Nessa versão simples, os sabores do quiabo, do camarão seco e do azeite de dendê se encontram de forma prática, sem abrir mão da tradição. Uma receita que respeita a origem e encanta o paladar!
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Com os ingredientes reunidos, comece lavando os quiabos. Seque-os com um pano limpo, descarte suas pontas, fatiando-os em rodelas fininhas. Pique o coentro finamente e a cebola em pedaços médios;
Receiteria
-
No liquidificador, adicione as castanhas, o amendoim, o camarão seco e o gengibre. Bata até que tudo fique bem triturado;
Receiteria
-
Em seguida, adicione a cebola picada, o coentro e cerca de 1 xícara de chá de água. Bata novamente até formar um creme homogêneo e encorpado. Reserve;
Receiteria
-
Em uma panela média, aqueça as 3 colheres de sopa de azeite de dendê em fogo médio. Acrescente os quiabos fatiados e refogue bem. Adicione água aos poucos, conforme perceber que o quiabo começa a grudar no fundo;
Receiteria
-
Quando ficarem macios e suas sementes levemente rosadas, adicione a mistura do liquidificador diretamente na panela. Misture tudo muito bem para incorporar o creme ao quiabo;
Receiteria
-
Deixe cozinhando em fogo baixo por mais 10 a 15 minutos, mexendo com frequência para não grudar no fundo. Acerte o sal e quando chegar num ponto espesso e aromático, está pronto!
Receiteria
-
Transfira para um refratário e sirva ainda quente. O caruru combina perfeitamente com uma porção de arroz branco feito na hora!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Para intensificar o sabor, utilize parte do leite de coco durante o cozimento do caruru e reserve o restante para acrescentar no final. Isso garante que o prato fique cremoso e com aroma mais marcante, sem perder a leveza da preparação. Assim, o gosto do coco se mantém presente e harmonioso.
Se desejar um visual mais atraente, adicione um toque de colorau ou urucum à receita. Esses temperos naturais não alteram o sabor de forma exagerada, mas realçam a cor verde do caruru. O resultado é um prato mais bonito e convidativo à mesa.
Ao misturar um pouco de azeite comum junto com o dendê, você suaviza o sabor forte do dendê e cria um equilíbrio delicado. Para potencializar o aroma e a textura, o ideal é preparar o caruru em panela de barro. Esse tipo de panela mantém o calor por mais tempo e intensifica o sabor tradicional do prato.
Seguindo nessa pegada da cozinha tradicionalmente brasileira e tipicamente nordestina, que tal experimentar outros preparos? Deixamos recomendado aqui, essa deliciosa receita de vatapá de camarão, o sabor vai te surpreender, não tem como resistir!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!