Sabia que o quiabo é uma fruta? Isso mesmo, fruta do quiabeiro! Ele divide opiniões: tem quem ame e quem odeie. Mas se você não curte por causa da baba, vai adorar esta versão frita, sequinha e supersaborosa! Tempere com sal e pimenta-do-reino ou incremente com outros temperos à vontade.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Escolha quiabos com cores verdes intensas e sem manchas escuras ou rugas (esses sinais indicam estragos). Antes de iniciar o preparo, lave e higienize os quiabos. Separe o restante dos ingredientes na bancada para começar o preparo;
-
Corte as pontas do quiabo e descarte. Pique-os em rodelas de 0,5 a 1 cm de espessura. Reserve. Descasque os dentes de alho e amasse-os em um pilão com uma pitada de sal;
-
Leve uma frigideira grande ao fogo médio-alto até esquentar. Adicione 1 fio generoso de azeite e refogue o alho por 1 a 2 minutos, até dourar levemente, mexendo às vezes. Acrescente o quiabo e tempere com sal e pimenta-do-reino;
-
Frite o quiabo, mexendo de vez em quando para não queimar, até começar a dourar, cerca de 3 minutos. A baba do quiabo se soltará ao longo do processo, evaporando com o calor da frigideira. Adicione mais 1 fio de azeite e frite por mais 3 minutos, ou até dourar de ambos os lados;
-
Prove o sabor e acerte o sal e a pimenta se necessário. Desligue o fogo e sirva! As rodelas de quiabo ficam macias e suculentas por dentro, mas crocantes por fora. Combine com o clássico arroz e feijão do dia dia!
Publicidade
anote aí...
Em uma frigideira com 22 cm de diâmetro, fritamos 500 gramas de quiabo em 4 levas. É importante que eles não fiquem amontoados na frigideira, pois, ao invés de fritar, vão cozinhar e baba não vai evaporar. Coloque uma quantidade suficiente para forrar o fundo da frigideira.
Com a técnica de não amontoar os quiabos na frigideira, eles ficam sequinhos e sem baba. Você também pode adicionar um pouco de suco de limão quando os quiabos já estiverem bem douradinhos – isso ajuda a tirar a baba (não adicione com os quiabos crus, pois eles perdem a cor).
Outra opção é finalizar os quiabos com molho de tomate – fica uma delícia para servir com massas, polentas e purês. Se sobrar, pode guardar na geladeira – vai perder um pouquinho da crocância, porém dá para colocar em ensopados, garantindo o reaproveitamento do alimento.
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade