O verdadeiro doce de leite, cremoso, perfeito para comer de colher, rechear tapioca, crepe, sonhos etc. Com um queijinho fresco, fica maravilhoso. Uma pitadinha de sal acentua o sabor. Prepare o braço, pois você vai precisar mexer bastante. Mas o resultado de um docinho caseiro compensa muito.
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Utilizamos o açúcar cristal, também é possível usar o refinado. Evite o açúcar de confeiteiro, pois ele queima muito rápido. Se quiser, pode dobrar a receita;
Receiteria
-
Em uma panela de fundo grosso e largo, coloque o leite e o açúcar. Misture bem;
Receiteria
-
Assim que pegar fervura, despeje o bicarbonato de sódio e o sal. Misture;
Receiteria
-
Deixe cozinhar em fogo baixo, misturando de 5 em 5 minutos por cerca de 1 hora. Quando o doce estiver quase pronto, você precisará mexer continuamente para não queimar, aproximadamente 10 minutos;
Receiteria
-
Para saber se está no ponto correto, mexa o doce com uma espátula, passe o dedo e veja se o doce fica firme (ponto napê). Desligue o fogo e espere esfriar;
Receiteria
-
Quando o doce de leite esfriar, ele ficará um pouco mais duro. Se preferir um ponto mais mole, desligue o fogo assim que estiver quase alcançando a consistência desejada.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O sal não interferirá no gosto do doce de leite, pelo contrário, ele é usado para realçar o sabor da receita, ajudando a filtrar um possível amargo. Uma pitadinha e seu doce ficará ainda mais gostoso!
O preparo demora um pouquinho, porém o resultado vale a espera. O doce de leite pode ficar até 1 mês na geladeira. Uma ótima opção para rechear bolos, sonhos, alfajores e crepes. Uma fatia de queijo fresco com doce de leite é a sobremesa perfeita.
Se quiser, quando o doce começar a engrossar, adicione 1 xícara de chá de ameixas secas picadas – o saborzinho da tradição mineira. Além de fazer para o consumo próprio, você pode colocar o doce de leite em um vidro bonito e presentear pessoas especiais.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade