Com essa receita ficou fácil fazer panetone em casa! Se desejar, complemente com uvas-passas e, no caso da versão com chocolate, também é possível utilizar chocolate em barra picado.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Organize sua bancada, assim como os ingredientes, e preaqueça o forno a 200°C;
Receiteria
-
Comece quebrando os ovos em um recipiente separado e, se estiverem bons, transfira-os para o liquidificador. Junte também a margarina ou manteiga, a água morna, o sal, o leite morno, o fermento e o açúcar. Bata por 2 minutos, até obter uma mistura homogênea;
Receiteria
-
Adicione a essência de panetone e bata novamente em velocidade baixa, apenas para incorporar;
Receiteria
-
Transfira a mistura para uma tigela com metade da medida da farinha. Misture com uma espátula até dissolver toda a farinha;
Receiteria
-
Complete com o restante da farinha e mexa bem, até que não reste nenhum gruminho. Acrescente as frutas cristalizadas ou o chocolate e misture para incorporar à massa;
Receiteria
-
Distribua as massas nas formas de panetone. Lembre-se de não preencher a forma toda, pois a massa irá expandir no forno. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 40 minutos. Após fermentação, na hora de colocar no forno, colocar uma colher de sopa de margarina ou manteiga, para deixar a massa mais macia.
Receiteria
-
Coloque mais algumas frutas/gotas de chocolate sobre o panetone e leve ao forno por 50 minutos, ou até que um palito introduzido na massa saia limpo;
Receiteria
-
Está pronto! Sirva no café da manhã e da tarde para toda a família no Natal. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Adicione raspas de laranja ou limão para perfumar a massa, elevando o aroma e trazendo um frescor especial ao panetone. Esse toque cítrico equilibra bem o dulçor natural da receita. Assim, mesmo sendo de liquidificador, o resultado ganha personalidade e leveza.
Misture uma colher de sopa de mel para deixar a massa mais macia e úmida, garantindo uma textura agradável após o assamento. Combine a essência de baunilha com a essência de panetone para criar um aroma mais complexo e acolhedor. Se quiser usar gotas de chocolate, congele-as antes para evitar que derretam completamente durante o preparo.
Hidrate as frutas cristalizadas em rum ou água morna por cerca de 10 minutos para que fiquem mais macias e saborosas. Depois de assado, finalize com açúcar de confeiteiro peneirado para realçar o visual natalino. E, se desejar um toque extra, recheie o panetone já frio com doce de leite ou creme de chocolate; adicionar leite em pó à massa também intensifica o sabor final.
Esse é uma receita que apesar de ser bem prática, o rendimento é incrível, dependendo de como você porcionar ela rende mais de 5 panetones. Caso sobre panetone ai na sua casa, temos uma sugestão perfeita do que fazer com eles, confira a nossa receita de rabanada de panetone, você reaproveita os panetones que sobraram, e ainda prepara mais uma sobremesa para sua ceia. Essas rabanadas ficam incríveis, crocantes por fora e bem macias por dentro. Experimente!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!