28 receitas com carne de soja que vão surpreender seu paladar

Você já experimentou carne de soja? Conhecida também como proteína texturizada de soja (PTS), esse ingrediente é muito utilizado em receitas veganas e vegetarianas como substituição da carne animal.

Publicidade

Sua versatilidade é enorme, podendo ser usada em um grande número de receitas, em formatos diferentes. Além de ser uma opção vegetariana, a carne de soja também vai agradar o seu bolso, pois costuma ser bem mais barata do que a carne animal.

Confira 28 receitas incríveis que levam a carne de soja, desde aquelas mais simples e rápidas até outras mais complexas, ideais para um almoço ou lanche especial.

Receitas simples com carne de soja

1. Estrogonofe de carne de soja: faça um estrogonofe delicioso usando a carne de soja, que não deixa nada a perder para as receitas originais desse prato. Se você prefere aquele molho mais branco, é só reduzir a quantidade de molho de tomate.

2. Quibe frito de proteína de soja: essa receita de quibe frito usa a proteína de soja no lugar da carne vermelha e é ótima para ser servida em festinhas ou apenas para aproveitar em casa. Caso prefira, você pode congelar os quibes para fritar quando quiser!

Publicidade

3. Pimentão assado com carne de soja: quer uma receita bonita, impressionante e fácil de ser feita? Esse pimentão assado vai fazer você se apaixonar! Em menos de uma hora, você terá um prato delicioso para ser devorado.

4. Carne de soja xadrez: que tal preparar a carne de soja no estilo xadrez? Essa receita incrível vai te custar menos de 10 reais e pouco tempo para ser feita, sendo um ótimo trunfo ótima em dias cheios.

5. Molho bolonhesa de carne de soja: prepare um delicioso molho bolonhesa usando a proteína de soja! Fique atento ao tipo de proteína na hora de comprar, já que essa receita fica melhor com a proteína fina.

Publicidade

6. Escondidinho de proteína de soja: escondidinho é um prato da culinária brasileira amado por muitos e os vegetarianos e veganos também podem aproveitar essa delícia! Experimente essa versão de escondidinho de mandioca que leva carne de soja.

7. Proteína de soja com curry: curry é um tempero muito usado na preparação de carnes, então nada mais justo que usá-lo na carne de soja! Essa receita é uma derivada do frango com curry e dá um ótimo almoço barato e saboroso.

8. Farofa de carne de soja: quer dar uma incrementada no seu almoço? Experimente fazer essa farofa especial com carne de soja. Além de não perder em nada para as receitas de farofa com carne, a farofa com proteína de soja é baratinha de ser feita.

9. Kafta de forno vegana: ótima para o churrasco ou mesmo como acompanhamento na hora do almoço, a kafta vegana lembra muito o sabor da receita original. Caso queira assá-las na grelha, a dica é pré-assar no forno, para que a carne fique mais firme.

10. Macarrão com molho bolonhesa de soja: é uma tradição brasileira fazer a famosa macarronada no almoço de domingo. Que tal experimentar servir essa receita com molho bolonhesa de soja?

11. Hambúrguer de soja: a versatilidade do hambúrguer é incrível; você pode usá-lo como lanche, acompanhamento de refeições e muito mais. Aprenda, também com essa receita, a fazer um lanche delicioso com o hambúrguer.

12. Almôndega de proteína de soja com recheio de queijo coalho: ótima para colocar em marmitas ou comer fresquinha, as almôndegas são fontes de proteína deliciosas para o seu almoço. Essa receita te ensinará a fazer almôndega recheada com queijo coalho, porém, se quiser uma versão vegana, você pode substituir o recheio pelo que preferir.

13. Carne moída vegana: seja para comer em um pãozinho ou em suas refeições, a carne moída é versátil e fácil de ser feita e a versão vegana não perde nenhuma dessas características.

14. Torta de liquidificador com carne de soja: faça uma deliciosa torta de liquidificador superfácil e perfeita para servir em lanches! O melhor de tudo é que você pode substituir o recheio pelo o que preferir.

Publicidade

15. Refogado de mandioquinha e proteína de soja: que tal fazer um refogado rápido, fácil e barato para seu almoço? Esse refogado de mandioquinha com proteína de soja é uma delícia, mas você pode substituir a mandioca por batata, caso prefira.

16. Almoço prático de proteína de soja com legumes: quer uma opção de marmita fácil, barata e saudável? Experimente preparar essa receita de proteína de soja com legumes. Você pode preparar diferentes opções, congelar e deixar pronto para todos os dias da semana.

Receitas especiais com carne de soja

17. Abobrinha recheada com carne de soja: se você busca uma receita mais sofisticada, experimente essa abobrinha recheada com carne de soja. Essa receita leva mussarela comum, mas você pode substituí-la para deixar a receita vegana.

18. Rocambole de carne de soja: caso queira uma receita deliciosa e vegana para alguma festa especial, ou apenas para aproveitar em casa, esse rocambole de carne de soja é a pedida certa. Recheado com purê de batata, cenoura ralada e couve manteiga, seus convidados irão se apaixonar por essa receita vegana.

19. Panqueca integral com recheio de proteína de soja: faça um almoço especial com essas deliciosas panquecas integrais, com recheio de carne de soja! Essa receita rende aproximadamente 5 panquecas.

20. Bolo de carne vegetal: se seus amigos são do tipo que não dão muita chance para receitas veganas, experimente servir esse bolo de carne vegetal. Não perdendo nada para a versão onívora, essa receita é adaptável para o tamanho da sua fome.

21. Quibe de soja recheado com ricota: você já experimentou quibe assado? Essa versão de quibe é ótima para servir como lanche, e você também pode fazer uma versão vegetariana. Caso queira uma versão vegana, substitua a ricota por algum queijo vegetal, como por exemplo tofupiry.

22. Churrasco vegano: quem disse que churrasco de vegetarianos e veganos é apenas arroz e vinagrete? Aprenda a fazer deliciosos espetinhos veganos, com carne de soja e legumes.

23. Rolinho primavera vegano: a culinária asiática também tem versões veganas e vegetarianas! Esse rolinho primavera vegano é recheado com carne de soja, shiitake, cenoura, repolho e temperos deliciosos.

Publicidade

24. Chilli Beans com proteína de soja: depois de um prato asiático vegano, experimente essa versão vegana do tradicional chilli mexicano. Você pode medir a pimenta da forma que achar mais agradável para quem for comer.

25. Quibe de proteína de soja e aveia: essa é outra versão do quibe assado de proteína de soja, dessa vez com aveia no lugar da farinha de rosca. Além de ficar delicioso, esse quibe é saudável e ótimo para quem está maneirando nas calorias.

26. Charuto de repolho recheado com proteína de soja: se você já comeu um charuto de repolho, sabe que o sabor é surpreendente. Nessa versão, você o recheia com proteína de soja, tomate e arroz. Experimente!

27. Tomates Recheados com Proteína de Soja e Lentilha: tomates recheados, além de serem deliciosos, são muito apelativos no visual. Essa receita te ensinará a fazer o tomate recheado com proteína de soja e lentilha.

28. Esfiha vegana: que tal incrementar seu lanche com esfihas veganas fechadas? Além de aprender a fazer a massa, essa receita te ensinará a fazer diversos recheios. Experimente os recheios de proteína de soja, de berinjela e de brócolis com tofupiry.

Com todas essas opções, nem você e nem seus convidados sentirão falta da carne animal. Aproveite bastante suas refeições!