22 receitas com creme de confeiteiro para exercitar o clássico da culinária

Escrito por Bruna Pacheco

Creme de confeiteiro, ou crème patissière é uma das receitas mais clássicas da culinária. Afinal, ele pode servir de base para muitos doces ou pode se transformar em recheios deliciosos. Com sabor simples, neutro e delicado, o creme de confeiteiro leva basicamente ovos, leite, açúcar, baunilha e maizena, porém pode levar diversas variações.

Para que você possa exercitar esse clássico da culinária em sua casa, selecionamos 22 receitas que levam creme de confeiteiro. Confira:

Sobremesas de travessa com creme de confeiteiro

1. Bombom de travessa de morango: esta é uma receita clássica de travessa. O bombom de travessa de morango além de levar a fruta fresca, leva também o creme de confeiteiro com leite condensado e é finalizado com uma ganache. É uma daquelas receitas que a família toda vai adorar.

2. Gelado de abacaxi: refrescante e deliciosa, essa receita é uma ótima pedida. O gelado de abacaxi pode ser consumido gelado ou congelado, em temperatura de sorvete.

3. Chico balanceado: bananas, creme de confeiteiro e muito merengue são a marca dessa receita. Para começar, faça o creme de confeiteiro. Disponha o creme na travessa e deixe esfriar enquanto prepara as bananas. Derreta o açúcar na panela e acrescente as bananas. Quando as bananas carameladas estiverem prontas, coloque-as na travessa. Despeje o merengue na travessa e finalize com o maçarico.

4. Pavê de banana: o creme de confeiteiro desta receita é diferente! Para montar, coloque o creme de confeiteiro no fundo do pote, coloque um pouco de biscoito de leite quebrado, as bananas carameladas e coloque na geladeira. Finalize com chantilly.

5. Quadrado de creme e coco: simples e deliciosa, esta receita pode ser feita com tudo que temos em casa. A base dela é um pão-de-ló fácil, que já pode ser feito na travessa. Enquanto assa, faça o creme de confeiteiro. Para montar, coloque em cima do pão-de-ló uma camada de doce de leite, depois o creme de confeiteiro e finalize com coco ralado. Deixe na geladeira por 2 horas.

Delícias de padaria com creme de confeiteiro

6. Pasteizinhos com creme de confeiteiro e calda de frutas: nesta receita, você pode transformar a sua casa em um restaurante chique e brincar de menu degustação. Afinal, é um pastelzinho com quatro caldas diferentes: morango, maçã, banana e coco. O sucesso é garantido!

7. Eclair com creme de confeiteiro: aqui juntamos dois clássicos da culinária francesa: o creme de confeiteiro e a massa choux. Nesta receita, a proposta é fazer eclairs de massa choux, recheadas com creme de confeiteiro e cobertas com ganache de chocolate. Apesar de trabalhosa, é uma receita que vale a pena.

8. Sonho de padaria com creme de confeiteiro: sonho de padaria é uma daquelas delícias que remetem à infância e todo mundo gosta. Principalmente se for como este, com uma massa fofinha e com um creme de confeiteiro simples que leva apenas leite, açúcar, ovos, gemas, maizena e baunilha.

9. Mil folhas com creme de confeiteiro: mil folhas é um clássico da cozinha francesa, mas que não precisa ser difícil de fazer. Nesta receita, você utiliza a massa folhada daquelas compradas prontas e só precisa assar. Faça um creme de confeiteiro tradicional e monte a sobremesa.

10. Mil folhas com caramelo e crocante de nozes: esta receita de mil folhas é um pouco mais complicada, já que você deve começar fazendo a massa folhada caseira. Para rechear, faça um crème légère, basicamente um creme de confeiteiro com creme de leite, a calda de caramelo e as nozes pecan caramelizadas. O passo a passo é complicado, mas o sabor compensa.

11. Mil folhas Caseiro: com massa folhada, creme de confeiteiro e chantilly, este mil folhas fica uma delícia. Para montar, coloque a massa folhada, espalhe o creme, coloque outra massa folhada, coloque uma camada de chantilly, finalize com a última massa e o açúcar de confeiteiro.

Bolos e tortas com creme de confeiteiro

12. Fraisier: este é um bolo francês de morango que fica lindo e delicioso. Para fazer, você deve preparar o bolo chiffon, o creme de confeiteiro, o xarope e a geleia de morango. Para montar, tome muito cuidado com o visual! Afinal, os morangos devem ficar acomodados no entorno do bolo, para formar um Fraisier clássico. O resultado final é de encher a mesa.

13. Tortinha de maçã com creme de confeiteiro: esta é uma receita vapt-vupt com cara de refinada. Leva creme de confeiteiro, massa folhada pronta, maçãs, açúcar e canela em pó para polvilhar. Ela é rápida e deliciosa.

14. Torta holandesa: é uma torta cremosa que vai impressionar as visitas. Essa torta holandesa leva o creme mousseline, um creme de confeiteiro com manteiga sem sal. A base da torta é composta por um pacote de biscoito, leite, extrato de baunilha e açúcar. E, para finalizar, entra uma ganache de chocolate 70% cacau com creme de leite fresco, glucose e manteiga sem sal.

15. Torta de morango: esta é uma receita desconstruída. Para começar, faça um crumble e coloque no forno. Enquanto isso, faça o creme de confeiteiro e prepare os morangos com açúcar e vinagre e reserve. Faça também um suco de morango concentrado. Capriche na montagem e sirva uma receita de restaurante.

16. Torta de Morango com Creme de Confeiteiro: essa é uma daquelas receitas italianas que são lindas, mas são ainda mais gostosas. Comece fazendo a massa, com farinha, manteiga, ovos e açúcar. O recheio leva creme de confeiteiro e morango. O segredo na montagem é escolher morangos bem bonitos.

17. Bolo número: o bolo de número, ou number cake é um verdadeiro sucesso nas redes sociais. Ele é composto de uma massa de biscoito intercalada com um clássico creme de confeiteiro e frutas frescas. O resultado é lindíssimo e vai deixar os aniversários, bodas e comemorações em geral ainda mais charmosos.

18. Bolo 23 camadas de chocolate: isso mesmo que você leu! São 23 camadas de bolo e recheio alternadas com uma camada de ganache para finalizar. Esse bolo é conhecido nos Estados Unidos como Bolo Michael Jordan e é perfeita para os chocólatras. O creme de confeiteiro desta receita recebe chocolate amargo e fica uma delícia.

19. Bolo cappuccino: o cappuccino é uma bebida amada por todo mundo, com café e chocolate na medida. Mas ele pode ficar ainda mais delicioso virando um bolo. O grande segredo desta receita é o extrato de café, que entra na calda de café com leite, no bolo de chocolate, no bolo de café com leite e no creme de confeiteiro de cappuccino. É para amante de café não colocar defeitos.

20. Bolo de morangos, chocolate branco e massa folhada: morangos, chocolate branco e massa folhada. Que combinação deliciosa, não é mesmo? Essa torta leva base de uma génoise tradicional, mas pode ser feita com qualquer receita de bolo de baunilha. O creme de confeiteiro é o tradicional e a massa folhada pode ser comprada pronta. Entram ainda uma ganache deliciosa de chocolate branco e o chantilly.

21. Bolo de chocolate com creme de confeiteiro: este bolo de chocolate é bem simples de fazer e superleve. O recheio deste bolo é um creme de confeiteiro delicioso com chocolate amargo, chocolate ao leite e creme de leite. Sem complicações e com muito sabor!

22. Bolo sonho: aquele sonho de padaria pode ficar ainda mais delicioso. Nesta receita, ele vira um bolo bem recheado para a família. Faça um bolo bem simples, com ovos, açúcar, farinha de trigo e essência de baunilha. O recheio é um creme de confeito. Para montar, corte o bolo na metade e recheie com o creme. Para finalizar, cubra com açúcar de confeiteiro.

Quer preparar mais sobremesas para a família? Então confira 15 receitas de pavê tradicional para arrasar na sobremesa.

PARA VOCÊ