19 receitas de bolinho de batata para acompanhar uma reunião entre amigos

Por
Atualizado em 01.10.21

Existem alguns ingredientes que podem ser utilizados na cozinha em uma infinidade de maneiras diferentes e a batata é um deles. Esse tubérculo pode ser frito, assado ou mesmo moldado para criar uma massinha fácil de manusear e que pode ser recheada com o que você quiser.

Essa é a ideia básica por trás dos bolinhos de batata. Eles podem ser fritos ou preparados no forno, mas o conceito continua sendo o mesmo: pequenas porções de batata cheias de queijo, presunto, carnes, verduras e frutos do mar. Vai depender somente da sua vontade e do seu paladar!

Confira algumas receitas de bolinhos de batata para preparar em casa:

Receitas de bolinho de batata simples

Foto: Reprodução / Figos & Funghis


1. Bolinho de batata e abobrinha: uma adaptação maravilhosa do prato hash brown, sem a mesma quantidade de gordura. A massa é feita com uma mistura de batata e abobrinha e ela é assada ao invés de frita. O resultado fica com um visual bem diferente das originais, mas igualmente bonito.

2. Bolinho de batata com presunto e queijo: uma verdadeira entrada de boteco que pode ser feita em casa, esse bolinho serve como petisco ou como jantar, dependendo da fome. É preciso fazer dois círculos de batatas, colocar o recheio no meio e se certificar de que eles estão bem grudados um no outro antes de levar para a fritura.

Publicidade

3. Bolinho de batata e shimeji: o preparo deve começar pelo cogumelo do recheio, que é refogado com alho, salsinha e cebolinha. A batata, já cozida, é misturada com farinha de trigo e sovada antes de se juntar ao shimeji e ser frita. Uma dica é empanar as bolinhas em farinha de rosca ou panko.

4. Bolinho de batata e cenoura: essa versão da receita é vegana e não utiliza farinha, só a batata. Isso porque a batata e as cenouras são os próprios ingredientes da massa. Ambas são cozidas, amassadas e misturadas! O segredo é não amassar demais depois que elas saírem do fogo.

5. Bolinho de carne seca: para deixar o petisco mais crocante, essa receita é feita com farinha de rosca, mas ela também funciona com a farinha de trigo. Para a carne, o importante é que ela seja dessalgada, ficando de molho na geladeira por 24 horas antes do preparo.

6. Bolinho de batata com linguiça: se tiver os materiais certos, esse bolinho é muito fácil de ser preparado. Cozinhe a batata e coloque-a no processador junto com a linguiça e com os temperos. Depois, é só moldar a massa no formato desejado e levar ao forno por 25 minutos.

Publicidade

7. Bolinho de batata com carne moída: que tal mais uma opção com preparo simples? O bom dessa receita é que a carne moída é muito fácil de ser preparada, basta refogá-la com pimenta e sal na frigideira. As bolinhas são empanadas na farinha de rosca e vão ao forno por cerca de 20 minutos.

8. Bolinho de batata e brócolis: assim como acontece com as batatas, os brócolis que serão utilizados para fazer os bolinhos dessa receita também precisam ser cozidos até amolecerem. Além de possibilitar a mistura, isso diminui o tempo necessário de fritura.

9. Bolinho de batata com queijo: o diferencial, aqui, não está nos ingredientes, mas sim no fato das batatas asterix serem raladas. Isso deixa o resultado final com uma apresentação bem diferente e um aspecto mais crocante que, com certeza, vai agradar seu paladar.

10. Bolinho de batata no forno: olha só essa opção recheada com queijo! Se queijo nunca for demais para você, ela ainda dá a dica de um molho, feito com este ingrediente, manteiga e creme de leite, para acompanhar os quitutes.

Receitas de bolinho de batata com frutos do mar

Foto: Reprodução / Cozinha dal Bo

11. Bolinho de batata e camarão: nada pode dar errado com uma combinação dessas, ainda mais se você levar em consideração a maionese de pimenta malagueta que acompanha os bolinhos. Algumas dicas importantes são: não exagerar no recheio e deixar os bolinhos na geladeira até o momento de fritar, assim eles não perdem o formato.

12. Bolinho de batata e salmão: temperado com limão, o salmão vai ao forno pré-aquecido por 10 minutos antes de ser desfiado e misturado com as batatas da massa. Passe o bolinho nos ovos batidos e na farinha de rosca duas vezes para garantir uma casquinha bem crocante.

13. Bolinho de merluza: há mais de uma opção para quem gosta de bolinho de peixe. Essa é recheada com a merluza refogada com cebola e tomate. Já dá para se imaginar beliscando um desses em uma cadeira de descanso na frente do mar, não é mesmo?

14. Bolinho de batata e siri: tradicionalmente esse bolinho é feito com a massa de farinha de trigo, mas, aqui, ele passou a ser feito com a batata amassada. O recheio é um refogado de siri e para preparar essa carne, leve-a ao fogo em uma panela até soltar toda a água e secar.

15. Bolinho de batata e atum sem glúten e lactose: algumas substituições de ingredientes são feitas para adaptar a receita à dietas especiais, mas o resultado continua muito saboroso. A farinha usada para envolver os bolinhos antes de ir ao forno é a de mandioca e a receita não leva ovos!

Publicidade

Receitas de bolinho de batata-doce

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

16. Bolinho de batata-doce e frango: dois ingredientes que já são conhecidos por andarem juntos também podem ser apreciados na forma de bolinho. O frango deve ser cozido e desfiado para virar recheio. Caso não queira utilizar óleo, faça normalmente em uma fritadeira elétrica.

17. Bolinho de batata-doce assado: essa é uma receita bem básica utilizando a batata-doce! Esses bolinhos podem ser servidos como substitutos do hambúrguer de carne em um lanche vegetariano ou acompanhados de um molho de abobrinha ou de pães e torradas em uma entrada.

18. Bolinho de batata-doce grelhado: esse é um bolinho mais leve, que é grelhado no óleo de girassol e serve perfeitamente como recheio de um sanduíche. Parar preparar, basta amassar as batatas-doce e misturar com a alfafa, o amido de milho e os outros temperos.

19. Bolinho de batata-doce com frango: essa receita é garantia de um sabor bem marcante para o petisco do fim de semana. O preparo não é complicado – basta misturar tudo em uma tigela e depois modelar. A combinação frango com batata-doce já é um clássico saudável.

Não importa qual é seu recheio favorito, existem bolinhos para todos os paladares. Para mais opções de petiscos e recheios, confira também receitas de bolinho de bacalhau, de carne e de arroz.