18 receitas de bolo de Natal que deixarão sua ceia muito mais gostosa

Escrito por    

O último mês do ano é marcado pelas comemorações natalinas e que tal preparar um bolo de Natal para já entrar no clima ou servir após o almoço do dia 25? Confira abaixo uma lista com várias opções deliciosas!

Continua após o anúncio

Bolo de Natal simples

1. Bolo de Natal: simples e gostoso, esse bolo de Natal nem precisa de cobertura para ficar completo. O chocolate e as uvas passas são os ingredientes principais, mas eles são bem acompanhados por um toque de café e um pouquinho de rum. O açúcar de confeiteiro e as cerejas só deixam a sobremesa ainda mais bonita.

2. Bolo mesclado de Natal: um bolo de Natal fácil de fazer e que certamente vai chamar a atenção de todos durante a ceia. Pode ser feito com qualquer massa de bolo, mas o exemplo da receita é feito com massa pronta e o resultado fica muito bonito, principalmente por causa do recheio colorido.

3. Bolo de Natal da Nigella: inspirado na receita vista no programa de televisão da chef britânica Nigella Lawson, esse bolo pode não ter a melhor aparência de todas, mas promete compensar no sabor. Uma mistura de bolo com pudim que, além de natalina, é bem inglesa.

4. Bolo gelado de Natal: embora o imaginário natalino envolva muita neve e comidas quentes, sabemos que a realidade brasileira não é bem essa. E já que estamos no auge do verão, que tal refrescar a festa com um bolo gelado recheado com camadas de morangos fresquinhos?

5. Bolo festivo de nozes: um bolo para os fãs de nozes e doce de leite, que compõem os principais ingredientes do recheio. A cobertura é de chocolate e decorada com detalhes de doce de leite, além de pedacinhos de nozes. Deve ir para a geladeira antes de ser servido!

6. Bolo natalino de maçã com nozes: boa combinação que resulta em um bolo muito bonito. Espalhe o mix de castanhas, o açúcar e a água na assadeira e cubra tudo com os pedaços de maçã. Depois de preparar a massa, é só colocá-la por cima de tudo na assadeira e levar ao forno.

Bolo de Natal com frutas cristalizadas

7. Bolo com frutas cristalizadas: poucas coisas tem mais gostinho de Natal do que as frutas cristalizadas desse bolo. A receita é bem fácil de ser preparada, basta adicionar as frutas à massa antes de colocar os ingredientes na fôrma.

8. Bolo de Natal no liquidificador: outra receita simples e recheada com frutas cristalizadas e passas. Ela também leva iogurte, que é batido no liquidificador junto com ovos, açúcar e óleo. Fica a seu critério adicionar essência de panetone ou de laranja para dar um toque pessoal.

Continua após o anúncio

9. Bolo de Natal de vovó: este bolo de canela é uma legítima receita de família que merece ser compartilhada com todos. Leva tudo o que não pode faltar em uma sobremesa natalina, incluindo frutas cristalizadas e nozes. Para deixar o bolo sempre molhado, você pode regá-lo depois de pronto com um pouco de rum.

10. Bolo de reis: o próprio nome já entrega que esse bolo foi feito especialmente para essa época de festas de final do ano. Esse também leva todos os ingredientes clássicos dessa época, mas ganha o diferencial de um belo glacê para a cobertura, feito com leite quente, suco de limão e açúcar de confeiteiro.

11. Bolo especial de Natal: receita bem simples, feita com uma mistura pronta e outros ingredientes especiais para deixar o resultado com carinha de Natal. Não tem segredo para fazer a massa pronta, então você pode inovar na decoração. Aqui, além da cobertura, o bolo é enfeitado com cerejas e folhas de hortelã.

12. Bolo naked de nozes: que tal variar um pouco e experimentar um bolo com recheio de queijo mascarpone? O queijo mascarpone faz dessa uma opção deliciosa, que ainda leva cereja em calda para acompanhar as frutas. Também tem uma pitadinha de uísque e, caso prefira, o mascarpone pode ser trocado por creme de ricota ou cream cheese.

13. Bolo aromático de Natal: o segredo deste bolo está no próprio nome. O forte aqui é o perfume que deve se espalhar por toda a casa no dia da ceia. Seria difícil não ter um cheiro agradável em uma receita que leva maçãs, ameixas e uvas passas. A promessa é de uma massa saborosa e bem macia.

Bolo de Natal especial

14. Bolo guirlanda integral, sem lactose e vegano: além de utilizar a farinha integral e valorizar ingredientes como o açúcar mascavo, essa receita também não leva uvas passas. Destaque para o melado de cana e as tâmaras, além das frutinhas de cranberry, que dão um visual único para esse bolo.

15. Bolo húngaro com frutas secas e castanhas: uma variação do bolo de Natal que se destaca pela quantidade de ingredientes no recheio. Castanhas-do-pará, amêndoas, damascos e ameixas compartilham o interior desse bolo que é mais sequinho, mas não deve nada no sabor.

16. Bolo tronco de Natal: esse tipo de bolo não é muito diferente de um bolo comum com cobertura de chocolate, mas ele se destaca mesmo é por sua apresentação, feita para lembrar o tronco de um pinheiro de Natal. Prepare a massa como em um rocambole e cubra tudo com o chocolate derretido em banho-maria. Atenção na hora de fazer os detalhes da casca e o galho da árvore.

17. Bolo de gengibre e cerveja preta: essa é mais uma receita com um toque britânico. O gengibre é a cara do Natal e combina maravilhosamente bem com a cerveja preta para formar esse bolo que deve ser servido em pedacinhos pequenos, como se fosse um brownie.

Continua após o anúncio

18. Minibolos de árvore de Natal: mais uma receita que presta homenagem às árvores de Natal. Essa aqui é ideal para lembrancinhas e pequenos lanches. Os bolinhos são feitos com pão de ló e uma cobertura de pasta americana. Utilize os corantes de sua preferência para criar uma árvore de Natal bem bonita!

Ingredientes natalinos podem ser combinados de diversas maneiras, escolha os que mais gostar e aposta em um bolo para o pós-ceia. E para continuar inovando na sobremesa, veja também nossas panetone com sorvete!

PARA VOCÊ