7 receitas de chutney de manga para dar mais sabor aos seus pratos

Escrito por    

O chutney de manga é um condimento agridoce, que também pode ter um toque apimentado. Isso acontece porque a fruta é combinada com vinagre e diversas especiarias, que variam em cada tipo de receita, o que faz com que seus sabores sejam únicos.

Continua após o anúncio

Esse é um ótimo item para incrementar carnes – especialmente a de porco -, sanduíches e até mesmo saladas. Se você gosta de combinar diversos sabores em apenas uma mordida, essa pode ser uma ótima opção de alimento para ter guardado em seu armário, até porque ele é muito versátil e fácil de ser preparado.

Na lista abaixo, você pode conferir receitas diferentes de chutney de manga, algumas são feitas com a manga mais madura, enquanto outras pedem a fruta verde. Os temperos usados também são bem variados!

1. Chutney de manga com mostarda

Foto: Reprodução / marola com carambola

Nessa receita, a manga é combinada com gengibre, alho, açúcar, água, vinagre, mostarda, sal e, opcionalmente, uva passa e semente de mostarda. A lista de ingredientes não é muito extensa, o modo de preparo não é muito complicado e você ainda vai obter um chutney que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

2. Chutney de manga básico

Essa é uma ótima opção de chutney para quem está buscando uma receita com um sabor mais marcante. Isso porque ingredientes como a cebola roxa, a páprica picante, a canela em pó e o cravo são usados. Além deles, você também vai precisar de temperos mais convencionais, como sal, pimenta, alho e vinagre.

3. Chutney de manga com cardamomo

Foto: Reprodução / pitéu cozinha afetiva

Essa é uma receita de chutney simples, mas que conta com uma boa quantidade de cardamomo, então, essa é uma excelente escolha para quem é fã desse tempero. Além disso, a sugestão é usar um pouco de maçã ou até mesmo um pouco de vinagre com o sabor dessa fruta. Isso fará com que seu condimento fique ainda mais gostoso!

Continua após o anúncio

4. Chutney de manga e pêssego

Foto: Reprodução / brigadeiros e barcelona

Para quem quer uma receita de condimento que combina o sabor de duas frutas diferentes, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, além da maçã e do pêssego, você vai precisar apenas de água, vinagre, pimenta calabresa, sal, hortelã ou alecrim e açúcar. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você irá obter um chutney delicioso.

5. Chutney de manga com vinagre de vinho

Foto: Reprodução / aromas e sabores

Essa é uma receita de chutney de manga que além de combinar a fruta com diversas especiarias, também faz o uso do vinagre de vinho branco. Esse é um ingrediente fácil de ser encontrado, mas que pode fazer toda a diferença no sabor final do seu condimento.

6. Chutney de manga verde

Foto: iStock

Essa é uma receita um pouco diferente, pois além de usar a manga verde, também pede o uso da usli ghee, a manteiga clarificada indiana. Outro ingrediente pouco comum e que é utilizado é a assa fétida! Como é possível perceber, essa é uma receita típica da Índia, então, caso você não consiga encontrar esses itens, talvez seja melhor testar outra opção da lista.

7. Chutney de manga com uva passa

Foto: Reprodução / prato fundo

Se você quer um chutney com um sabor incrível, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, a lista de temperos usados para incrementar o sabor da manga é bem extensa, mas o resultado é tão gostoso que vale a pena buscar todos. Além disso, o modo de preparo é extremamente simples!

O chutney de manga é um item muito fácil de ser preparado e que não exige muita experiência na cozinha. Além disso, seu uso é muito versátil, já que ele pode ser servido com carnes, pães e até mesmo saladas. Você também pode conferir algumas receitas em que o condimento é usado no preparo de pratos!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ