16 receitas de chutney que vão dar mais sabor às suas refeições

Escrito por                          

O chutney é um condimento agridoce, e às vezes apimentado, de origem indiana. Ele pode ser feito com frutas, legumes ou até mesmo combinando ambos, e, além disso, você pode usar diferentes temperos para incrementar seu sabor.

É possível combinar o chutney com carnes, pães e até mesmo queijos, principalmente se você gosta de misturar diversos sabores em uma só mordida! Ele é um ingrediente versátil e também é um item muito fácil de ser preparado.

Se você ficou curioso sobre esse condimento típico da Índia, confira na lista abaixo algumas opções para testar em casa!

Receitas de chutney

1. Chutney de figo

Foto: Reprodução / mel e pimenta

Para preparar essa receita, você vai precisar de figos frescos. Essa é uma opção que é agridoce na medida certa e ainda conta com um gostinho incrível devido a combinação de especiarias. Para melhorar ainda mais, a textura também fica divina.

2. Chutney de banana

Foto: Reprodução / mel e pimenta

Essa, na verdade, é uma receita que combina duas frutas diferentes, banana e uva passa. Além disso, os temperos escolhidos fazem com que o gostinho fique pra lá de especial! Como a banana é uma fruta muito comum, essa é uma opção que pode ser feita a qualquer momento.

3. Chutney de maçã

Se você está procurando por uma receita de chutney que não conte com uma lista muito extensa de especiarias, essa pode ser a opção ideal para testar na sua casa. Além disso, a maçã é outra fruta super comum, por isso, você pode preparar essa versão sem muito trabalho.

4. Chutney de manga

Foto: Reprodução / marola com carambola

O chutney de manga também pode ser uma ótima pedida para você testar em casa e servir acompanhado de queijos, pães, torradas ou carnes. O sabor da fruta fica bem marcante e a combinação de temperos usados é excelente.

5. Chutney de banana com curry

Foto: Reprodução / diga maria

Combinar banana com curry pode parecer um passo ousado, mas esse tempero que conta com um sabor marcante combina muito bem com a fruta. Se você gosta de inovar nos preparos na sua cozinha, não deixe de experimentar essa opção.

6. Chutney de damasco

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

Essa é uma receita de chutney que não conta com uma lista de ingredientes extensa, mas que fica com um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca. A sugestão, aqui, é servir o condimento acompanhado de queijo brie.

7. Chutney de figo seco

Foto: Reprodução / sabores da vida

Se você se interessou pela receita de chutney de figo, mas não quer usar a fruta fresca, pode testar essa receita que é feita com a versão seca. O resultado também é muito saboroso e a lista de ingredientes não é das mais extensas, o que pode facilitar seu trabalho na cozinha.

8. Chutney de figo com vinho

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

Combinar figos com vinho pode ser uma ótima maneira de preparar um condimento delicioso. Além disso, essa é outra opção que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha. Então, se você gosta dessa fruta, não deixe de preparar essa receita na sua casa.

9. Chutney de abacaxi

Foto: iStock

O abacaxi é outra fruta que pode ser usada para o preparo de um condimento delicioso. Nessa receita, a quantidade de ingredientes usados rendem um potinho de aproximadamente 350 gramas de chutney. Então, dependendo do quanto você gosta desse alimento, você pode alterar as medidas.

10. Chutney de manga e pêssego

Foto: Reprodução / brigadeiros e barcelona

Combinar duas frutas frutas pode ser uma ótima pedida para o preparo de um chutney pra lá de gostoso. Além da manga e do pêssego, para fazer essa receita em casa você só vai precisar de água, vinagre, pimenta, hortelã, sal e açúcar. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor é incrível, pode apostar.

11. Chutney de tamarindo

Foto: Reprodução / aromas e sabores

Como o tamarindo não é uma fruta fácil de ser encontrada, a sugestão dessa receita é usar polpa congelada mesmo. Isso faz com que o seu tempo de preparo seja bem mais curto, mas mesmo assim, o resultado é extremamente saboroso.

12. Chutney de ameixa

Foto: Reprodução / mel e pimenta

Que tal preparar um condimento agridoce que é feito apenas com ameixa, açúcar mascavo, vinagre de limão, água e canela em pau? É uma ótima pedida para quem procura por uma receita que não conta com uma lista de ingredientes extensa, mas que combina muito bem com vários pratos.

13. Chutney de carambola

Foto: iStock

A carambola é outro ingrediente que pode ser usado para o preparo de um condimento agridoce delicioso. A lista de itens usados para essa receita não é das menores, mas o sabor é tão gostoso, que vale a pena ir até o mercado, caso você não tenha tudo em casa.

14. Chutney de pimentão

Foto: Reprodução / cozinha dalbó

Se você está procurando uma receita de chutney com um sabor marcante e apimentado, essa é a opção ideal para ser testada na sua cozinha. Por causa do seu sabor forte, o condimento combina melhor com carnes do que com pães e queijos.

15. Chutney de cebola roxa

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

Diferente da opção anterior, essa é uma receita que tem um sabor que é ao mesmo tempo suave e adocicado. O gostinho de cebolas caramelizadas combina super bem com o de canela, um dos itens usados no preparo. Além disso, seu sabor é tão gostoso, que ele pode ser comido até puro! Mas você também pode combinar com pães e carnes.

16. Chutney de tomate

Foto: Reprodução / marola com carambola

Os principais ingredientes usados para preparar esse chutney de tomate são o cravo e a canela, mas outros temperos também entram em cena para incrementar o sabor. A sugestão é servir o condimento acompanhado de pão tostado, presunto serrano e manjericão.

O que você achou de todas essas opções? Parecem ao mesmo tempo fáceis de fazer e muito saborosas! Então, que tal começar a experimentar?

PARA VOCÊ