8 receitas de feijão tropeiro simples com sotaque mineiro

Por
Atualizado em 17.04.20

Originado no período colonial, o feijão tropeiro é um prato típico da cozinha mineira. A receita leva alguns ingredientes principais como feijão, farinha de mandioca e carne suína, mas é adaptada conforme as regiões do país. Selecionamos ótimas opções de feijão tropeiro simples para você fazer agora mesmo em casa!

Publicidade

1. Feijão tropeiro rápido

Essa é a receita tradicional do feijão tropeiro. Feita com feijão branco, farinha de mandioca, bacon e calabresa, não há segredos: o preparo é muito simples e rápido. Ao final, a sugestão é fritar ovos e colocar em cima do prato pronto, para incrementar o sabor.

2. Feijão tropeiro com carne seca

Além dos ingredientes tradicionais citados acima, essa receita acrescenta carne seca, que combina perfeitamente com o prato e traz muito sabor à produção. Um segredo importante é deixar a carne de molho por pelo menos 12 horas e trocar a água três vezes, para dessalgar e reativar o sabor.

Publicidade

3. Feijão tropeiro com calabresa e bacon

O feijão utilizado nessa receita é o fradinho, também conhecido como feijão de corda. Além de ter um sabor incrível, possui alto valor nutritivo a nível proteico e energético. Antes de misturar esse ingrediente na receita, é preciso deixá-lo de molho por duas horas, depois lavá-lo e, por fim, cozinhá-lo por 30 minutos. O resultado é surpreendente!

4. Feijão tropeiro com linguiça

Publicidade

Sabe aquele feijão que sobrou dos dias passados e você não sabe o que fazer com ele? Pois é, misturado com outros ingredientes é possível transformá-lo em um delicioso feijão tropeiro. Esse aqui é feito principalmente com linguiça defumada e couve-manteiga e pode ser uma ótima opção para um jantar acessível e descomplicado.

5. Feijão tropeiro nordestino

Que esse prato é típico de Minas Gerais todo mundo sabe, né? Mas sabia que é possível que ele vire uma receita nordestina? O feijão tropeiro feito com cuscuz traz mais consistência à finalização e é feito de forma parecida com o tradicional, basta trocar a farinha de mandioca pela sêmola de cereais, feita principalmente com trigo.

6. Feijão tropeiro vermelho

O feijão vermelho é repleto de proteínas, fibras solúveis e insolúveis, magnésio, potássio e outros componentes necessários para o organismo. Então, esse prato além de delicioso é altamente benefício para sua saúde. O que você está esperando para prepará-lo agora mesmo?

7. Feijão tropeiro roxo

A receita original é feita com feijão roxo, mas pode facilmente ser modificada por outro de sua preferência. O mais surpreendente é que esse, em específico, é rico em proteínas, fibras e minerais. Então além de ser delicioso, é altamente benéfico para o organismo. O modo de preparo é bem semelhante ao tradicional, então, mãos à obra!

8. Feijão tropeiro à moda antiga

Feita de forma tradicional, essa receita surpreende não só pelo sabor, mas também pela mistura dos ovos no meio do feijão. O ingrediente principal é o feijão preto, mas você pode escolher outro que seja mais do seu agrado.

Esse prato é tão sensacional que pode ser consumido sozinho ou ter acompanhamentos como arroz, salada ou o que sua criatividade permitir. Uma dica é complementar com torresmo. Que tal?

Publicidade