11 receitas de molho branco com farinha de trigo para inovar as refeições

Escrito por                          

Extremamente prático e versátil, o molho branco com farinha de trigo é uma ótima opção para incrementar o seu macarrão, lasanha, torta e outros pratos salgados. Pensando nisso, separamos uma lista bem interessante com 11 receitas dessa delícia: tem desde versão com queijos, com bacon e até com cogumelos! Vale a pena dar uma conferida.

1. Molho bechamel clássico

Que tal começar com uma versão clássica? Muito simples, essa opção é bem fácil e fica pronta em questão de minutos. Veja só os ingredientes que você vai precisar: leite gelado, farinha de trigo, manteiga, noz-moscada, pimenta-do-reino, cebola, folhas de louro e cravos.

2. Molho branco com farinha de trigo e cebola

iStock

A cebola entra em cena para dar um sabor a mais para o seu molho branco. Se você prefere um molho bem lisinho, a dica é ralar bem a cebola, assim ela praticamente derrete na hora do cozimento. O resultado final é uma receita gostosa e bem diferente.

3. Molho branco com farinha de trigo simples

Se é praticidade o que você está procurando, então aposte nessa versão mais simples da receita. Tudo o que você precisa ter em mãos é farinha de trigo, manteiga, leite integral, sal e pimenta-do-reino. Vale a pena dar uma conferida no vídeo!

4. Molho branco com farinha de trigo e funghi

Na onda das receitas gourmet, esse molho branco com farinha de trigo e funghi é sucesso garantido no seu jantar especial. Um passo importante dessa receita é a hidratação do cogumelo, que deve ser feita com vinho tinto seco. Isso garante um sabor a mais para o seu prato!

5. Molho branco com farinha de trigo e quatro queijos

Quem é fã de receitas quatro queijos vai se apaixonar por esse molho branco. Aqui, os queijos usados são o mussarela, parmesão, provolone e gorgonzola. Obviamente você pode substitui-los pelas opções de sua preferência, mas saiba que isso interfere na textura e no sabor, ok?

6. Molho branco com farinha de trigo com noz-moscada

O primeiro passo é derreter bem a manteiga. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e mexa tudo muito bem até ficar douradinho. Por último, adicione o leite e continue mexendo. O ponto correto é quando o molho engrossar. Para finalizar, coloque o sal e a noz-moscada.

7. Molho branco com farinha de trigo e caldo de carne

Uma dica bem simples para incrementar o seu molho branco é adicionar um pouco de caldo de carne. Os outros ingredientes que compõem essa versão são: leite integral, margarina, farinha de trigo, cebola, alho e sal. Para aprender o passo a passo certinho de como preparar essa delícia, confira o vídeo acima.

8. Molho branco com farinha de trigo e creme de leite

Quer deixar o seu molho ainda mais cremoso e saboroso? Então aposte nessa opção que leva creme de leite! Uma dica bem importante é usar o leite em temperatura ambiente ou bem gelado. Nunca quente, ok? Assim o molho fica com uma textura incrível!

9. Molho branco com farinha de trigo e manteiga

Aqui, o primeiro passo é cozinhar em fogo baixo a manteiga e a farinha de trigo, sempre mexendo bem. Em seguida, acrescente o leite e continue mexendo até que comece a engrossar. Caso fique alguma pelota, você pode usar um batedor de arame para dissolver. Para finalizar é só temperar com sal, pimenta-do-reino e um pouco de noz-moscada.

10. Molho branco com farinha de trigo e bacon

Perfeito para incrementar o seu macarrão de domingo, esse molho branco tem um toque todo especial: o bacon! O preparo dessa versão é um pouco diferente, pois você não precisa fazer o roux (farinha e manteiga) antes. É só colocar tudo em uma vasilha e misturar muito bem. Depois, junte na panela com a carne até engrossar e está pronto!

11. Molho branco com farinha no micro-ondas

Para finalizar a lista, uma receita extremamente rápida e fácil de fazer. Perfeita para aqueles dias que bate uma vontade de comer algo diferente, mas você está sem muito tempo para cozinhar e a geladeira está vazia. Assista o vídeo para aprender o preparo!

São tantas opções gostosas e fáceis que fica difícil escolher a sua preferida, não é mesmo? Para aproveitar todas essas delícias, a dica extra é conferir essa lista de receitas de macarrão caseiro.

PARA VOCÊ