15 receitas de panetone sem glúten que vão fazer a alegria do Natal

Escrito por                          

Se você é celíaco mas não dispensa os tradicionais doces natalinos, não pode deixar de conferir a lista a seguir, que traz receitas simplesmente incríveis de panetone sem glúten para você comer à vontade e ser feliz! As opões são variadas e muito gostosas. Escolha a sua preferida e corra para a cozinha para testar.

1. Panetone com mix de farinhas

Sem glúten e sem lactose, esse panetone é feito com um mix de farinhas muito leve e nutritivo. Além de ser bem gostoso, ele também é bem facinho de fazer! O resultado final é uma massa macia, saborosa e com um aroma incrível.

2. Panetone sem glúten com mel

Uma boa opção para substituir o açúcar cristal e adoçar as suas receitas é usar o mel. E aqui, esse ingrediente especial entra em cena e ajuda a compor um delicioso panetone! Para dar um gostinho a mais, a dica é usar, além das frutas cristalizadas, chocolate e nozes.

3. Panetone sem glúten com iogurte

Ovos, açúcar mascavo, farinha de arroz, iogurte, manteiga, farinha de linhaça dourada, fermento químico, frutas cristalizadas e raspas de limão e laranja são os ingredientes que compõem esse panetone sem glúten extremamente saboroso e macio.

4. Panetone sem glúten com suco de laranja

Não conseguiu encontrar essência de panetone no mercado? Não se preocupe! Você pode substitui-la por suco de laranja e raspas de laranja. Além de dar um sabor supercítrico e gostoso para o seu doce, a fruta ainda deixa um aroma bem intenso e delicioso na massa.

5. Panetone com polvilho azedo

Uma boa alternativa para substituir a farinha de trigo é usar o polvilho azedo. E aqui, ele é usado nesse delicioso panetone sem glúten! Muito fácil de fazer, ele fica pronto bem rapidinho. Dica, para deixar a massa mais firminha, você pode usar goma xantana.

6. Panetone com farinha de amêndoas

Esqueça aqueles panetones industrializados comprados no mercado. Com essa receita totalmente livre de glúten e feita à base de farinha de amêndoas, você consegue preparar a sua própria versão caseira desse pão doce natalino tão tradicional e querido.

7. Panetone com farinha de grão-de-bico

Totalmente vegano, esse panetone com farinha de grão-de-bico é perfeito para quem não consome produtos de origem animal e para aqueles que querem manter uma dieta mais leve e saudável. A lista de ingredientes é grande, mas o modo de preparo é bem simples e você vai tirar de letra!

8. Panetone com fécula de araruta

Por não conter glúten, a fécula de araruta é uma boa alternativa para os celíacos. Rica em fibras, ela auxilia na digestão e tem propriedade anti-inflamatória. E aqui, ela é o ingrediente que substitui a farinha de trigo, dando uma textura muito interessante e gostosa para a massa do panetone.

9.Panetone com fécula de batata

Sinônimo de praticidade, esse panetone com fécula de batata é muito fácil de fazer: basta bater todos os ingredientes em uma batedeira, deixar descansar por 20 minutinhos, levar para assar por mais 20 minutos até tudo ficar bem dourado e está pronto!

10. Panetone sem glúten com essência de rum

A essência de rum sempre dá um gostinho e um aroma muito gostosos para as receitas doces. E ela cumpre o papel muito bem nesse delicioso panetone sem glúten! Um truque interessante para deixar a massa ainda mais macia é deixá-la descansando dentro do micro-ondas com uma xícara de água quente por pelo menos duas horas.

11. Panetone sem glúten recheado

Quem gosta de panetone recheado vai se apaixonar por essa versão sem glúten. Com uma generosa camada de brigadeiro no meio da massa, esse doce é uma explosão de sabores capaz de deixar qualquer um com água na boca. Vale a pena testar aí na sua casa.

12. Panetone sem glúten fit

Quer manter a dieta mesmo nas festas natalinas? Pois então, aposte nesse panetone sem glúten e fitness. Além de ser mais leve e saudável, ele também é vegano, ou seja, liberado para quem não consome ingredientes de origem animal. Todo mundo vai amar!

13. Panetone sem glúten com manteiga ghee

Originária da Índia, a manteiga ghee está em alta e é uma das queridinhas das dietas fitness. Por ser mais leve, ela é procurada por quem quer emagrecer ou ter uma alimentação mais saudável. E se você é adepto a esse ingrediente, então não deixe de experimentar esse panetone sem glúten.

14. Panetone sem glúten vegano

Muito democrático, esse panetone vegano agrada os mais variados paladares. Extremamente úmido e macio, ele é ideal para servir como sobremesa da ceia de Natal ou dar de presente para quem você ama! Confira o modo de preparo certinho e aproveite.

15. Panetone sem glúten recheado

Sem glúten, sem lactose, vegano e com um recheio maravilhoso, esse panetone tem outro grande diferencial: ele não é assado! Para dar aquele charme, na hora em que for finalizar, você pode despejar uma quantidade generosa de ganache e decorar com nozes em lasca.

Quer aprender outras receitas desse doce natalino maravilhoso? Então, dá uma olhadinha nessas receitas de panetone trufado e panetone com sorvete.

PARA VOCÊ