10 receitas de pão de forma para se deliciar com esse preparo caseiro

Escrito por    

O pão de forma é um alimento que faz parte da vida de muitos. As versões caseiras desse pão são deliciosas e podem ser compostas por ingredientes variados. Os preparos mais clássicos levam leite, farinha de trigo, água e fermento.

Continua após o anúncio

As receitas de pão de forma podem te ajudar a compor refeições mais gostosas e que são de deixar qualquer um com água na boca. Permita que esse preparo conquiste seu paladar!

Confira uma seleção de receitas de pão de forma para adicionar ao seu menu:

1. Pão de forma caseiro

Essa é uma receita fácil de pão de forma caseiro. O preparo é feito com fermento biológico, açúcar, sal, ovo, óleo, leite em pó, farinha e água. O fermento é misturado com o açúcar até se tornar líquido e, depois, são adicionados os demais ingredientes. A massa deve descansar por trinta minutos na forma e, então, ir ao forno por mais quarenta minutos.

2. Pão de leite de forma

Foto: Reprodução / LA CUCINETTA

Essa receita traz um pão de forma feito com farinha branca orgânica, sal, leite morno, fermento ativo seco, manteiga sem sal e açúcar cristal orgânico. Para fazer a massa, misture os ingredientes e, depois, lebre-se de sová-la com azeite e levá-la à forma. A mistura deve descansar por uma hora e ir ao forno por vinte e cinco minutos.

3. Pão de forma de queijo e ervas sem sova

Continua após o anúncio

Aqui, o pão de forma é feito com queijo e ervas picadas. Além desses ingredientes, são utilizados óleo, ovos, farinha de trigo, leite, suco de limão, fermento químico, bicarbonato de sódio, sal e alho. Combine todos os ingredientes e, então, é leve a massa para assar em uma forma untada por quarenta minutos. É uma opção bem aromática e deliciosa!

4. Pão de forma integral

Esse pão de forma é feito com farinha de trigo integral, aveia, ovo, açúcar mascavo, azeite, água morna, leite, fermento biológico seco e sal. A massa é preparada na batedeira e dividida em duas partes, que são colocadas na forma e devem descansar por uma hora em temperatura ambiente. Os pães são assados por quarenta minutos e o resultado é muito gostoso!

5. Pão de forma sem glúten e lactose

Foto: Reprodução / DIÁRIO SEM LACTOSE

Esse é um pão de forma sem glúten e lactose. O preparo é feito com leite de coco diluído, farinha de arroz, polvilho doce, fubá, açúcar demerara, sal marinho e fermento biológico seco. Os ingredientes são batidos no liquidificador para compor a massa, que deve crescer ao ser colocada na forma. O pão é assado por trinta minutos e conta com um sabor delicioso!

6. Pão de forma com sour cream

Foto: Reprodução / LA CUCINETTA

O diferencial desse pão de forma é que ele é feito com sour cream. O preparo consiste em reunir o creme com sal, açúcar, fermento ativo seco e farinha de trigo em uma tigela, misturando até formar a massa. A mistura deve descansar e fermentar por pelo menos uma hora e ser assada por quarenta e cinco minutos. O pão dura até uma semana e vai te conquistar pelo sabor marcante!

Continua após o anúncio

7. Pão de forma semi-integral

Foto: Reprodução / veganana

Os ingredientes utilizados para compor esse pão de forma vegano são farinha de trigo comum, sal, água, fermento biológico e farinha de trigo integral. O preparo é feito reunindo tudo em uma tigela e misturando até formar uma massa homogênea, que deve descansar durante um dia. O pão é colocado na forma, para crescer, e assado por quarenta minutos. É uma opção saudável e que faz sucesso pelo gostinho saboroso!

8. Pão de forma com quinoa

Foto: Reprodução / LA CUCINETTA

Essa receita traz um pão de forma feito com leite, fermento fresco, mel, farinha de trigo, farinha de quinoa, sal, ovo e manteiga. A massa é feita combinando os ingredientes e deve descansar por até duas horas. Depois, o preparo deve ser colocado em uma forma untada e assado por vinte e cinco minutos.

9. Pão Petrópolis

Foto: Reprodução / A CASA ENCANTADA

Essa é uma receita de pão de forma que conta com um resultado delicioso. O preparo leva açúcar, farinha de trigo, sal, fermento biológico, manteiga, ovo batido e leite morno. Para fazer a massa, basta misturar os ingredientes, sovar e deixar descansar. O pão é colocado na forma, pincelado com uma mistura de gema e café e assado até ficar dourado.

10. Pão de forma low carb

Foto: Reprodução / VIDA LOW CARB

Por fim, essa é uma versão low carb de pão de forma para quem não quer sair da dieta. Os ingredientes utilizados para compor a massa são ovos, farinha de amêndoas, queijo parmesão ralado, água, nata e fermento em pó. O preparo é colocado na forma e assado por trinta minutos. É uma opção deliciosa e que vai te deixar salivando!

Essas receitas provam o quanto o pão de forma pode ser preparado de diversas formas e com ingredientes diferentes. Experimente as versões caseiras e adicione-as ao seu cardápio culinário!

PARA VOCÊ