24 receitas de salada primavera super saudáveis

Escrito por    

A salada primavera é uma das opções mais saudáveis na hora de preparar o seu almoço ou até mesmo o seu lanche da tarde ou jantar. Isso porque ela combina as cores de variados alimentos e cada um deles te alimenta com nutrientes bem específicos.

Continua após o anúncio

Cada cor de alimento simboliza uma vitamina, um sal mineral ou outro nutriente necessário para manter seu corpo saudável. Por isso, consumir a salada primavera vai além do seu sabor especial, ela é muito importante para a saúde em si.

Confira abaixo as melhores receitas que vão desde a mais tradicional, até novas invenções feitas por brasileiros que amam uma novidade na cozinha.

Salada primavera tradicional

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

1. Salada Primavera-Verão: uma receita super colorida e bem fácil de ser feita. Todos os ingredientes vão crus, então basta cortá-los bonitinhos e fazer aquela apresentação de dar água na boca. Você vai usar rúcula, hortelã, coentro, queijo coalho, melancia, suco de limão, chimichurri e gergelim.

2. Salada primavera com macarrão: essa deliciosa salada vem também com um adicional de carboidrato para se tornar uma refeição completa. Ela tem as cores de verduras e legumes como o pepino, o tomate e o manjericão. A proteína do queijo e a massa de macarrão gravatinha que finaliza o prato.

3. Salada de primavera: receita deliciosa e super diversa para você conseguir deixar a sua dieta cada vez mais balanceada e saudável. Tem elementos das mais diversas cores e tipos que vão deixar o seu organismo feliz da vida e completamente desintoxicado. São 11 ingredientes mais os molhos. Fica simplesmente delicioso.

4. Salada tropical: essa receita de salada também é muito completa e junto dos vegetais vai também um delicioso molho saudável de iogurte que deixa tudo melhor ainda. Você vai usar nela alface romana, repolho roxo, cenoura, manga, abacate, nozes, suco de limão, orégano, azeite, alho e sal a gosto.

5. Salada primaveril: outra receita bem deliciosa e super simples de ser feita. Tudo completamente cru, vai ter trabalho só para apresentar e preparar o molho, mas é procedimento que não dura mais que cinco minutos. A salada vai com muito verde cheio de proteína como ervilha, brócolis, aspargos e rúcula.

Salada primavera com sabores especiais

Foto: Reprodução / Gastrolândia

6. Salada com cogumelos marinados: saladinha deliciosa e muito simples de ser feita que fica linda quando apresentada diretamente no prato. Essencial para um almoço com amigos ou até mesmo de trabalho. Você vai usar o champignon e mariná-lo com pimenta, salsinha, azeite, tomilho, orégano e alho.

Continua após o anúncio

7. Salada de cuzcuz: outra salada bem gostosa que só de olhar já bate aquela fome. Ela é feita com cuscuz, água, queijo, cebola roxa, tomate cereja, azeitona preta, coentro, azeite, suco de limão, sal e pimenta. Bem simples, apetitosa e especialmente saudável. Ideal para um almoço rápido e delicioso.

8. Salada Califórnia: essa salada califórnia vai fazer você repetir o prato algumas vezes por sua explosão de sabores ao entrar em contato com as suas papilas gustativas. Isso porque ela tem um mix de elementos bem diferentes como o abacaxi, o figo, a cereja, o peito de peru defumado, as nozes e a alface americana.

9. Salada de figo, pera, tomatinhos e pistache: receita bem deliciosa que vai deixar o seu almoço bem refrescante e saudável, principalmente em dias de calor típico da primavera e também do verão. Os personagens principais do prato são o figo, a pera, os tomatinhos e o pistache. Mas o molho também dá um toque para lá de especial.

10. Salada mix: pense em uma salada gostosa, com certeza veio a sua cabeça essa delícia que você vai conferir nessa receita. Primeiro porque ela já começa com um delicioso queijo gorgonzola para colocar respeito no prato. E depois que ainda vem com champignon, hortelã, rúcula, agrião, palmito e tomate cereja.

11. Salada de dente de leão: esse tipo de salada é bem tradicional na mesa de muitos brasileiros e também em algumas outras nacionalidades mais distantes do país tupiniquim. Ela vai com folhas de dente de leão, uma especiaria deliciosa, acompanhada de abacate, cenoura, repolho roxo, couve-flor, gergelim e temperos.

12. Salada de espinafre com cebola roxa e nozes: receita deliciosa que te ensina a fazer todos os preparos do início ao fim, inclusive como deixar as nozes em conserva para pegar um sabor que junto à textura dela vai deixar o prato ainda mais delicioso. Para melhorar, ainda vai com bastante espinafre e cebola roxa.

13. Salada de folhas com morangos: salada bem colorida que investe no verde, vermelho e tons mais claros. Ela vai com alface, hortelã, morangos, queijo Feta, castanhas, azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto. Fica deliciosa além de ser extremamente saudável e fácil de ser feita.

14. Salada de folhas com manga e manjericão: receita bem simples de salada primavera para você resolver o seu problema do almoço com rapidez sem deixar o sabor de lado. Ela vai com apenas cinco ingredientes. Alface roxa, agrião, tomate cereja, manda e manjericão roxo. Uma combinação perfeita para a sua saúde e paladar.

15. Salada de folhas, radicchio e tomate cereja: para terminar essa parte da lista, uma receita de alta gastronomia, mas também super simples de ser feita e muito gostosa. Você vai querer acabar com a travessa da salada, pode ter certeza. Ela vai com diversas folhas, radicchio, tomate cereja e um delicioso molho de mostarda com mel.

Continua após o anúncio

Saladas coloridas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

16. Salada colorida: faça uma bela, gostosa e saudável salada colorida com elementos que você com certeza deve ter dentro da sua geladeira. Você vai usar apenas um repolho roxo, alface, tomate, sal, azeite e suco de limão e essa delícia vai estar pronta para ser devorada.

17. Salada colorida com legumes: salada bem colorida para você cuidar da forma certa do seu organismo e não deixar uma célula sequer sem a proteção de vitaminas e sais minerais essenciais. Ela vai com alface, cenoura, cebola roxa, rabanete, cogumelos, sal, pimenta, azeite e suco de limão.

18. Salada colorida com lentilhas: mais uma opção de salada bem colorida que você pode fazer, inclusive, para a ceia de réveillon ou até mesmo de Natal. A lentilha é sempre uma boa aliada para a busca de um ano novo repleto de coisas boas, ainda mais quando ela vai acompanhada com excelentes temperos.

19. Salada colorida com laranjas: receita muito fácil que você vai fazer em, no máximo, três minutos. Basta cortar os ingredientes e empratar da forma que achar mais bonito. Ela vai com beterraba que dá um sabor delicioso e uma cor viva para esse prato maravilhoso, também leva laranjas e toda a sua acidez cítrica.

20. Salada colorida com uvas: essa receita vai ganhar o seu coração e também o seu estômago, pode ter certeza. Primeiro porque ela vai com uvas, excelente para deixar o principal órgão do seu corpo com as melhores condições possíveis, segundo porque ela tem diversos tipos de alface, pedaços de laranja e croutons.

21. Salada rústica: essa salada é para você surpreender os seus convidados em um almoço ou jantar especial. Porque ela é extremamente colorida com muitos ingredientes. Sua maior dificuldade vai ser de picar tudo bonitinho no mesmo tamanho. Mas, olha, depois de pronta fica deliciosa e muito bonita de ser apresentada.

22. Salada mista: a salada mista é um conceito que mistura os diversos ingredientes que fazem bem para partes diferentes do seu corpo. Nessa em específico você vai usar cogumelos, alface americana, cenoura, cenoura roxa, rabanetes, tomate cereja, cebola roxa, um suco de limão e os temperos finais.

23. Salada simples e nutritiva: saladinha bem simples que junto com a receita vão os tipos de vitamina e sais minerais que elas vão adicionar ao seu organismo. Tem a vitamina A da alface, o Complexo B da beterraba, os flavonoides da cebola, o betacaroteno da cenoura, o cálcio do pimentão e o licopeno do tomate.

24. Salada de laranja, beterraba e mel: para terminar essa deliciosa e nutritiva lista, uma receita bem refinada para você oferecer aos seus convidados em alguma situação especial. Ela é feita com beterraba, laranja, mini alfaces, castanhas, salsa fresca, sal, azeite e um pouquinho de mel puro para dar o toque final.

Com essas receitas de salada primavera, você vai ter uma vida muito mais saudável e nutritiva, isso tudo sem deixar o sabor de lado. Não tem nada melhor do que misturar algo que faz bem para a saúde e ainda por cima é gostoso, não é mesmo? E ainda é tudo bem simples de ser feito. Dá para revezar durante toda a semana a salada do dia. Que tal começar por hoje e comentar aqui embaixo como foi o resultado?

PARA VOCÊ