5 receitas de tahine que vão dar um toque árabe aos seus pratos

Escrito por    

O tahine é uma pasta feita com gergelim torrado que tem origem no Oriente Médio e é usada no preparo dos mais variados pratos, tanto doces quanto salgados. Além de agregar sabor aos alimentos, ele é uma excelente fonte de cálcio, proteína, fibras, ômega 3 e 6 e mais!

Continua após o anúncio

Além de um gostinho incrível para as suas refeições e grande benefícios para o seu organismo, o tahine é supersimples de ser feito, já que na receita básica só é preciso tostar e colocar as sementes em um processador ou liquidificador.

Apesar de ser um item fácil de ser feito, você pode conferir algumas dicas para não errar no preparo dessa pasta, então, confira algumas receitas:

1. Tahine bem temperado

Essa é uma receita extremamente simples de tahine, mas que se destaca pelo sabor. É uma opção bem temperada – com óleo de gergelim, páprica e sal -, diferente de outras receitas que não usam temperos no preparo do tahine. Experimente!

2. Tahine com 1 ingrediente

Foto: iStock

Para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de gergelim branco ou bege. Você deve deixar as sementes ao fogo até que fiquem tostadas, mas cuidado para que elas não queimem. Depois disso, só é preciso bater no liquidificador: o processo é um pouco demorado e leva aproximadamente 20 minutos. Após esse passo, sua pasta estará pronta para o consumo.

3. Tahine com água


O processo dessa receita é bem parecido com o da opção anterior, a diferença é que depois que a pasta está pronta, é preciso acrescentar água. Esse é um passo simples, mas que faz com que a textura fique bem mais leve e o sabor mais suave. Além disso, é uma ótima opção para quem quer que o tahine renda uma quantidade maior.

4. Tahine com azeite

Foto: Reprodução / mel e pimenta


Para preparar essa receita, também é preciso torrar o gergelim e depois levá-lo ao processador, porém, aqui, um pouco de azeite também entra em cena para deixar a basta mais cremosa e com um gostinho especial. Essa é uma opção supersimples, mas que pode te surpreender positivamente pelo sabor final.

Continua após o anúncio

5. Tahine com óleo de gergelim


A última receita da lista também é feita com gergelim torrado e batido em um liquidificador ou processador, porém, no último passo, o óleo de gergelim é adicionado. Essa é uma ótima opção para quem quer apenas o gosto do gergelim na pasta e prefere um resultado final com uma textura menos espessa.

O tahine é um item superfácil de ser feito e que pode ser usado no preparo dos mais variados pratos. O homus, por exemplo, uma famosa pasta de grão de bico, leva esse ingrediente para que seu gostinho fique ainda melhor. Se você quer conhecer um pouco mais da culinária árabe, confira receitas de homus para testar em casa.

PARA VOCÊ