17 receitas de tortas com massa podre para desmanchar na boca

Por
Atualizado em 29.10.21

Tradicionalmente utilizada em tortas, quiches, pasteis de forno e empadas, a pâtee brisée, conhecida como massa podre, é famosa por ser crocante e quebradiça, desmanchando assim que são colocadas na boca.

Publicidade

Esse tipo de massa pode ser utilizado tanto para fazer doces, quanto salgados, o que muda é a quantidade de açúcar ou sal a serem colocados. Quanto ao preparo, não é difícil, mas é preciso bastante atenção para que ela saia com a consistência desejada.

Existem alguns segredinhos para a execução da tão querida massa podre, os principais deles são: usar sempre manteiga fria, nunca em ponto de pomada, deixar a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos e abrir a massa em espessura uniforme.

Que tal experimentar? É só conferir essa seleção com 17 receitas de tortas doces e salgadas! Aproveite para usar a criatividade e crie recheios diferentes e saborosos.

Receitas de massa podre

1.Pâte brisée: conhecida como massa podre, a pâte brisée é a massa utilizada para fazer deliciosas tortas com recheios doces ou salgados. A receita é simples e fácil e leva apenas farinha, manteiga, sal e água. Veja como fazer!

Publicidade

2.Massa podre básica: essa versão da massa podre pode ser utilizada para qualquer tipo de torta ou quiche. Além disso, fica pronta em apenas 30 minutos e, depois, é só colocar o recheio que desejar! Não se esqueça de pré assar a massa antes de colocar os ingredientes do recheio.

3.Massa podre com leite: além dos ingredientes tradicionais, essa receita acrescenta óleo, leite e fermento em pó para que a massa fique um pouco mais macia. Esses ingredientes deixam o manuseio da massa mais fácil, quase nem precisa de rolo para abrir. Use a criatividade na hora de escolher o recheio e aproveite!

4.Massa podre quebradiça: como toda massa podre deve ser, essa receita ensina a deixá-la bem quebradiça, desmanchando na boca. Se quiser fazer a massa um pouco mais salgada, é só utilizar menos açúcar. Confira o passo a passo para fazer essa deliciosa massa que derrete ao comer.

Publicidade

Tortas salgadas com massa podre

5.Torta de frango desfiado: como a massa podre é um pouquinho mais seca e se desmancha, o ideal é sempre escolher um recheio mais molhadinho. O recheio é muito simples e leva apenas frango, tomate, tempero e alho-poró para dar um toque final. Fica uma delícia!

6.Torta de frango com catupiry: deliciosa e fácil de fazer, a torta de frango com catupiry agrada a praticamente todos os gostos. A massa podre dá o toque especial e se desmancha na boca. A dica, aqui, é começar pelo recheio, que é mais demorado, e depois fazer a massa. Aproveite!

7.Torta de frango e palmito: a torta de frango desfiado com palmito é imperdível! Uma dica: coloque o vidro do palmito para ferver em uma panela com água por uns 15 minutos, isso é bom para neutralizar a toxina botulínica, caso esteja presente no alimento.

8.Torta de palmito e alho poró: muito fácil de preparar, essa torta com massa podre vai fazer sucesso no almoço de final de semana! É só refogar o palmito, já fervido com alho-poró, azeitonas picadinhas, cebola e ricota e temperar com sal e pimenta. Experimente!

9.Torta de frango ao curry com legumes: nessa receita, a massa podre leva um delicioso recheio de frango ao curry, espinafre, milho verde, cenoura, vagem e tomate cereja. Fácil de fazer, desmancha na boca e, além disso, conta com ingredientes saudáveis.

10.Torta de frango com molho bechamel: o molho bechamel foi escolhido como substituto do catupiry na receita desta torta. Dessa forma, o recheio continua molhadinho e saboroso e agrada a quem não gosta ou prefere não utilizar catupiry nas receitas. Vale a pena experimentar, confira!

11.Tortinhas de presunto e milho: aqui vai uma receita de quiche com a famosa, e bem fácil de fazer, massa podre! Misture presunto, queijo, milho, creme de leite e ovos, tempere como desejar e finalize com queijo parmesão ralado. A receita rende cerca de 8 a 10 quiches.

12.Quiche de espinafre com tomate seco: uma boa opção para vegetarianos e veganos, esse quiche de espinafre com tomate seco é incrivelmente delicioso. É só trocar o queijo tradicional pela versão alternativa de tofu. Aqui, a massa podre foi feita com farinha de grão de bico.

Tortas doces com massa podre

13.Torta de amêndoas e figo: essa sobremesa é definitivamente imperdível para qualquer comemoração de final de ano. O recheio de creme de amêndoas tem o nome de Frangipane, com sabor bem acentuado e textura macia e úmida. Os figos caramelizam durante o cozimento e ficam docinhos. Confira como fazer!

Publicidade

14.Torta de maçã glúten free: para os alérgicos a glúten e lactose de plantão, essa é uma receita de torta com massa podre doce tão incrível quanto a original. Para fazer a compota utilize 4 maçãs, canela, açúcar mascavo ou demerara, chia e água. Experimente!

15.Torta de frutas vermelhas e creme de baunilha: a base da torta é, claro, a massa podre tradicional com um recheio excepcional! O creme de baunilha é gostoso, tem textura aveludada e não é muito doce. Com o toque azedinho das frutas vermelhas, o sabor fica completo. Uma ótima opção para as festas de final de ano.

16.Torta de morango: torta de morango é sempre uma aposta certa para agradar a todos os tipos de gostos. Junte o creme feito com açúcar, gema, maisena, baunilha, gelatina de morango e morangos à massa podre e terá uma deliciosa torta daquelas de padaria. Experimente!

17.Torta de limão: mais um clássico excepcional, a torta de limão fica incrível e o recheio é muito fácil de fazer! Basta juntar uma lata de leite condensado, 200ml de creme de leite e suco de três limões. Para finalizar, acrescente raspas da casca de limão.

Gostou? Aproveite que as festas de confraternização estão chegando e teste sua receita preferida para impressionar a família, amigos ou o pessoal do trabalho. As receitas de torta com massa podre são uma aposta certa para agradar a todos!