Massa de panqueca fácil

Massa de panqueca fácil

12 unidades 40min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma bancada com todos os ingredientes separados da massa de panqueca.

    Receiteria

    Certifique-se de usar uma farinha de trigo sem fermento (não queremos que a massa cresça). Quebre os ovos em uma tigela, antes de adicionar à receita, para verificar se estão bons.
  2. Um liquidificador com todos os ingredientes.

    Receiteria

    No liquidificador, coloque todos os ingredientes (menos a manteiga) e bata até misturar bem. É possível bater com fuê (batedor de ovos) ou garfo - bata por 5 minutos, misturando bem, sem deixar gruminhos;
  3. Um recipiente com a massa ainda líquida.

    Receiteria

    Despeje a massa em um recipiente. Experimente o sal e ajuste se precisar. Em temperatura ambiente, deixe descansar por 20 minutos;
  4. Uma frigideira com uma porção da massa de panqueca crua.

    Receiteria

    Unte uma frigideira com manteiga. Em fogo baixo, despeje 1/4 de xícara (ou 1 concha grande) da massa, espalhando por toda a frigideira. Ajuste a quantidade de massa de acordo com o tamanho de sua frigideira;
  5. Uma frigideira com uma porção da massa quase pronta.

    Receiteria

    Assim que a massa firmar, com a ajuda de uma espátula, vire-a e deixe dourar do outro lado. Para virar fazendo o movimento flip, segure a frigideira pelo cabo e dê uma leve pulsão com a mão - a panqueca vai subir e virar no ar;
  6. Uma bancada com várias massas de panquecas prontas.

    Receiteria

    Repita o processo com toda a massa, untando a frigideira sempre que preciso. A panqueca fica macia e levinha! É só rechear.

informações nutricionais (a cada 100g)

135 calorias
6g proteínas
4g gorduras
18g carboidratos

Publicidade

dúvidas sobre Massa de panqueca fácil

1

É possível fazer massa de panqueca sem leite?

Sim, é possível fazer massa de panqueca sem leite. Você pode substituir por água (mesma quantidade). Adicione 1 colher de café rasa de azeite ou óleo vegetal de sua preferência para a massa não perder a maciez. Outra opção é usar leite vegetal, como de soja ou de castanhas.

2

Como substituir o ovo na massa de panqueca?

Faça a massa de panqueca apenas água (ou leite), farinha de trigo e sal. Para deixar a massa macia, acrescente 1 colher de café rasa de fermento em pó e 1 colher de café rasa de azeite.

3

Como colorir a massa de panqueca?

Você pode colorir a massa de panqueca com legumes e vegetais. No liquidificador, com os outros ingredientes, adicione: para panqueca verde, 3 folhas de couve ou espinafre. Panqueca amarela, 1/2 colher de sobremesa de açafrão ou 1/2 cenoura crua. Panqueca rosa, 1/2 beterraba crua.

dicas do receiteria

Panqueca é o tipo de prato que agrada crianças e adultos! Certamente, você já fez ou já passou por esta experiência: uma pessoa está fritando massa de panqueca, alguém entra na cozinha e pede uma, mesmo sem recheio. A massa é gostosa demais, principalmente quando ela fica macia e levinha.

Porém, com certeza, é muito mais gostosa recheada. Aqui, é a criatividade que manda: recheio de carne moída, palmito, abóbora, frango, berinjela, seleta de legumes… Também dá para variar no molho, começando pelos clássicos: molho de tomate e molho bechamel. Divirta-se no preparo.

A massa crua pode ficar na geladeira por até 24 horas. Se preferir, congele as panquecas recheadas. Retire do congelador, 6 horas antes do consumo e coloque na parte de baixo da geladeira. Depois, é só esquentar.

veja mais receitas

Panqueca

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments