30 receitas de trufas para se deliciar sem muito trabalho

A trufa é um doce que tem uma casquinha crocante de chocolate coberta por cacau em pó e um recheio feito com um creme. Normalmente, ele é de chocolate e creme de leite, mas pode ser incrementado com diversos ingredientes, como castanhas, frutas secas ou bebidas, como o conhaque.

Publicidade

Tem o mesmo nome de um cogumelo subterrâneo, que, quando é colhido, está envolto em terra. Isso acontece tanto pela aparência quanto pelo tamanho.

Com um preparo muitas vezes simples, você pode inovar no sabor do creme, mas também pode surpreender com o chocolate usado, como o ao leite, amargo ou branco. As versões podem ser incrementadas ou até mesmo saudáveis, é possível encontrar opções para todos os gostos. Confira!

Trufas tradicionais

1. Trufa de chocolate e café: com um preparo simples, a maior espera dessa receita é aguardar o ganache esfriar, para que os bombons sejam montados. O sabor de café é uma ótima opção para quem gosta de um doce intenso e marcante.

2. Trufa de Nutella: além do creme de cacau e avelã, esse bombom é coberto com chocolate amargo, avelãs e cacau em pó. O resultado é uma casquinha crocante e um recheio cremoso.

Publicidade

3. Trufa de caramelo salgado: essa é uma receita que mescla os chocolates ao leite e amargo. Também é feita com açúcar – para o caramelo -, manteiga, nata e cacau em pó.

4. Trufa de chocolate: para dar um gostinho a mais aos seus bombons, você pode acrescentar licor de café, chocolate ou creme irlandês. Se quiser apenas o sabor de chocolate, essa também é a receita certa.

5. Trufa de champagne: além de ter um toque suave do sabor do champagne (também pode ser espumante), essa receita usa tanto o chocolate meio amargo quanto o branco.

Publicidade

6. Trufa de chocolate com rum: a combinação de chocolate ao leite, meio amargo e rum resulta em um sabor muito interessante. Ótima opção para quem quer um preparo tradicional, mas delicioso.

7. Trufa de chocolate branco e pistache: essa é uma receita em que você sente o sabor das camadas: primeiro uma crocante com o pistache, depois o doce e cremoso do chocolate branco, e por último, o sabor amargo do matcha. Quem gosta de chá verde vai adorar essa receita.

8. Trufa de chocolate com licor: sabe aquela trufa que derrete na boca? É o resultado que essa receita oferece. A base é um ganache de chocolate nobre incrementado com creme de licor irlandês, e as trufas ainda são banhadas em chocolate e passadas no cacau.

9. Trufa de cappuccino: além de cappuccino, essa receita também tem café, chocolate ao leite, meio amargo e em pó, mel, rum e creme de leite.

Trufas com frutas

10. Trufa de frutas vermelhas: a base dessa receita é uma deliciosa mistura de chocolate branco com purê de frutas vermelhas. Você também vai precisar de licor, mais chocolate para banhar as trufas e confeitos para decorar.

11. Trufa de tâmaras, cacau e nozes: com apenas 20 minutos e 4 ingredientes é possível preparar trufas que além de saborosas, são muito saudáveis.

12. Trufa de maracujá: essa é uma receita que usa o chocolate branco na base e o meio amargo na cobertura, pois esses ingredientes combinam muito bem com a acidez do maracujá. O preparo é bem simples e prático.

13. Trufa de banana com cacau e gengibre em pó: o recheio dessa trufa leva banana passa, cacau derretido, essência de baunilha e gengibre em pó. Para a cobertura, você pode soltar a criatividade e usar outros ingredientes além do cacau.

14. Trufa de caipirinha: que tal acrescentar um sabor completamente brasileiro aos seus bombons? A combinação de doce e azedo fica muito interessante e é ótima para quem busca opções que não sejam tão doces.

Publicidade

15. Trufa rosa: que tal acrescentar água e pétalas de rosas aos seus bombons? Além da coloração rosa, o toque que dão ao sabor é bem suave.

16. Trufa com cranberry: além de cranberries, essa receita também tem um toque de licor de Amarula. A dica para um bom resultado é escolher ingredientes de qualidade.

17. Trufa de chocolate branco com cardamomo: o cardamomo é um tempero indiano bem perfumado. A combinação com chocolate branco fica muito interessante.

18. Trufas de damasco com coco: essa é uma receita simples de ser feita e pode ser armazenada na geladeira por alguns dias. Se você optar guardar no freezer, o tempo é maior ainda, e como é um doce que não congela, pode ir direto para a mesa.

19. Trufas de chocolate com laranja: misturar suco de laranja com chocolate pode ser uma ótima aposta, não é mesmo? Assim, você consegue garantir um gosto azedinho ao doce, mesmo sem ter muito trabalho na cozinha. Para que o resultado fique bem gostoso, a dica é usar chocolate meio amargo, já que a fruta é cítrica.

Trufas especiais

iStock

20. Trufa com limão: que tal usar limão e castanha de caju para rechear a casquinha de chocolate meio amargo? Essa é uma receita para intolerantes à lactose.

21. Trufa vegana com 2 ingredientes: essa receita é feita apenas com cacau em pó 100% e leite condensado vegano. É uma opção deliciosa e econômica – ótima para vender e fazer uma grana extra.

22. Trufa funcional: essa receita é feita com biomassa de banana verde, chocolate – amargo ou meio amargo – e algum ingrediente para adoçar, como mel, açúcar de coco, agave ou adoçante.

23. Trufa proteica: essa é uma receita muito simples e uma ótima opção para quem busca um docinho proteico. O ingrediente principal é o whey.

Publicidade

24. Trufa saudável: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de damasco, castanha-do-Pará, uva-passa e cacau em pó. Além de poucos ingredientes, o preparo é supersimples.

25. Trufa com nozes sem lactose: essa é uma opção é bem simples de ser feita, mas para que o doce não grude nas suas mãos na hora de enrolar é preciso seguir todas as dicas presentes na receita.

26. Trufa raw sem lactose: a culinária raw utiliza apenas ingredientes crus, ou seja, que não passam pelo processo de cozimento. Essa é uma opção de doce supersaudável.

27. Trufa maromba: os principais ingredientes dessa receita são o whey protein e a batata doce, por isso o nome. Você também vai precisar de cacau em pó, banana, água e canela.

28. Trufa branca de Oreo: essa receita combina chocolate branco, biscoitos Oreo triturados, creme de leite e um destilado para preparar trufas deliciosas. Já a cobertura fica por conta de mais chocolate branco derretido.

29. Trufa com amêndoas sem lactose: essa é uma opção que rende 50 trufas. O preparo é simples, mas não muito rápido.

30. Trufa low carb e sem lactose: essa é uma receita bem simples e prática. Você só vai precisar de chocolate amargo, leite de coco e cacau em pó para preparar trufas saudáveis e deliciosas.

Para servir como sobremesa ou naquele momento em que bate uma vontade de comer um docinho, as trufas são uma ótima opção. Além disso, o preparo é muito simples e não vai demandar muito tempo na cozinha.