32 receitas de tempero para carne que deixarão seus pratos mais saborosos

Escrito por                          

Os temperos caseiros são uma opção deliciosa para se utilizar na cozinha. Além disso, esses preparos também contam com benefícios para saúde, como ter menos sódio e conservantes que os industrializados.

A carne pode ser temperada de diversas formas e com ingredientes variados. As combinações são inúmeras e vão te deixar com água na boca.

Os temperos de carne precisam entrar pra seu cardápio culinário pois são muito gostosos e darão um diferencial aos seus pratos. Confira uma seleção de receitas de tempero de carne que deixa qualquer um com água na boca:

Tempero para carne de boi

Foto: Reprodução / MEL E PIMENTA

1. Tempero steak rub para carne: a inspiração dessa receita é um tempero muito utilizado nos Estados Unidos chamado Steak Rub. O preparo consiste em combinar páprica picante; alho, mostarda, cominho, coentro e alecrim em pó; pimenta caiena, açúcar mascavo, pimenta preta e sal em uma tigela. A mistura é levada para o micro-ondas por alguns segundos e, então, o tempero já pode ser utilizado.

2. Tempero para bife de carne: essa receita traz um tempero para bifes. O preparo é feito misturando shoyu, água, azeite, mostarda, sal, alho triturado e pimenta-do-reino. A carne deve marinar por pelo menos duas horas no tempero e seus bifes vão ficar deliciosos e com um aspecto muito bonito!

3. Tempero vermelho para carne: o preparo desse tempero delicioso consiste na junção de coloral; alho, cebola e salsa desidratadas; orégano e folhas de louro. Os ingredientes funcionam bem quando combinados e o resultado vai deixar suas carnes ainda mais saborosas!

4. Tempero para carne de churrasco: essa receita traz um tempero que deve ficar em contato com a carne por pelo menos um dia antes de assar. O preparo leva óleo, tempero completo, alho e suco de limão. É uma opção simples, pois os ingredientes são facilmente encontrados, e gostosa!

5. Tempero para carne moída: esse tempero para carne moída vai deixar seus pratos com um sabor marcante. O preparo leva cebola, tomate, alho, molho inglês, shoyu, conhaque, molho de tomate, manjericão fresco, azeite, manteiga e sal. O uso da erva fresca deixa um gostinho singular e que vai te conquistar!

6. Tempero dry rub para carne: essa opção de tempero seco para carnes é feita misturando bem açúcar refinado, açúcar mascavo, sal, páprica doce, pimenta caiena, pimenta chilli, pimenta-do-reino com cominho, alho e cebola em pó. Para utilizar, é só espalhar bem o tempero pela carne. É uma opção prática e agradável!

7. Tempero para espetinho de carne: a marinada dessa receita de tempero para espetinho de carne é feito com óleo, molho shoyu, pimenta calabresa, páprica, pimenta-do-reino, mostarda, salsinha, alho torrado, folhas de louro e sal. Os ingredientes são todos misturados com a carne, que deve permanecer no molho por no mínimo duas horas.

8. Sal grosso temperado para churrasco: esse sal grosso temperado funciona bem para as carnes do churrasco e vai deixar seus convidados com água na boca. O tempero é feito combinando o sal com ervas finas e cebola, alho e salsa desidratados. É uma versão que pode ser colocada em um potinho e ser dada como presente também!

9. Tempero para carne com cebola e páprica: o preparo desse tempero é feito no processador. São reunidos e batidos: sal grosso, pimenta-do-reino, cebola, páprica doce, tomilho desidratado, alho, azeite, semente de coentro e alecrim desidratado. O preparo dura até trinta dias conservado na geladeira.

Tempero para carne de porco

Foto: Reprodução / PANELATERAPIA

10. Tempero para pernil: esse creme pode servir para temperar pernil e lombo suínos. O tempero é preparado combinando no liquidificador vinho branco seco, cebola, cenoura, salsão, suco de limão, azeite, sal, alho, pimenta-do-reino e ervas frescas. A sugestão é assar a carne com o resultado em um saco, para pegar bem o gosto.

11. Tempero para carne de porco com shoyu: essa mistura deliciosa para temperar carne de porco é feita de mostarda, shoyu, alho, sal, pimenta, água, vinagre, mel, colorau e óleo. É uma opção que deixa um sabor marcante e que vai fazer sucesso na sua mesa!

12. Tempero com bacon em pó: essa versão de tempero para carne de porco leva lemon pepper, bacon em pó, suco de limão, alho, sal e azeite. Os ingredientes combinam entre si e a carne fica com um gostinho cítrico inconfundível. O resultado vai deixar você salivando!

13. Marinada para carne de porco: o tempero para carne de porco dessa receita aparece na forma de marinada. O preparo consiste em combinar em um saco a carne com alecrim, canela, louro, grãos de pimenta, alho, água, vinho branco seco e sal. A finalização é feita levando o saco para a geladeira por no mínimo vinte e quatro horas.

14. Tempero para carne de porco com orégano: essa é uma opção de tempero para bisteca suína. Aqui, o preparo é feito com vinagre, mostarda, azeite, pimenta preta, orégano e sal. Os ingredientes são combinados com a carne, que fica saborosa e com uma textura incrível!

Tempero para carne de frango

Foto: Reprodução / A CASA ENCANTADA

15. Tempero para carne branca: esse tempero para carne de frango é feito processando sal grosso, pimenta-do-reino, salsa desidratada, cebola, páprica defumada, tomilho desidratado, orégano, alho, azeite e cúrcuma. O resultado é gostoso e pode ser consumido em até um mês se conservado na geladeira.

16. Tempero amarelo para carne branca: aqui, o tempero para aves leva coentro e cebola desidratados, páprica doce, semente de cominho e colorau. Os ingredientes são todos misturados e para utilizar é só espalhar o preparo pela carne.

17. Tempero para carne de frango com mostarda: essa receita traz um tempero para carne de frango que é feito de alho triturado, vinagre, molho de soja, azeite, água, colorau, alho, sal, pimenta e mostarda. A carne deve ficar tomando gosto no tempero por no mínimo uma hora antes de grelhar.

18. Tempero para frango inteiro: essa opção de tempero é para ser utilizada em frangos inteiros. O preparo é feito lavando a carne com água e limão, colocando-a em um saco e adicionando colorau, sal, cebola, alho, manjericão, alecrim, cheiro-verde e óleo. É uma versão bem completa e que vai deixar o frango do almoço de domingo mais gostoso!

19. Tempero cítrico com mel e gengibre: essa é uma receita de tempero para frango diferente e de sabor irresistível. A carne é acompanhada por suco e raspas de limão e laranja, mel, óleo de gergelim, sementes de coentro, gengibre ralado, shoyu, alho, sal e ervas frescas. O resultado é um gostinho que vai fazer seus convidados pedirem mais!

20. Tempero de frango com páprica: esse tempero vai te ajudar a deixar a sua carne de frango macia e dourada. Para preparar, basta combinar a ave com uma mistura de pasta de alho, páprica, sal, suco de limão e molho shoyu. É uma opção aromática e que conta com um sabor bem equilibrado!

21. Marinada para frango: essa receita traz um frango preparado em um saco com salsão, tomilho, grãos de pimenta, talos de salsinha, alho, água, suco de laranja e sal. O preparo deve ser levado para a geladeira por no mínimo um dia e o resultado vai fazer sucesso nas suas refeições!

Tempero para peixe

Foto: Reprodução / PANELATERAPIA

22. Tempero simples para peixe: esse é um tempero fácil e delicioso para carne de peixe. O preparo é feito com sal, suco de limão, pimenta-do-reino e azeite. Os filés são secos antes de fritar para o preparo não ficar com muita água. O sabor que resulta dessa receita é leve e saboroso!

23. Tempero para peixe com gengibre: aqui, o tempero do peixe leva gengibre ralado, suco de limão, pimenta-do-reino e sal. O diferencial da receita fica por conta do uso do gengibre, que dá um toque especial ao preparo. É a opção ideal para quem quer inovar e sentir um gostinho marcante!

24. Tempero com ervas para peixe: a dica dessa receita é fazer cortes laterais no peixe para o tempero ter mais contato com a carne. Os ingredientes utilizados são manjericão, salsinha, cebolinha, sal grosso e suco de limão. As ervas darão um sabor fresco e agradável aos seus pratos.

25. Tempero para peixe com limão siciliano: esse é um tempero prático para carne de peixe. Aqui, o preparo é feito com suco de limão siciliano, pimenta-do-reino, sal e azeite. A finalização fica por conta das rodelas do limão que, quando assadas, deixam o prato com um gosto ainda mais delicioso!

26. Marinada para peixe: essa marinada para peixe leva ingredientes como alho-poró, tomilho, manjerona, suco de limão, água, pimenta-do-reino e sal. A combinação deve ser misturada ao peixe por doze horas e o gostinho que fica na carne é inconfundível!

27. Tempero para peixe com alho e pimenta: o diferencial desse tempero para peixe é o uso do molho de pimenta. Os demais ingredientes utilizados são sal, alho picado e suco de limão. É uma versão simples e ideal de tempero para a correria do dia a dia, já que não demanda muito trabalho.

Temperos para carnes variadas

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

28. Tempero de hortelã para carne: esse é um tempero que conta com um sabor fresquinho e marcante. O preparo é feito reunindo óleo, folhas de hortelã, alho, sal e cebola ralada em um pote. O resultado pode ser consumido durante uma semana. É uma opção que deixa qualquer um com água na boca!

29. Tempero para carne de cordeiro: a combinação da carne de cordeiro com o hortelã é clássica e está presente nessa receita. A marinada é preparada com as folhas, pimenta síria, louro, alecrim seco, vinho branco, alho e sal. A carne deve descansar nesse molho e fica com um gosto bem equilibrado!

30. Tempero de alho e cebola: esse tempero pode ser utilizado em vários tipos de carne. O preparo é feito no liquidificador com cebola, alho e óleo. É uma versão rápida, que deve ser conservada na geladeira e pode ser consumida em até quinze dias.

31. Tempero com cenoura e pimentão: essa receita traz um tempero para carne que leva óleo, alho, cebola, colorífico, pimenta-do-reino, cebolinha, cenoura e pimentão verde. A mistura é feita no liquidificador e deve ser colocada em um vidro. Esse tempero pode ser usado em qualquer tipo de carne.

32. Tempero de alho, salsinha e cebolinha: esse tempero caseiro é muito gostoso e deve ser feito no liquidificador. Os ingredientes utilizados são óleo, cebola, alho, salsinha, cebolinha e sal. O preparo é prático e o resultado é de deixar qualquer um salivando!

O tempero é uma parte fundamental de qualquer preparo culinário. A carne pode ser combinadas com diversos ingredientes e os sabores resultantes dessas misturas são irresistíveis. Experimente temperos caseiros e se delicie com o gostinho e textura marcantes da carne!

PARA VOCÊ