Essa massa de salgado frito é bem versátil e combina com diversos recheios. Pode ser utilizada para fazer coxinhas, risoles, bolinhas de queijo, enroladinhos ou outros salgados fritos de sua preferência. Fica crocante por fora e macia por dentro. Um sucesso para festinhas, lanches e happy hour.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Essa massa é muito fácil de fazer. Entretanto, após adicionar a farinha de trigo no caldo de galinha fervendo, você precisa mexer sem parar, caso contrário, a massa grudará no fundo da panela, além de ficar cheia de gruminhos.
É muito importante equilibrar a quantidade de líquido e farinha. Essa receita dá certinho! Porém, se a massa ficar muito tempo no fogo, pode acontecer dela ressacar. Caso aconteça, desligue o fogo, adicione um pouquinho de água fervente e continue amassando a água.
A massa rende bastante. Por aqui, conseguimos preparar: 10 bolinhas de queijo – 50 gramas cada; 08 coxinhas – 40 gramas cada; 07 croquetes – 50 gramas cada, e 06 risoles – 80 gramas cada. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho e recheios. Se quiser, é possível usar essa massa para modelar salgados grandes.
Para congelar: após modelar os salgadinhos, coloque todos em uma forma, ou prato, deixando um espaço entre eles. Leve ao congelador por algumas horas até congelarem. Coloque os salgadinhos já congelados em pacotinhos ou potes herméticos e leve ao congelador novamente por até 3 meses. Na hora de fritar, o salgadinho vai do congelador diretamente para a panela com óleo quente.
A massa fica bem leve e fofinha, resultando em um salgadinho crocante. No entanto, para garantir isso, é importante que os salgadinhos sejam fritos em alta temperatura (180 ºC). Também é necessário deixar os salgadinhos descansarem um recipiente forrado com papel-toalha para escorrer o excesso de óleo.
Experimente incorporar outros temperos à massa, como alho em pó, cebola em pó, orégano e salsinha. Outra opção é acrescentar um pouco de parmesão ralado à massa, principalmente se for fazer bolinha de queijo – isso deixará o salgado com uma casquinha bem douradinha ao fritar. Confira também outras receitas de salgados para festas, inclusive há dicas de recheios, com passo a passo, para todos os gostos.

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!