Versátil, esse picles é o toque de acidez e textura que qualquer comida precisa. Fica muito aromático, a escolha de temperos é a chave dessa conserva! Se gostar de uma picância mais pronunciada, adicione pimenta calabresa ou corte a dedo-de-moça ao meio, para que as sementes entrem em contato com o caldo.
Ingredientes da conserva
Ingredientes da cebola
Publicidade
Modo de Preparo
-
Reúna todos os ingredientes em sua bancada;
Receiteria
-
Numa panela, despeje a água, o vinagre, o sal, o açúcar, as folhas de louro, os grãos de pimenta, a dedo-de-moça e os dentes de alho com casca. Ligue o fogo baixo e deixe aquecer por 40 minutos, até que os ingredientes soltem seus aromas. O líquido não deve ferver vigorosamente;
Receiteria
-
Enquanto o caldo aquece, vamos preparar as cebolas. Descasque, descarte as extremidades da cebola, corte ao meio no sentido do comprimento e fatie em cortes julienne. Isso é, tiras longas e finas e reserve;
Receiteria
-
Branqueie as cebolas. Em uma panela maior, ferva 1 litro de água. Quando estiver em alta fervura, adicione as cebolas e deixe por 1 minuto. Escorra logo em seguida e transfira para um recipiente com água gelada para interromper o cozimento;
Receiteria
-
Com o caldo já frio, coado e o branqueamento feito, vamos à montagem! Escorra bem as cebolas e posicione todas em um pote hermético. Despeje o caldo até que as cubra por completo;
Receiteria
-
Tampe e leve para refrigerar. Depois de 24 horas curtindo, o picles já pode ser apreciado;
Receiteria
-
Sirva com torradas, lanches ou em saladas. Aproveite seus sabores!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Deixar o alho, o louro e a pimenta dentro do vidro depois de preparar o picles é uma ótima ideia. Além de enfeitar e deixar o visual mais bonito, esses ingredientes continuam liberando aroma e sabor ao longo do tempo, deixando o resultado ainda mais marcante. É um toque simples que transforma a conserva em algo especial e cheio de personalidade.
Esterilizar o vidro com água quente antes de colocar as cebolas é um passo essencial para garantir que o picles dure mais tempo e fique livre de qualquer contaminação. Basta ferver o vidro e a tampa por alguns minutos, deixar escorrer naturalmente e só depois preencher com os ingredientes. Essa prática aumenta muito a segurança e a conservação da receita.
O picles de cebola roxa combina perfeitamente com hambúrgueres, mas também vai muito bem em sanduíches, saladas e até pratos com carnes grelhadas. O contraste entre o azedinho e o adocicado dá um toque refrescante e equilibra sabores mais intensos. É aquele detalhe simples que transforma uma refeição comum em algo muito mais saboroso.
Por aqui, somos muito fãs dos picles e das conservas, as de cebola são favoritas disparadas. Pensando nisso, deixamos recomendado outra receita do tipo, confira essa cebola em conversa, a mistura de temperos dela deixa ela com um sabor inigualável, vale cada mordida. Experimente!

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramExperimente também
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!