Só de escutar a palavra quentão já dá saudade de uma Festa Junina. Porém, a bebida típica pode ser consumida em qualquer época do ano, principalmente se o clima estiver friozinho. Separa a cachaça e as especiarias! Como o próprio nome indica, basta um copo e o corpo fica “quentão” mesmo.
Ingredientes
Publicidade
modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Isso aqui tá bão demais! Se tem Festa Junina, tem que ter quentão. A popularização (e talvez a origem) da bebida aconteceu no interior de Minas Gerais. Em junho, época das celebrações de São João e um dos meses mais frio do ano, os mineiros misturavam pinga, gengibre e especiarias para aquecer o corpo enquanto dançavam um forrozinho em volta da fogueira.
Claro, a bebida pode ser consumida em qualquer época do ano, principalmente em dias mais frios. Se quiser, acrescente o suco da laranja e do limão para trazer um sabor ainda mais fresco e marcante ao quentão. Caso não goste de alguma especiaria, pode retirar ou substituir por outras, como anis-estrelado ou favas de cardamomo.
Para a maçã não escurecer, regue-a com caldo de limão. Você também pode adicionar algumas gotas de Angostura – um composto aromático de ervas que combina muito com essa bebida. Uma xícara de quentão já dá um sossego gostoso, aquece o corpo e o coração. Porém, para eventos grandes, a dica é duplicar ou triplicar todos os ingredientes. E o arraía só fica completo se tiver uma mesa lindona com receitas de Festa Junina!

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade