41 receitas com amora deliciosas e cheias de benefícios para sua saúde

Escrito por                          

A amora é uma fruta de origem asiática, mas que se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Por aqui, a versão mais comum é a negra, que tem um sabor docinho, com leve toque azedo e mancha as mãos ao comer.

Com essa frutinha que está disponível nos meses de setembro a novembro, é possível preparar os mais diversos alimentos, como geleias, bolos, tortas, sucos e ainda outras opções.

Para você conferir a variedade de opções de receitas com amoras que podem entrar na sua mesa, preparamos uma lista com as melhores receitas, confira:

Bolos com amora

Foto: Reprodução / Francinha

Foto: Reprodução / Francinha

1. Muffin de banana e amora: essa é uma receita que usa poucos ingredientes, e provavelmente você tem todos eles em casa! O tempo de preparo é de aproximadamente 30 minutos e rende doze bolinhos.

2. Bolo mármore de amora: para essa receita, você vai precisar preparar uma geleia com amoras para misturar com a massa. Para incrementar ainda mais o sabor, o bolo ganha uma cobertura de chocolate branco.

3. Brownie cheesecake de amora: esse doce tem como base o brownie, o recheio de cream cheese de um cheesecake e a cobertura fica por conta de uma calda de amoras. Essa combinação é inovadora e ficar super saborosa.

4. Bolo simples de amora: um bolinho de iogurte pode ficar bem especial com o acréscimo de limão e amora. A combinação de frutas deixa o bolo com um toque azedinho que combina muito bem com o sabor suave da massa.

5. Bolo de baunilha com calda de amora: essa é outra opção de uma massa simples que é incrementada com amoras. A frutinha é usada para fazer uma calda simples e que leva apenas mais dois ingredientes: açúcar e licor de cassis.

6. Bolo de geleia de amora: que tal usar geleia de amora na massa do seu bolo? Ah, chocolate em pó e canela também são usados para completar o sabor. Um bolo simples, mas muito aromatizado combina com um café da manhã ou da tarde.

7. Muffin de amora sem lactose: além de ser sem lactose, essa também é uma receita livre de glúten. O muffin combina uma massa fofinha com uma farofa crocante de aveia.

8. Cupcake de amora: se você gosta bastante dessa frutinha, essa pode ser uma ótima receita, já que as amoras são usadas tanto para preparar a massa, quanto para a cobertura dos cupcakes.

9. Cupcake com geleia de amora: essa é uma receita de cupcake que leva avelã e chocolate na massa e duas coberturas: uma de chantili e a outra de geleia de amora. Que tal experimentar essa combinação de sabores em casa?

10. Bolo de frutas: além de amoras, esse bolo também é feito com laranjas e cerejas. O resultado é simples, mas muito saboroso.

Tortas e massas com amora

Foto: Reprodução / Diga Maria

Foto: Reprodução / Diga Maria

11. Cheesecake de ricota e amora: também é possível deixar o cream cheese de lado e usar ricota para preparar o recheio do seu cheesecake, e essa é a proposta dessa receita. O resultado é um doce mais encorpado, que leva muitas amoras de cobertura.

12. Cheesecake de mirtilos e amora: os principais ingredientes usados para preparar a base desse cheesecake são farinha de trigo e de amêndoas. Já o recheio conta com cream cheese, mirtilos, amoras e alguns outros ingredientes. O preparo não é dos mais simples, mas o resultado com certeza vale a pena.

13. Cheesecake de limão, gengibre e amora: se você quer um cheesecake muito cremoso, essa é a opção certa. O recheio fica bem alto e é dividido em dois sabores: o primeiro de limão e gengibre, e o segundo de amora.

14. Torta de ricota com amora: para quem não gosta de sobremesas muito doces, experimentar essa receita pode ser uma boa opção. A aparência não é das mais bonitas, mas o sabor é irresistível.

15. Torta de frutas vermelhas sem glúten/lactose: além de ser livre de lactose e glúten, essa é uma torta que é feita sem açúcar. O resultado é uma massa bem crocante e muitas amoras de recheio.

16. Scones de amora: scone é um pãozinho rápido muito comum na Inglaterra, por lá, ele normalmente é servido com geleia ou creme. Nessa receita ele ganha amoras e glacê.

17. Crostata de amora: essa é uma torta com estilo rústico. Como é super charmosa, é ideal para completar a mesa durante aquele café. O recheio além de levar amoras, também ganha pêssegos para completar o sabor.

18. Cheesecake de amora: se você quer uma opção simples e mais econômica de cheesecake, que tal experimentar essa receita? Como a quantidade de cream cheese não é muito grande, e esse é o ingrediente mais caro usado, o custo não fica tão alto.

19. Cuca de amora: uma cuca com preparo fácil e rápido é uma boa pedida para aquele lanche no fim da tarde, não é mesmo? Além de preparar esse doce com amoras, você pode substituir por outras frutas de sua preferência.

Geleias e molhos com amora

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

20. Geleia de amora: o principal ingrediente dessa receita é a amora, mas ela também ganha um toque de açúcar, laranja e vinho do porto. O preparo é um pouco demorado, mas super simples.

21. Geleia de amora simples: também é possível preparar uma geleia muito saborosa usando apenas a fruta, água e açúcar. Sobre o preparo, é a mesma coisa que a opção anterior, simples, mas demorado.

22. Chutney de amora: com um sabor agridoce, esse molho pode ser usado para dar sabor aos mais diversos pratos, que vão desde saladas até carnes ou um pão quentinho.

23. Compota de frutas vermelhas: maçã, framboesa, amora e um toque de limão são usados para preparar essa compota que cria uma deliciosa combinação de sabores.

Doces diversos com amora

Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

24. Pastel assado com amora: que tal preparar uma massa para pastel em casa, usar amoras como recheio e ainda cobrir com uma calda de chocolate depois que estiverem assados? Você também pode polvilhar açúcar e canela para incrementar o sabor.

25. Panna cotta de amora: a textura dessa sobremesa fica muito parecida com a de um flan. A amora entra como um coulis de cobertura. O coulis é muito parecido com uma calda, porém é bem encorpado e leva pedaços da fruta.

26. Tijolinhos de coco e amora: com uma massa que não cresce muito, esse doce não surpreende muito pela aparência, mas o sabor pode ser irresistível para os fãs das frutas usadas na receita.

27. Mousse de chocolate com amora: esse é um doce que que tem como base uma massa de bolo de chocolate bem cremosa e é coberto por um mousse de chocolate e amora. A combinação de sabores e texturas fica muito gostosa, vale a pena experimentar.

28. Bombom de amora: esse bombom tem a combinação de um delicioso recheio cremoso feito com amoras e uma cobertura de chocolate. O preparo é simples e rende várias unidades. Você pode servir tanto em festinhas ou como sobremesa.

29. Parfait de chocolate com amora: sabe essas sobremesas que têm diversas camadas e ficam super charmosas servidas em porções individuais? Essa é uma delas! O doce é composto por farelo de bolo, creme de chocolate e geleia de amora.

30. Gelatina de amora: a gelatina é uma opção super prática e pode salvar naquele momento que você tem pouquinho tempo para preparar um doce, não é mesmo?

31. Barrinhas de amora: se você quer uma sobremesa com um toque saudável, essa é uma ótima opção, pois leva aveia. A base é de bolacha e o recheio é um pudim cremoso com toque azedinho.

Sorvetes com amora

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

32. Sanduíche de sorvete de amora: que tal preparar um sorvete de amora e cookies de chocolate em casa e depois usar os dois doces para preparar um sanduíche? O resultado além de charmoso, fica muito gostoso.

33. Sorvete de amora com hortelã: um sorvete caseiro pode ser uma ótima opção para se refrescar nos dias quentes, ainda mais quando é feito com fruta e leva um toque de hortelã.

34. Sorvete de amora simples: apenas amoras, iogurte desnatado, mel e hortelã são usados para preparar esse sorvete. Se você está procurando uma sobremesa que não seja super calórica, que tal experimentar essa daqui?

35. Geladinho de amora: o geladinho é uma ótima opção para aqueles dias que a casa está repleta de crianças. Além ser uma ótima opção para amenizar o calor, tem um sabor irresistível.

36. Sorvete de amora: essa é uma opção que é feita com leite condensado, creme de leite, açúcar e a fruta. Você só precisa levar a fruta ao fogo por 10 minutos, bater todos os ingredientes no liquidificador e depois esperar gelar.

Pratos com amora

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

37. Filé mignon ao molho: que tal preparar um molho para sua carne que combina mostarda, leite de coco e amoras? O sabor é bem inovador e pode surpreender quem experimentar.

38. Risoto de amora: o risoto é um prato que tem um preparo muito simples, mas é apreciado em diversos cantos do mundo. O toque azedinho da amora vai deixar sua refeição muito mais gostosa.

39. Salada de amora: os ingredientes usados para preparar essa salada são o alface, amoras, manga, laranja e uvas passas. Além deles, você vai precisar de alguns temperos para completar o sabor do seu prato.

Bebidas com amora

Foto: Reprodução / Gulab

Foto: Reprodução / Gulab

40. Caipirinha de amora: uma caipirinha cai bem em diferentes ocasiões, não é mesmo? Seja no happy hour, no almoço de domingo ou em um churrasco com os amigos. E que tal substituir o tradicional limão por amoras?

41. Suco de frutas vermelhas: que tal misturar mirtilos e amoras para preparar um suco bem refrescante? Caso você não encontre ou ache os mirtilos muito caros, é possível usar outras frutas, como o morango, por exemplo.

Com todas essas opções de receitas é possível colocar a amora em qualquer refeição do seu dia, não é mesmo? Se você gosta da frutinha, não deixe de preparar diferentes alimentos com ela.

PARA VOCÊ