48 receitas com cereja para tornar seus dias mais doces

Por
Atualizado em 21.01.20

Seja em calda, fresca ou incorporada em deliciosos doces, a cereja tem um sabor incrível que parece se adaptar perfeitamente aos outros ingredientes.

Essa é uma fruta capaz de compor pratos sofisticados e tentadores e, além de tudo, é rica em fibras, ácido salicílico, antocianina e vitaminas.

Usadas em geléias, bolos, pavês e até mesmo em pratos salgados, a cereja é um ingrediente versátil e que vai te surpreender!

Publicidade

Confira a seguir 48 maneiras diferentes de incorporar essa fruta deliciosa no seu dia a dia e que vão encantar o seu paladar:

Geleias com cereja

Foto: Reprodução / cozinha a dois

1. Geleia de cereja simples: preparada com cereja, maçã, suco de limão e açúcar, essa geléia tem um vermelho profundo e lindo. É superfácil de fazer: basta preparar uma calda de açúcar com todos os ingredientes e deixar reduzir. Essa é uma ótima forma de aproveitar as cerejas que estão ficando muito maduras.

2. Geleia de cereja ao vinho: essa sofisticada geleia incrementada com vinho e rum é uma explosão de sabores. Ela pode ser servida com torradas ou incorporada em doces que pedem a geleia de cereja para dar um toque especial à receita. Temperada com cravo, canela e noz-moscada, essa é uma iguaria que você precisa experimentar.

3. Geleia de cereja com conhaque: essa receita simples tem um ingrediente especial que faz toda a diferença – o conhaque dá um toque único para a geleia e ajuda a ressaltar os sabores da cereja e da maçã. O preparo é muito similar às outras receitas de geleia. Só é preciso levar os ingredientes ao fogo e deixar o caldo reduzir.

4. Geleia de cerejas com chia: quem prefere uma opção mais saudável da geleia de cereja vai adorar esse receita. Usando açúcar demerara, mascavo ou até mesmo adoçante e com a adição das nutritivas sementes de chia, essa geléia tem menos calorias e faz bem para o seu corpo!

5. Compota rápida de cerejas: temperada com vinagre balsâmico e Kirsch, essa compota leva poucos ingredientes e é muito rápida de preparar. Ela pode servida sozinha ou acompanhando arroz doce ou iogurte.

Publicidade

Bolos com cereja

Foto: Reprodução / vai comer o que?

6. Bolo floresta negra: é impossível falar de receitas com cereja sem mencionar o bolo floresta negra. Essa clássica combinação de chocolate meio amargo, chantilly e cerejas é um dos sabores mais queridos dos brasileiros. Essa receita ensina com detalhes como preparar a massa de um bolo molhadinho, seu recheio e até mesmo como confeitar essa delicia para impressionar.

7. Bolo de cereja fácil: esse é um bolo simples e de preparo rápido. A massa clássica de baunilha conta com pedaços de cerejas frescas espalhados pelo bolo, que ficam uma delicia depois de assadas. Em apenas quatro passos e 30 minutos essa sobremesa deliciosa estará pronta para ser servida.

8. Bolo rosa de cerejas: incorporando cerejas em calda na massa, esse bolo superespecial e fácil de fazer fica delicioso e com uma cor linda. A cobertura feita com calda de cerejas e amêndoas complementa o sabor perfeitamente e também é simples de preparar.

9. Bolo de brigadeiro branco e geleia de frutas vermelhas: nesse bolo incrível, a massa é feita de pão-de-ló e o recheio conta com brigadeiro branco. Para incrementar ainda mais os sabores, o brigadeiro é misturado com uma deliciosa geleia de frutas vermelhas caseira. A receita ensina como preparar do zero todos os elementos dessa sobremesa, incluindo a geleia de cereja, amora e morango.

10. Bolo vegano de cerejas e uvas passas: essa receita vegana tem uma textura maravilhosa e não fica para trás no sabor. Além das cerejas e uvas passas, a massa conta com cacau em pó e chia. Para dar aquele toque especial, a receita inclui noz moscada, canela e anis estrelado. É uma combinação de sabores original e que você precisa experimentar.

11. Bolo de chocolate e cereja de microondas: essa receita superprática é perfeita para quando você precisa fazer uma sobremesa na última hora. A massa de chocolate recheada com cerejas em calda fica pronta em apenas seis minutos. A calda de brigadeiro usada para decorar também pode ser feita no microondas.

12. Bolo de três chocolates e cereja: com cacau em pó na massa e coberturas de ganache branco e escuro, essa sobremesa extravagante é perfeita para ocasiões especiais. Como uma terceira cobertura, é preparada uma calda caseira com cerejas frescas.

13. Bolo de chocolate com cereja e cream cheese: esse bolo fofinho de chocolate é recheado com um creme a base de cream cheese e decorado com cerejas frescas e ganache de chocolate. Apesar de ter vários elementos, ele usa poucos ingredientes e é fácil de preparar.

Tortas com cereja

Foto: Reprodução / vai comer o que?

14. Torta americana de cereja: essa é a clássica receita americana de torta de cereja. As instruções detalham como fazer a massa amanteigada, que desmancha na boca. O recheio é uma compota de cereja preparada com açúcar e farinha de trigo para ajudar na consistência. Sirva com uma bola de sorvete de creme para deixar tudo ainda mais especial.

Publicidade

15. Torta de cereja simples: a receita dessa torta é mais parecida com as massas usadas tradicionalmente no Brasil. O recheio é uma compota com cerejas frescas, maizena e açúcar. As instruções explicam detalhadamente como montar a torta e trazem várias dicas para ajudar no preparo.

16. Cheesecake de cereja: esse tradicional doce americano à base de cream cheese fica ainda mais saboroso com a cobertura de cerejas em calda. A receita ensina todos os macetes para preparar a versão no-bake (que não vai ao forno) da receita. A única parte assada é a base de bolacha maisena!

17. Galette de cereja e mirtilo com calda flambada em cointreau: galette é o termo francês para descrever tortas abertas, muito populares na Europa. A massa de laranja e nata tem um sabor único e é coberta com uma deliciosa marinada de mirtilos, cerejas e laranja. A calda flambada de cointreau com chantilly completa essa iguaria!

18. Torta de cerejas e semifreddo de damasco e amêndoas: a torta tradicional de cereja fica ainda mais saborosa acompanhada do semifreddo caseiro de damascos, amêndoas e mel. Essa receita não precisa de sorveteira para preparar, o que facilita bastante para a maioria das pessoas. Além de várias dicas para preparar a torta e o semifreddo com perfeição, a receita também traz instruções de harmonização com vinho.

19. Torta de cereja e praliné de castanhas: o recheio dessa torta é uma geleia caseira preparada com as cerejas frescas e baunilha em favas. A massa leva um toque especial por conta do praliné de castanhas, também preparado do zero.

20. Tortinha de cereja: essas tortinhas individuais são rápidas e práticas de preparar. Além de tudo, são muito leves. Basta fazer a massa com biscoito integral de cacau moído e castanhas-de-caju e rechear com o seu iogurte favorito e cerejas em calda!

Pães, muffins e brownies com cereja

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

21. Brownie florestra negra: a base de chocolate meio amargo desses brownies é salpicada com pedaços de cerejas em calda e gotas de chocolate branco. O melhor é que o modo de preparo é bastante simples e rápido, levando apenas 25 minutos para ficar pronto.

22. Pão de cereja com amêndoas: esse pão de forma doce tem uma deliciosa massa com sabor de amêndoas e é recheado com pedacinhos de cereja em calda. O preparo é muito fácil: não é preciso sovar a massa na mão. Essa é uma opção perfeita para servir no café da tarde!

23. Biscoitos de amêndoa e cereja: esses biscoitos simples de preparar contam com uma massa crocante e texturizada de amêndoas e baunilha. A receita fica completa com uma camada generosa de geleia caseira de cerejas em cima da massa.

Publicidade

24. Muffins de cereja com cobertura crocante: esses muffins são feitos com uma massa simples de baunilha com um toque especial – pedacinhos de cereja fresca. A cobertura é uma farinha crocante preparada com manteiga e açúcar mascavo. As instruções ensinam também como garantir que todos os muffins fiquem com os pedaços de cereja bem distribuídos.

25. Pão doce com coco e cereja: essa receita é uma variação do clássico pão doce recheado com creme que encontramos nas padarias. O diferencial é que o creme é preparado com coco em pedaços e cerejas marasquino em calda. O modo de preparo é simples e bem explicado e mostra com fotos como fazer a trança com a massa recheada.

26. Bolinhos de amêndoas e cerejas: esses cupcakes são uma ótima opção para servir em festas e eventos. A massa de amêndoas é recheada com calda de cerejas com brandy e uma cereja inteira, ainda no cabo, que fica para fora decorando o bolinho.

27. Muffins de cereja e fubá: a massa de fubá com iogurte natural confere um sabor original a esses muffins. As cerejas são incorporadas frescas e em pedaços no meio da massa, da mesma forma que são feitos os tradicionais muffins de mirtilo. O preparo é supersimples e os muffins continuam fofinhos por até dois dias.

28. Blondie de cereja: com uma massa de baunilha superfácil de preparar, no estilo “misture tudo e leve ao forno”, esse blondie é respingado com pedaços de cerejas congeladas e gotas de chocolate.

Doces e sobremesas com cereja

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

29. Copos de chocolate branco com cereja: esses copinhos de sobremesa perfeitos para servir em ocasiões especiais contam com quatro elementos. Camadas intercaladas de farofa doce crocante, creme de chocolate branco de textura aveludada, cerejas em calda picadas e chantilly rosa. A receita conta com instruções para preparar tudo do zero em casa.

30. Creme de goiaba com cereja ao marasquino: esse creme é muito fácil de preparar já que é feito apenas com suco de goiaba batido em casa, leite condensado e gelatina. A calda de cereja marasquino é a cobertura perfeita para complementar esse doce prático e rápido.

31. Cereja em calda caseira: se você é uma das pessoas que não é muito fã da cereja em calda industrializada, essa receita é o substituto perfeito para poder preparar todos esses doces maravilhosos. Com apenas quatro ingredientes e água, você prepara uma conserva maravilhosa e rápida.

32. Pavetone de cereja e chocolate: existe algum jeito de deixar chocotones mais gostosos? Colocando eles aos pedaços em um pavê de creme e cerejas, claro! Essa receita é perfeita para festas e conta com sabores superespeciais, como mel e conhaque, para incrementá-la. É uma sobremesa original que certamente vai conquistar seus convidados!

33. Pavê trufado: esse pavê clássico conta com camadas de biscoito e creme branco e é coberto por um incrível creme de chocolate trufado com cerejas. A calda e os pedaços de cereja são incorporadas no creme trufado para garantir o máximo de sabor. O melhor é que esse é um doce prático de preparar e perfeito para servir em ocasiões especiais!

34. Parfait de chocolate com frutas vermelhas e biscoitos de amêndoas: as estrelas dessa receita são a calda de frutas vermelhas e os biscoitos de amêndoas, que complementam o parfait de chocolate meio amargo perfeitamente. O preparo de todos os elementos é muito simples, mas o resultado é uma sobremesa bela e sofisticada.

35. Flan de cereja: com apenas seis ingredientes, você prepara essa receita prática, barata e muito bonita. Os principais sabores são os da cereja em calda e do leite condensado, mas lembre-se de preparar com antecedência, pois o flan precisa passar seis horas na geladeira para ficar com a consistência correta.

36. Sorvete vegano e crudívoro com brownie e cereja: uma dieta vegana não significa que você não possa se deliciar com os melhores doces. Esse sorvete preparado com bananas congeladas e acompanhado de calda de cereja e brownies de coco, tâmaras, beterraba e cacau é uma verdadeira explosão de sabores. Tudo cru para conservar ao máximo os nutrientes! Mesmo se você não é adepto do veganismo, vale a pena experimentar.

37. Bombom de cereja: esses bombons fáceis de preparar são recheados com cerejas frescas e um creme de baunilha com leite condensado. A cobertura é de chocolate meio amargo derretido e o preparo é extremamente simples. Essa é uma ótima opção para presentear!

38. Macaron de chocolate trufado com surpresa de cereja: os macarons são uma sobremesa fina e delicada preparada com clara de ovos e farinha de amêndoas. Essa versão de chocolate trufado também conta com pó de cacau na massa. O recheio de trufa é caseiro e saborizado com kirsch, mel e cerejas em calda.

Bebidas com cereja

Foto: Reprodução / dani noce

39. Drink de champagne com cerejas e tomilho: esse drink refrescante de champagne com cerejas frescas é fácil de fazer e muito sofisticado. Com tomilho, hortelã e mel, o sabor da bebida é único e envolvente.

40. Suco de laranja com cereja: o suco natural de laranja pode ficar ainda mais doce e saboroso com a adição de cerejas em calda. Se quiser, você também pode usar cerejas frescas ou cerejas no licor para essa receita.

41. Cocktail de cereja: com vodka, suco de limão e uma deliciosa mistura de cerejas frescas amassadas com cerejas em calda, esse drink é leve, refrescante e fácil de preparar. Além de tudo fica muito bonito e é perfeito para servir em eventos!

42. Drink de cereja com cointreau: com cerejas frescas, casca de laranja, cointreau e champagne, esse é um drink fácil de preparar e muito refrescante. Não tem segredo: é só amassar as frutas e misturar com as bebidas.

43. Água aromatizada com morango e cereja: a água aromatizada é uma opção leve e saudável para servir ou para tomar durante o dia. Cheia de nutrientes, ela tem um sabor delicado e é perfeita para se manter hidratado no verão. A receita leva apenas morangos, cerejas e limão!

44. Batida de cereja: preparada com leite condensado, vodka e cereja em calda, essa batida doce é fácil de fazer e perfeita para oferecer em festas ou acompanhar churrascos!

Pratos salgados com cereja

Foto: Reprodução / figos e funghis

45. Salada de agrião, abóbora e cereja fresca: essa salada é uma combinação de sabores exótica e superoriginal. Contando com sabores delicados como queijo brie e crocante de parma, essa é uma receita sofisticada que equilibra muito bem os diferentes ingredientes.

46. Tender com frutas em calda: esse clássico de fim de ano foi reinventado nessa receita com bacon, abacaxis, cerejas em calda e ervas frescas. Com poucos ingredientes e preparo superprático, esse prato não pode faltar no seu repertório de receitas.

47. Tender ao molho de frutas vermelhas picante: com ingredientes especiais, como melado de cana, geleia de frutas vermelhas, vinho tinto e pimenta calabresa, essa é uma forma sofisticada e diferente de servir esse clássico. O preparo é muito simples e o resultado é uma carne suculenta e original.

48. Lagarto recheado com farofa de cereja: essa deliciosa farofa preparada com farinha de mandioca, maçãs, damascos e cerejas em calda é perfeita para deixar o lagarto ainda mais especial, macio e saboroso. O vídeo ensina com detalhes como cortar e rechear a peça de carne, para não ter nenhum erro no preparo!

A cereja é um ingrediente saudável, extremamente saboroso e que combina com muitos pratos diferentes, até mesmo com carnes e saladas! Agora que você descobriu todas essas receitas com cereja, é só colocar a mão na massa e encontrar suas favoritas.