21 receitas com lula que os amantes de frutos do mar vão curtir

Escrito por                          

O consumo de frutos do mar gera diversos benefícios ao nosso corpo, e com a lula não é diferente. Esse ingrediente fortalece o sistema imunológico, contribui com a redução dos níveis de colesterol entre outras inúmeras vantagens. Além disso, esse alimento é uma ótima fonte de proteína.

Por esses motivos, é muito interessante usá-lo como substituto da carne em algumas refeições. Assim, além de contribuir para a sua saúde e você pode variar o sabor de seus pratos. E, falando nisso, as opções com esse ingrediente podem te surpreender, pois vão desde petiscos até pratos principais. Confira a lista abaixo:

Saladas com lula

Foto: Reprodução / Pra se inspirar

Foto: Reprodução / Pra se inspirar

1. Salada de lula com manga: a combinação do fruto do mar com manga e cebola roxa faz com que essa salada tenha um sabor muito inusitado. Se você gosta de fazer pratos inovadores, essa pode ser uma ótima alternativa para surpreender o paladar.

2. Salada oriental de lula: a sugestão dessa receita é misturar a lula com alface americana, roxa, rúcula e um molho feito à base de shoyu com toque agridoce. Essa é uma opção leve e que tem o preparo simples e rápido.

3. Salada de lula: essa é uma opção que combina o fruto do mar com tomates e diversos temperos, como manjericão e pimenta. Se você gosta de uma salada com sabor marcante, experimente essa receita.

4. Salada de lula com coco: combinar anéis de lula com frutas é uma ótima opção para aqueles dias quentes, que pedem uma salada refrescante. Limão, leite de coco e alguns temperos são usados para incrementar o sabor.

Maneiras criativas de preparar lula

Foto: Reprodução / Tofu funcional

Foto: Reprodução / Tofu funcional

5. Lula recheada com camarões: se você é um grande apreciador de frutos do mar, que tal rechear lulas com camarões? O resultado da combinação é um prato saboroso e sofisticado, mas com preparo rápido e prático

6. Lula à dore: para fazer essa receita, você vai precisar deixar os anéis marinando em uma mistura de limão e temperos por 10 minutos. Depois disso, empane as lulas usando farinha de trigo e frite em óleo quente.

7. Lula com batata doce: se você está procurando uma opção de prato saudável, com baixa quantidade de calorias para sair da rotina, essa pode ser uma ótima pedida. Além disso, o preparo é muito rápido.

8. Ceviche de lula e camarão: além dos frutos do mar, esse ceviche é feito com melancia, laranja, limão e alguns temperos, como cebola roxa e hortelã. O preparo é simples, porém, o prato deve marinar por 1 hora antes de ser servido. A dica é servir em porções individuais.

9. Lula empanada: essa é uma ótima opção de petisco para aquele momento de descontração no final do dia, mas também cai muito bem como acompanhamento para a sua refeição. Para completar o sabor, na receita você confere como preparar uma maionese caseira.

10. Lula recheada: tomates, farofa, ovo e temperos são usados para rechear o fruto do mar. A dica é que a lula vá para a churrasqueira, mas você também pode utilizar um forno convencional.

11. Lula recheada com farofa de camarão: nessa receita as lulas são assadas em um espeto giratório. O preparo do recheio além de ser bem simples, também é bem rápido. Por isso, essa é uma ótima opção para incrementar o seu churrasco.

Arroz e risoto com lula

Foto: Reprodução / Malas e panelas

Foto: Reprodução / Malas e panelas

12. Risoto de lula e camarão: além de frutos do mar, esse risoto também é feito com abobrinha. A combinação de ingredientes faz com que o sabor seja suave, mas muito gostoso.

13. Arroz com lula: incrementar o arroz do dia a dia pode ser uma ótima opção para sair da rotina, não é mesmo? Além dos anéis de lula, esse é um prato que usa diversos temperos, para que o sabor realmente seja novo e intenso.

14. Risoto de lula: nessa opção a lula usada deve ser fresca e cortada em fatias. Você vai precisar de poucos ingredientes e o preparo não é demorado, mas mesmo assim, o prato é muito saboroso.

15. Risoto de frutos do mar: que tal combinar em um risoto o sabor do camarão, dos anéis de lula e do salmão defumado? O último ingrediente é usado para envolver o arroz, o que faz com que a apresentação do prato seja original.

16. Arroz vermelho com lula e cogumelos: a combinação do fruto do mar com cogumelos dá um gosto muito especial ao prato, que é preparo em apenas 40 minutos. É muito importante não deixar o molho de fora, pois ele vai completar o sabor do seu risoto.

Massa com lula

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

17. Espaguete com tinta de lula e frutos do mar: essa é uma receita super especial, pois o espaguete com tinta de lula dá charme e sabor ao prato. Além disso, você vai precisar desse fruto do mar para o molho, e também são usados camarão e bacalhau.

18. Espaguete integral com lula: se você quer saborear uma massa que seja mais saudável, usar o espaguete integral pode ser uma boa pedida. Camarão também é usado para incrementar o sabor do prato, que é feito com pouco tempo na cozinha.

19. Penne com lula e camarão: que tal aprender a como preparar uma conserva de anéis de lula em casa e ainda conferir uma receita de macarrão usando camarões e esse ingrediente?

20. Espaguete com lula: espaguete, molho de tomates, anéis de lula, ervilhas e temperos são os ingredientes usados para formar o sabor desse prato. Além de ter um preparo prático, pode ser servido apenas acompanhado de uma salada.

21. Espaguete de lula reduzida: nessa receita o fruto do mar é reduzido em azeite (aceto) balsâmico. Mesmo assim, o preparo é bem simples e rápido, por isso, você vai ter mais tempo para saborear sua refeição.

O uso desse ingrediente é uma ótima pedida para aqueles dias em que você quer variar o cardápio com o acréscimo de um alimento saudável. Escolha sua opção favorita e arrisque-se na cozinha.

PARA VOCÊ