10 receitas com semente de abóbora para aproveitar tudo do legume

Escrito por                          

É sempre bom evitar o desperdício, melhor ainda quando é possível conhecer novos sabores e texturas com um item que poderia facilmente ir para o lixo. Pensando nisso, que tal aprender como incluir a semente de abóbora no seu cardápio? Você pode se surpreender com as receitas abaixo, veja só:

Continua após o anúncio

1. Semente de abóbora crocante

Para começar a lista, um uso bem simples que você pode dar à sua semente, mas que garante um petisco gostoso e com uma textura crocante. Fácil de ser feita, essa receita é de frigideira e fica pronta em poucos instantes. E tem mais: a lista de ingredientes é bem curtinha. Além da semente, você só vai precisar de água, azeite e sal.

2. Semente de abóbora assada

Nessa receita superprática, só é preciso levar as sementes para assar e ficar de olho para que elas não grudem na assadeira. Na hora de servir, você pode temperá-las da maneira que preferir. Para um resultado de sucesso, confira todas as dicas do modo de preparo, como o ponto certo para retirá-las do forno.

3. Farinha de semente de abóbora

Nutritiva, essa farinha é perfeita para enriquecer seu dia de benefícios. Essa é uma opção tão versátil, que pode entrar em cena tanto no preparo de bolos quanto de sucos, por exemplo. Com tanta versatilidade e sem complicações no preparo, vale a pena aprender como fazê-la.

4. Granola salgada

A granola salgada é coringa na cozinha, já que é perfeita para ser polvilhada sobre os mais diversos pratos, como carnes e saladas. Assim, você consegue um toque crocante para a sua refeição e ainda agrega no sabor. Tudo isso com um preparo que leva menos de 30 minutos. Deu água na boca só de imaginar? Então, veja o passo a passo.

5. Leite de semente de abóbora

Você também pode aproveitar a semente de abóbora para fazer um leite vegetal. O preparo é simples, mas é preciso se preparar com antecedência para testar essa receita. Isso porque o primeiro passo é deixar a semente de molho em água por 12 horas. Depois, é só bater no liquidificador e coar.

Continua após o anúncio

6. Abóbora assada no forno

Nessa receita, a abóbora é cortada em fatias e vai para uma assadeira junto com as sementes. Para o tempero, você vai precisar apenas de sal, gengibre em pó, pimenta-do-reino e azeite. Depois disso, é só levar para assar, tendo o cuidado de virar o legume na metade do tempo para que ambos os lados fiquem assados por igual.

7. Salada de quinoa com abóbora assada

Essa é uma opção que pode ser servida como acompanhamento ou até mesmo como prato principal. No segundo caso, é um prato ideal para uma refeição leve, mas nutritiva e cheia de sabor. Para isso, você vai precisar de abóbora e suas sementes, quinoa, tomilho, alho, limão siciliano e azeite de oliva. Veja como fazer essa saborosa opção.

8. Sopa de abóbora

Nada melhor do que uma sopa quentinha para mandar o frio embora nos dias de inverno, certo? E se ela for fácil de ser feita e contar com uma lista de ingredientes bem curta, sobra mais tempo para você se deliciar com cada colherada. Aqui, o resultado é uma textura cremosa e um sabor irresistível usando apenas abóbora, cebola, óleo, sal e curry. Confira o passo a passo.

9. Abóbora no missô

Quer sair do comum de uma maneira descomplicada? Com uma pegada oriental, esse é um prato simples de ser feito, mas que surpreende pelo sabor. Para isso, você vai usar abóbora e suas sementes, missô, vinagre de arroz, mirin, óleo de gergelim, shoyu, dill e salsinha.

10. Pão low carb sem glúten

Para fechar a lista, uma receita de um pão que além de ser low carb, não tem glúten e nem lactose. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas o modo de preparo é simples e o resultado bem saboroso. Veja o passo a passo completo.

Agora que você já aprendeu a utilizar as sementes, confira receitas de caldo de abóbora que são extremamente suculentas. Assim, você pode se deliciar com o legume inteiro.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ