41 receitas com shimeji para quem curte cogumelo se deliciar

Escrito por                          

O shimeji é um cogumelo rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, além de uma baixa quantidade de calorias. Seu gosto também agrada muitos paladares, tanto, que é muito comum em restaurantes de comida japonesa. Por esses motivos, esse é um ótimo alimento para entrar no seu cardápio e não sair mais dele.

Como esse é um ingrediente que conta com uma grande quantidade de proteínas, ele é uma ótima opção para quem não consome carnes, mas também é muito bem-vindo no prato de quem as consome, viu? Já que é super nutritivo e tem um gosto incrível.

Existe uma grande quantidade de pratos que podem ser feitos com o uso do shimeji, por isso, montamos uma seleção que conta com as melhores receitas para você conferir.

Entradas e petiscos com shimeji

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

1. Mini abóbora com shimeji essa é uma receita que além de ter um gostos saborosíssimo, também fica com uma aparência de dar água na boca. E para melhorar ainda mais, não tem um preparo muito complicado. Por isso, as mini abóboras são ideias para serem servidas como entrada na sua próxima refeição, pode apostar.

2. Canapés de polenta com shimeji: a polenta é um prato bem simples, mas que nesse receita ganha um toque de sofisticação. A combinação com o cogumelo fica bem gostosa, além disso, a apresentação fica bem charmosa. Que tal experimentar?

3. Shimeji na manteiga se você está procurando uma receita que leva poucos ingredientes, mas que não desaponta pelo sabor, essa pode ser a opção ideal. Você vai precisar apenas de cogumelos, manteiga, shoyu, cebolinha e molho de ostra, mas esse último item não é essencial, viu? O preparo também é bem rapidinho, por isso, vale a pena investir.

4. Creme de moranga com shimeji: combinar o sabor da abóbora cabotiá com o do shimeji em um creme pode ser uma ótima pedida. O resultado desse prato é bem leve, por isso, é ideal para ser servido como entrada. Mas você também pode servir como prato principal, caso busque uma refeição com esse padrão.

5. Shimeji no papelote: essa é uma receita em que os cogumelos são temperados, embrulhados em papel alumínio e depois levados ao forno para assar. O processo é muito simples, mas rende um petisco de dar água na boca.

6. Shimeji com broto de feijão: e que tal combinar shimeji com broto de feijão e alguns temperos? Essa é uma ótima ideia para uma entrada bem simples, mas que surpreender pelo sabor. Além disso, como é uma opção levinha, vai sobrar bastante espaço para a refeição principal. Se esse é seu objetivo, vale a pena arriscar.

7. Shimeji oriental: essa é uma opção em que o shimeji é refogado com alguns temperos, são eles: shoyu, glumato e caldo de carne; a manteiga também entra em cena para um toque extra de sabor. Ah, e se você quiser também pode acrescentar um toque de saquê.

8. Bruschetta de shimeji e abobrinha: já a bruschetta é uma opção clássica de entrada e nessa versão ela ganha um toque incrível de sabores e texturas. Mesmo tendo um preparo que não é trabalhoso, você pode se surpreender pelo sabor.

9. Shimeji na manteiga: combinar os cogumelos com manteiga, ervas e shoyu é uma ótima pedida, pois o preparo leva apenas alguns minutos e ainda rende um petisco bem saboroso. Por isso, se você não quer perder muito tempo na cozinha, vale a pena investir nessa receita e se deliciar com seu gostinho.

10. Bruschetta de cogumelos com parmesão: nessa receita três cogumelos são combinados: shimeji, shiitake e Paris (o famoso champignon). Eles levam um creminho bem gostoso e um toque de parmesão para incrementar o sabor. Se você está querendo surpreender com uma boa bruschetta, essa pode ser a opção ideal.

Refeições gostosas com shimeji

Foto: Reprodução / Panelaterapia

11. Batata recheada com shimeji: a batata recheada pode até parecer um prato complicado de ser preparado, mas isso depende muito do recheio escolhido, já que o preparo do legume é apenas ir ao forno. Nessa opção com shimeji, o processo é bem simples, já que ele só precisa ser refogado. A dica é acrescentar requeijão para um toque extra de sabor.

12. Escondidinho de shimeji: o preparo mais comum de um escondidinho é com mandioca, mas nessa receita essa raiz é substituída pelo cará. O recheio fica por conta de um shimeji super suculento e o trabalho não é muito grande, por isso, vale a pena apostar.

13. Angu com molho de shimeji: o gostinho de fubá combinado com uma textura bem cremosa pode agradar os mais variados paladares, por isso, essa é uma opção que se encaixa em muitas situações. Além disso, o molho de cogumelo pode deixar qualquer um com água na boca.

14. Risoto de shimeji com brie: se você gosta de combinações bem inovadoras, essa receita pode ser uma ótima pedida para sua próxima refeição, já que misturar shimeji, brie e uvas verdes rende um prato que pode surpreender qualquer um.

15. Refogado de shimeji com brócolis: se você está procurando uma opção de refeição bem leve, mas cheia de sabor, que tal experimentar essa receita? O shimeji e o brócolis combinam super bem. Para melhorar ainda mais, o preparo é vapt-vupt.

16. Risoto de shimeji: se você não quer usar muitos ingredientes para preparar seu próximo prato, essa receita pode ser uma ótima opção. O risoto é um prato simples de ser feito, mas que deve ser feito seguindo as instruções corretamente para um resultado bem saboroso e que surpreenda quem provar.

17. Creme de mandioquinha com shimeji: a mandioca salsa sozinha já rende um creme bem saboroso, e combinada com o shimeji fica melhor ainda. E isso não acontece só pelo sabor do prato, mas também pela quantidade de nutrientes.

18. Strogonoff com shimeji: nem só com carnes é possível preparar um strogonoff gostoso, e essa receita com cogumelo está aqui para provar isso. Além disso, essa receita usa o creme de castanha, e não de leite, por isso, essa opção está liberada para os veganos e intolerantes à lactose.

19. Yakissoba: já pensou em preparar um molho para yakissoba com cogumelos? Além disso, o shimeji também é usado em pedaços para incrementar o sabor desse prato, que também leva macarrão e vários legumes. Por isso, essa é uma opção ideal para uma refeição completa, nutritiva e muito gostosa.

20. Temaki com shimeji: preparar um temaki pode até parecer ser uma tarefa muito trabalhosa, mas na verdade, só é preciso um pouco de paciência para a montagem do prato, pois o preparo dos alimentos é bem simples.

Carnes com shimeji

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

21. Filé mignon suculento com shimeji: essa é uma receita que fica pronta em poucos minutos, mas que tem um resultado incrível. Por isso, é ideal para aqueles dias que queremos uma comidinha especial, só que não temos muito tempo para passar na cozinha. O filé mignon é frito e leva além de temperos, shoyu e os cogumelos. Tudo fica prontinho usando apenas uma panela.

22. Filé mignon com shimeji: já nessa opção, além do acréscimo de cogumelos ao filé mignon, você também vai precisar preparar um molho de gorgonzola. Se você gosta do sabor marcante desse queijo, não deixe de experimentar essa receita.

23. Alcatra com shimeji: já nessa receita, você aprende a como preparar tiras de alcatra com shimeji, mas não para por ai. Você também confere como fazer um creme de ervilha para servir como acompanhamento.

24. Medalhão com shimeji: e que tal aprender a preparar um molho de vinho do Porto com shimeji para incrementar o sabor do seu medalhão? Essa é uma receita bem prática, mas que pode conquistar muita gente com o seu gostinho.

25. Peixe com shimeji: a dica dessa receita é assar o peixe congro rosa combinado com temperos e shimeji. Por isso, se você não está disposta a preparar um prato muito elaborado, mas não quer deixar o sabor de lado, vale a pena investir nessa opção.

26. Tainha com shimeji: nessa receita, a tainha é assada junto com legumes e ainda leva um molho feito com cogumelo. Como a quantidade de ingredientes usados é grande, você pode servir essa receita como prato único.

27. Carne silvestre com shimeji: já para essa receita, a carne escolhida foi o contra filé, e ela leva o nome de silvestre devido aos temperos escolhidos para dar um gostinho extra ao prato. O legal dessa opção é que os cogumelos são picados bem pequenos e misturados com as ervas.

28. Salmão com shimeji: o salmão é um peixe que agrada muita gente, por isso, é difícil errar na escolha dele para o preparo de uma refeição. Aqui ele é combinado com o shimeji para um sabor especial e um prato que pode ficar na memória de quem provar.

Lanches com shimeji

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

29. Hambúrguer de shimeji: quem não come carne costuma procurar por receitas de hambúrguer que não levam carne, as mais comuns são feitas com proteína de soja ou grão de bico, mas sabia que o shimeji também pode ser usado para o preparo de um lanche saborosíssimo e cheio de proteína?

30. Torta de shimeji: essa é uma receita de uma torta rápida e saudável, por isso, é ideal para quando a pressa é grande, mas a qualidade do prato não pode ser deixada de lado. Aqui, por exemplo, a farinha de trigo é deixada de lado e quem entra em cena para dar sustância à massa é a batata doce.

31. Kibe de abóbora com shimeji: um kibe vegetariano pode ser uma ótima pedida para um lanche prático e que seja bem gostoso. A combinação de abóbora com shimeji aparece mais de uma vez nessa lista, e isso acontece porque o resultado é realmente bom.

32. Bolinha de shimeji com cream cheese: se você curte salgadinhos fritos pode ter encontrado a receita ideal. A massa é feita com farinha de trigo e o recheio é composto pelo cogumelo combinado com cream cheese. O resultado é um quitute bem cremoso.

33. Torta de shimeji de liquidificador: torta de liquidificador é sinônimo de praticidade, não é mesmo? E essa daqui é uma opção que tem uma massa super cremosa, que dá água na boca só de ver ela cortada. Além disso, o sabor pode agradar variados paladares.

34. Galette de shimeji: essa é uma receita que fica muito parecida com uma torta aberta, por isso, o recheio fica bem visível. Falando nele, o sabor é composto por shimeji, queijo e várias ervas que ajudam a dar um toque especial ao lanche.

Massas com shimeji

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

35. Penne carbonara com shimeji: essa é uma receita de carbonara diferente, já que tem o acréscimo do shimeji. Se você gosta de dar uma cara nova a pratos que são queridinhos, não deixe de conhecer essa opção e julgar seu sabor.

36. Massa com shimeji e shiitake: combinar cogumelos pode ser uma ótima pedida para um prato de sucesso. Nessa receita o shimeji e o shiitake são reduzidos no shoyu e balsâmico, o que faz com que o resultado seja bem suculento.

37. Penne integral com shimeji: o penne é um tipo de macarrão que combina muito bem com molhos densos, que é o caso do preparado para essa receita. O resultado fica sensacional, pode apostar. Além disso, a dica é usar uma massa integral para uma refeição mais saudável e nutritiva, mas você também pode usar a comum, viu?

38. Massa com alho-poró e shimeij: o alho-poró é um ingrediente que faz toda a diferença no sabor dos pratos, sabia? E a combinação dele com shimeji é de dar água na boca. Então, se você está procurando uma refeição simples, mas que surpreende, pode apostar.

39. Bifum com shimeji: o bifum é um macarrão de arroz muito comum para os orientais, mas aqui pelo Brasil não é tão consumido. Sua textura é bem leve e o cozimento é bem rapidinho. Aqui o shimeji é combinado com filé mignon para um toque extra de sabor.

40. Massa integral de shimeji: aqui não é só o cogumelo que entra em cena para incrementar o sabor da massa integral, já que você também vai precisar de ricota para preparar o seu prato. O resultado é leve, mas bem gostoso.

41. Rigatoni ao molho de shimeji: já pensou em combinar sua massa com um milho de filé mingnon e shimeji? O resultado é um sabor incrível para um prato que não dá quase nada de trabalho. Além disso, essa é uma ótima opção para uma refeição que tem um passo a passo simples, mas conta com um resultado sofisticado.

Incluir o shimeji no seu cardápio pode ser uma opção saborosa para um prato nutritivo. E com tantas opções de receitas, vai ser difícil não querer testar várias em casa, não é mesmo?

PARA VOCÊ