11 receitas de arroz colorido para alegrar o prato e saciar a fome

Escrito por Thainá Cardoso

O arroz é um dos alimentos mais tradicionais da culinária brasileira. Por estar tão presente em nossa mesa, é mais do que importante conhecer novas receitas para inovar no seu modo de preparo. Que tal começar pelo arroz colorido?

Além de alegrar o prato, o arroz colorido pode ser preparado de forma bastante nutritiva. Confira doze receitas para você reinventar agora mesmo a produção desse ingrediente!

1. Arroz colorido com legumes

Não existe receita mais prática do que essa. Basta incrementar o arroz com ingredientes que você já tem na geladeira, como a ervilha, a cebola, o tomate e a calabresa, fritar tudo e servir. Acabaram-se as desculpas para jogar o arroz do outro dia fora, né?

2. Arroz colorido de forno

Essa receita é incrível e vai fazer o seu arroz sair da mesmice. Você só precisa prepará-lo no forno com presunto, cenoura, ervilha e bastante queijo. Para dar um toque de cor, adicione salsinha e cebolinha. Super rápido e prático!

3. Arroz colorido com feijão guandu

Esse prato é inspirado em uma receita tradicional do Panamá, mas leva outros ingredientes que garantem um toque especial e um resultado riquíssimo em nutrientes. Depois de seguir o passo a passo, a dica de ouro é fatiar um tomate e servir junto com o arroz.

4. Arroz colorido de beterraba

Um arroz colorido, nutritivo, saboroso e que vai agradar mesmo quem não é tão fã de beterraba. Essa é uma ótima maneira de introduzir a raiz na sua alimentação e aproveitar todos os seus benefícios. E, além de tudo, a receita é supersimples de fazer: bastar bater a beterraba no liquidificador e levar para cozinhar junto com um arroz refogadinho!

5. Arroz colorido com legumes e cúrcuma

Foto: iStock

Esse arroz colorido com legumes e temperos especiais agrada os olhos e também o estômago. Os ingredientes principais são a abobrinha, o pimentão, a cenoura, a cebola e a cúrcuma, mas você também pode acrescentar outros legumes, cogumelos e até carnes. Na hora de servir, aposte em uma saladinha para acompanhar.

6. Arroz colorido e nutritivo

O mais incrível dessa versão, além de sua vivacidade, é que ela agrega muitos nutrientes para a refeição. Separe arroz agulinha, cebola, cenoura, abobrinha, azeite de oliva e água fervente e experimente! Mais uma alternativa deliciosa para sair do comum e variar o arroz branco de todo dia.

7. Arroz colorido com brócolis e cenoura

Foto: iStock

Essa receita é boa demais e super simples de fazer. Basta refogar a cebola e a cenoura com um pouco de manteiga, acrescentar o brócolis e misturar ao arroz. Super prático, né? Além disso, o brócolis é uma excelente fonte de vitaminas e deixa o seu prato muito mais saudável.

8. Arroz colorido com calabresa

Esse é o tipo de prato que não precisa de muitos acompanhamentos, no máximo uma saladinha. Para quem não gosta de linguiça, vale substituir por outras carnes, legumes e até cogumelos. Confira o passo a passo e aprenda a fazer essa receitinha simples, deliciosa e que vai te salvar em dias corridos.

9. Arroz colorido à grega

Essa é uma receita composta por arroz cozido com passas e pequenos pedaços de legumes. Cenoura, ervilha, milho, cebolinha e tomate são alguns dos ingredientes que você vai precisar para prepará-la em casa. Não deixe de experimentar!

10. Arroz colorido e temperado

Receita fácil e extremamente rápida para você servir no almoço de domingo. O toque especial dos temperos deixa tudo mais gostoso e você ainda pode utilizar os seus ingredientes preferidos, fazendo as substituições necessárias. Assista o vídeo e comece a produção agora mesmo!

11. Arroz colorido e integral

Opção deliciosamente saudável para quem está em uma dieta mais restritiva e não quer abrir mão do sabor. No vídeo você aprende várias dicas legais, como a forma ideal de deixar o brócolis bem crocante e verdinho. Confira e coloque a mão na massa.

Além de ser ótimo para a sua saúde, o arroz colorido não dá trabalho algum: basta escolher os ingredientes que estão na sua geladeira e misturá-los de acordo com a sua preferência. Mas, se você busca algo mais elaborado, é só conferir essas receitas caprichadas de arroz cremoso.

PARA VOCÊ