12 receitas de caldo de aipim que vão mandar o frio para longe

Escrito por                          

Quando bate aquele friozinho, dá uma vontade imensa de comer pratos aconchegantes que, além de matarem a fome, ainda parecem fazer um carinho no estômago. O bom é que nem sempre é preciso passar muito tempo na cozinha ou ter uma lista extensa de ingredientes para fazer uma refeição assim e o caldo de aipim é a prova disso.

Seja feito apenas com o tubérculo ou incrementado com outros ingredientes, como carnes, por exemplo, esse caldo bem quentinho pode fazer um grande sucesso na sua mesa, mesmo que a temperatura não esteja tão baixa.

Se você adora pratos com cheiro de casa de vó, não deixe de conferir a lista abaixo que conta com 12 opções bem gostosas para você testar.

1. Caldo de aipim com carne seca

Essa receita começa com o preparo de um caldo de aipim básico, mas que é incrementado com catupiry, queijo parmesão e carne seca – por causa desse último ingrediente, o tempo de preparo é longo, já que é preciso dessalgar a carne antes de prepará-la. O resultado é um prato com sabor marcante e textura cremosa.

2. Caldo de vaca atolada

Essa é uma receita muito parecida com a vaca atolada, mas a mandioca deve ser cozida até ficar desmanchando e, caso você queira, pode bater o tubérculo em um mixer ou liquidificador. Outro diferencial é a carne usada, já que, aqui, a costela é deixada de lado e o músculo bovino entra em cena, fazendo com que o resultado seja mais leve, mas sem prejudicar o sabor final do prato.

3. Caldo cremoso de aipim

Essa é uma receita de caldo feita apenas com aipim, linguiça calabresa, cebolas, dentes de alho, sal e pimenta. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, o resultado fica incrível e a textura cremosa. Essa é uma ótima pedida para uma refeição aconchegante e cheia de sabor.

4. Caldo de aipim e missô

Foto: iStock

O segredo dessa receita é que a pasta de missô é usada para temperar o prato no lugar de um caldo de carne ou de legumes. Para quem gosta de inovar na cozinha e ainda quer dar um toque oriental à refeição, essa opção pode ser uma ótima pedida.

5. Caldo de aipim com frango

Mandioca e frango desfiado combinam muito bem, certo? Então, que tal unir esses dois ingredientes para o preparo de um caldo? Além dos dois itens já citados, você só vai precisar de temperos para preparar essa receita em casa. Para melhorar ainda mais, o gostinho fica incrível.

6. Caldo de aipim com camarão

Nessa receita, primeiro, é preciso refogar o camarão e, depois, preparar um caldo com esse ingrediente. Quando o caldo estiver pronto, o aipim deve ser cozido junto com ele. O próximo passo é bater tudo em um mixer e levar ao fogo por mais alguns minutos.

7. Caldo verde com aipim e calabresa

O caldo verde tradicional combina couve com batata, mas, aqui, esse legume é deixado de lado e dá lugar para o aipim. Para que o prato fique ainda mais gostoso, a sugestão é acrescentar uma boa quantidade de calabresa fritinha. O resultado fica tão bom, que será difícil não repetir.

8. Caldo de aipim com linguiça

Para fazer essa receita em casa, primeiro, é preciso começar cozinhando a mandioca. Enquanto isso, você pode ir fritando a calabresa. Quando o tubérculo já estiver cozido, é preciso batê-lo em um mixer e, depois, misturá-lo com o embutido já fritinho.

9. Caldo de aipim com carne

Nessa opção, a mandioca é cozida com caldo de carne, triturada e depois misturada com tirinhas de carne bovina bem finas. Para um toque extra de sabor, a dica é cobrir o prato com queijo parmesão ralado, salsinha e servir com torradas.

10. Caldo rústico de aipim

Foto: Reprodução / pimenta no reino

Para quem gosta de um caldo mais rústico, que não tenha uma textura bem lisinha e que conte com pedacinhos de aipim, essa pode ser a receita ideal. Aqui, o tubérculo é combinado com coxão duro cozido na panela de pressão, o que faz com que a carne fique bem macia.

11. Caldo de aipim, carne e milho

Que tal incrementar seu caldo de aipim com lagarto cortado em tirinhas e milho? Essa não é uma das opções mais rápidas da lista, mas o resultado final fica tão gostoso, que cada minuto cozinhando vale a pena.

12. Caldo de aipim e carne moída

O aipim e a carne moída são ingredientes muito comuns na mesa dos brasileiros, por isso, essa combinação pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Além desses dois itens, você vai precisar apenas de temperos para preparar essa receita em casa.

O caldo de aipim é uma ótima pedida de prato para esquentar os dias frios e para saborear uma refeição bem gostosa. Se você adora esse tipo de comida, pode gostar de conferir algumas receitas de caldo verde e de caldos variados.

PARA VOCÊ