12 receitas de caldo de carne para fugir dos temperos industrializados

Escrito por    
Em 17.12.19

Para fugir dos produtos industrializados, confira uma seleção de receitas de caldo de carne para colocar em prática e ter sempre uma opção fresquinha ao alcance. Com diversas especiarias, aqui certamente tem uma combinação que é perfeita para a sua próxima receita. Ele também possui versões mais encorpadas para ser o prato da sua refeição.

Continua após o anúncio

1. Caldo de carne rápido

Com ingredientes saudáveis, esse caldo de carne vai te fazer abandonar os cubinhos industrializados. Mais fácil que ir ao mercado, ele fica pronto em apenas 30 minutos e é feito com aparas de carne, alho-poró, cebola, cenoura, salsinha e azeite. Ele rende 1 litro para você utilizar onde quiser e vai te surpreender com o sabor.

2. Caldo de carne assada

Para deixar seu caldo mais grosso e saboroso, utilizar ossos de carne é uma boa escolha pois eles possuem tutano. Eles serão pincelados com molho de tomate e vão dourar no forno com cenouras e cebolas. Depois vai tudo para a panela para ferver com aipo, salsinha, tomilho e pimenta preta durante 3 horas. Depois de coado, ele deve ser levado à geladeira e está pronto!

3. Caldo de carne com mandioca

Perfeito para o jantar, esse caldo de carne saboroso vai te aquecer em grande estilo nos dias mais frios. Com uma consistência firme, ele traz uma ótima sustância pois é feito a base de mandioca com carne desfiada. Para enaltecer esses sabores, é utilizado um mix de temperos incríveis. Confira!

4. Caldo de carne moída com batata

Se você quer uma opção de prato prática no inverno, esse caldo vai se tornar seu queridinho. Ficando supercremoso feito com batatas, ele fica ainda mais saboroso com carne moída e cubinhos de bacon fritos. É só temperar e aproveitar!

Continua após o anúncio

5. Caldo de carne com bouquet

Reserve alho-poró, tomilho e alecrim para criar um bouquet de temperos poderoso. Depois são dourados peçados de músculo de carne com o bouquet. Para criar o caldo basta acrescentar água, deixar a mistura ferver por uma hora e coar. Você pode congelar em porções para utilizar quando precisar.

6. Caldo de carne com polpa de tomate

Utilizar a carne de ossobuco é uma escolha certeira para seu caldo. Para deixá-la mais saborosa e com uma coloração incrível, você vai precisar de polpa de tomate. Aí é só temperar deixando o prato bem aromatizado e uma delícia!

7. Caldo de carne na panela de pressão

Sem procedimentos longos e otimizando o tempo, você pode fazer um saboroso caldo de carne na panela de pressão. Um corte de carne recomendado para essa receita é o músculo, que irá à panela acompanhado de cenoura e cebola.

8. Caldo de carne com déglacer

O déglacer é um procedimento que serve para extrair os resquícios dos alimentos do fundo da panela com uma bebida alcóolica. Nesse caso é utilizado o vinho tinto para extrair todo o sabor da assadeira que irá ao forno com ossos de carne regados com óleo. Esse prato é cheio de sabor!

9. Caldo de carne escuro

Continua após o anúncio

Fácil de colocar em prática e com um tempo mais reduzido, esse caldo de carne vai te surpreender. Os temperos e a carne serão imersos em uma panela e fervidos. Acrescente água na assadeira quando retirar os ingredientes e a utilize no caldo para não perder nenhum resíduo com um sabor poderoso.

10. Caldo de carne vegano

Sem ingredientes de origem animal, esse caldo de carne vegano vai agregar mais sabor aos pratos. Aqui, a carne é substituída pelo cogumelo shitake que vai ao forno com legumes picadinhos. Eles serão assados por apenas 15 minutos e depois transformados em um caldo incrível temperado apenas com sal.

11. Caldo de carne tradicional

Digno de um chef de cozinha, esse caldo de carne possui um maior tempo de cozimento, mas vai valer a pena cada minuto de espera. Muito utilizado como base de pratos franceses, a carne utilizada é a pata do boi com osso. Ela será regada com vinho tinto e temperada com ingredientes saborosos. Suas receitas nunca mais serão as mesmas com essa delícia.

12. Caldo de carne com louro

Superprática e rápida, essa receita vai fazer parte do seu dia a dia. Seu diferencial é uma especiaria poderosa para temperar seu caldo de carne: folhas de louro! Elas serão douradas em uma panela junto com alho, bacon e filés de carne. Tudo que está na panela vai ser triturado no liquificador e coado, criando um caldo de carne saboroso que pode ser congelado em diversas porções.

E se você gosta de preparar seus próprios temperos e tê-los sempre fresquinhos, coloque em prática também o tempero baiano e o tempero caseiro.

PARA VOCÊ