21 receitas de caldo de mandioca para dias ainda mais aconchegantes

Escrito por                          

Nada mais gostoso em dias frios do que um prato quentinho e feito no capricho, não é mesmo? O caldo de mandioca é uma ótima opção para quem procura uma receita rica em carboidratos e que parece fazer um carinho no estômago! Versátil, ele pode ganhar os mais variados ingredientes, como frango, bacon, requeijão e até mesmo camarão. Confira!

Receitas de caldo de mandioca tradicionais

1. Caldo de mandioca com carne moída: aqui, o primeiro passo é cozinhar a mandioca e bater no liquidificador com um pouco de água. Em seguida, prepare a carne moída: tempere com cebola, cheiro verde, alho, sal, vinagre e caldo de bacon e deixe cozinhar bem. Depois, é só acrescentar o creme de mandioca e mexer bem. Está pronto!

2. Caldo verde de mandioca: com apenas seis ingredientes – mandioca, linguiça calabresa, alho, cebola, couve e sal – você consegue preparar um prato delicioso para o jantar, sem ter muito trabalho na cozinha. O passo a passo também é muito simples e o resultado final é de deixar todo mundo com água na boca!

3. Caldo de mandioca com calabresa: a dica dessa receita é fazer um caldo com mandioca, cebola, linguiça calabresa, alho e sal. São poucos ingredientes, assim como o modo de preparo é muito simples. Mesmo assim, essa é uma ótima opção para dar inovar as suas refeições!

4. Caldo de mandioca vaca atolada: clássica da culinária brasileira, a vaca atolada surgiu na época dos tropeiros, no estado de Minas Gerais. Muito gostoso, esse prato se popularizou e hoje é um dos mais famosos do país. E aqui, você aprende a preparar uma deliciosa versão com algumas adaptações de temperos. Confira!

5. Caldo de mandioca com carne: dividida em duas etapas, essa receita pede um delicioso creme de mandioca, que é batido no liquidificador. Já a carne é feita na panela e temperada com cebola, alho, caldo de carne e salsinha. Por último, é só misturar o creme e a carne e cozinhar até dar o ponto desejado!

6. Caldo de mandioca com carne moída e pimenta de cheiro: mandioca, carne moída, pimenta de cheiro, cebola, alho, cebolinha e caldo de carne são os ingredientes usados para fazer esse delicioso caldinho! A dica na hora de servir é colocar na mesa um potinho com mais carne moída, assim você pode ir adicionando sobre o caldo!

7. Caldo de mandioca com frango: quem gosta de frango vai se apaixonar por essa receita de caldo de mandioca que leva essa carne tão saborosa! Os outros ingredientes necessários são azeite, cebola, alho, molho de tomate, cebolinha, sal e pimenta-do-reino. Vale a pena testar aí na sua casa!

8. Caldo de mandioca com frango e ervas: bateu aquela fominha depois de um dia cansativo de trabalho, mas você não quer ter muito trabalho na cozinha? Então aposte nessa versão de caldo de mandioca que também leva frango, ervas e pimenta de cheiro. Confira o modo de preparo dessa delícia e aproveite!

9. Caldo de mandioca rústico: o caldo de mandioca rústico é ótimo para quem busca praticidade. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, anote o que você vai precisar: azeite, cebola, alho, carne, folhas de louro, linguiça calabresa, cebolinha e pimenta-do-reino.

10. Caldo de mandioca com calabresa, bacon e pimenta de cheiro: nessa receita, a linguiça calabresa, o bacon e a pimenta cheiro dão um sabor e um aroma simplesmente irresistíveis para o caldo de mandioca. A dica para quem busca praticidade é usar a sobra de mandioca do almoço de domingo, assim você tem menos trabalho na hora de cozinhar.

Receitas de caldo de mandioca diferenciadas

11. Caldo de mandioca com milho e carne-seca: a carne seca tem um sabor intenso e muito gostoso. E aqui, ela é usada para deixar o seu caldo de mandioca ainda mais delicioso! Atenção para os outros ingredientes necessários: milho verde, pimenta de cheiro, sal, manteiga e, para acompanhar, algumas torradinhas!

12. Caldo de mandioca com carne seca e couve: mandioca, caldo de legumes, cúrcuma, cebola, alho, sal, couve, carne seca, salsão, cebola roxa, azeite e óleo são os ingredientes necessários para preparar esse delicioso caldinho. A dica é servir com alguns pedacinhos de bacon, que deixam o seu prato ainda mais gostoso!

13. Caldo de mandioca com linguiça: linguiça e mandioca são os ingredientes principais desse delicioso caldo, que é a cara dos dias mais frios. Ele é uma ótima alternativa para quem quer sair do comum. E o melhor de tudo é que o modo de preparo não é nem um pouco complicado. Aprenda a fazer!

14. Caldo de mandioca com linguiça e bacon: unir carnes é uma ótima maneira de intensificar o sabor de alguns pratos. E aqui, bacon, linguiça suína e acém ajudam a compor um delicioso caldo de mandioca. O resultado final é um prato mais reforçado e simplesmente irresistível!

15. Caldo de mandioca com calabresa e bacon: sabe aquelas receitas que parecem fazer um carinho no estomago de tão gostosas que são? Pois esse caldo de mandioca com calabresa e bacon é uma delas! Perfeitas para aqueles dias frios e preguiçosos, essa versão é simples e muito prática de fazer. Vale a pena testar aí na sua casa!

16. Caldo de mandioca com calabresa, bacon e parmesão: vai receber a família em casa e não sabe o que servir na janta? Então aposte nesse caldo de mandioca que leva linguiça calabresa, bacon e parmesão. Muito simples e prático de ser feito, ele com certeza vai parar no seu caderninho de receitas depois de você experimentar!

17. Caldo de mandioca com carne seca e queijo coalho: extremamente saboroso, o queijo coalho é perfeito para quem quer dar aquele toque especial nas receitas de maneira mais refinada. E aqui, ele ajuda a compor um delicioso caldo de mandioca que ainda leva carne-seca, alho, cebola, azeite, sal, cheiro verde e catupiry!

18. Caldo de mandioca com frango e pimentão: quer preparar um prato simples e muito saboroso para aquecer os dias mais frios? Então lápis e papel na mão para anotar tudo o que você vai precisar para fazer um delicioso caldinho: mandioca, frango, cebola, pimentão, alho, colorau, coentro, pimenta e sal.

19. Caldo de mandioca com requeijão: extremamente cremoso, esse caldo de mandioca leva requeijão, linguiça calabresa, bacon, cebola, pimentão, alho, sal, cheiro verde, tempero baiano e água. E o vídeo te ensina o passo a passo certinho de como preparar essa delícia. Confira e aproveite!

20. Caldo de mandioca com calabresa e pimentão: quem gosta de dar um sabor a mais para as receitas vai adorar esse caldo de mandioca. Aqui, a linguiça calabresa dá aquele toque defumado e o pimentão ajuda a intensificar os sabores. Ficou com água na boca só de imaginar? Então assista ao vídeo e corra para a cozinha!

21. Caldo de mandioca com casca de camarão: e para encerrar essa lista, que tal preparar um caldo de mandioca bem diferente e gostoso? Para isso você vai precisar ter em mãos cascas e cabeças de camarão, tomate, cebola, pimentão, alho, salsinha, coentro, cebolinha, pimenta, azeite, limão e sal.

Como você pode perceber, preparar um caldinho de mandioca não é tarefa difícil. E se você é fã de pratos quentes, não deixe de conferir algumas receitas de caldo de camarão e caldo de legumes!

PARA VOCÊ