49 receitas de canjica doces e salgadas para aproveitar o ano todo

Escrito por                          

Mingau de milho, curau, mugunzá, canjica… Não interessa como você chama, o que importa mesmo é o sabor delicioso da mistura de grãos de milho com leite, manteiga… E o que mais você quiser!

Comida tradicional das festas juninas, esse prato vai bem em qualquer época e aceita os mais variados sabores em seu preparo. De paçoca à linguiça, é só escolher o que vai complementar a sua canjica e partir para a cozinha. Na lista abaixo, você conhece as melhores receitas de canjica para testar na cozinha.

Receitas clássicas que todo mundo gosta

receitas-de-canjica-1

Foto: Reprodução/ Cozinha legal

1. Canjica cremosa com leite condensado: essa é uma receita clássica, que leva milho de canjica, leite, leite condensado, creme de leite, amendoim tostado e canela em pau. O creme de leite garante que o doce fique super cremoso.

2. Canjica tradicional: para quem gosta da canjica bem docinha, essa receita leva leite condensado e açúcar. O cravo e canela temperam essa mistura.

3. Canjica com leite de coco: nessa receita, você aprende a incrementar um pouquinho a receita tradicional. Com leite de coco e essência de baunilha, essa canjica fica com um gostinho bem especial.

4. Mugunzá: receita tradicional do Norte do país, que leva milho para canjica, água, leite, leite de coco, coco ralado, açúcar, cravo e canela. Vale experimentar.

5. Canjica com canela e leite condensado: o leite condensado adoça e traz cremosidade à receita. Outros segredos dessa receita vão te ensinar a adicionar amendoim, coco e canela na medida certa para não esconder o sabor do milho.

6. Canjica com coco: leite de coco e leite condensado! Mistura incrível e muito saborosa. Sirva bem quentinha que todo mundo vai gostar.

7. Canjica clássica: essa receita só leva quatro ingredientes e fica pronta em uma hora. Mas lembre, sempre, de deixar o milho de molho por cerca de duas horas antes de colocar para cozinhar, assim você garante que ele vai ficar mais macio.

8. Canjica cremosa: a receita é simples, leva milho, canela, cravos, leite, leite condensado, açúcar e leite de coco. O leite condensado deixa o mingau bem cremoso, e o milho cozido no ponto certo traz textura ao doce.

9. Mugunzá do Nordeste: essa receita ensina a preparar o milho na panela de pressão e o caldo separado. Você pode servir quente ou gelada, e fica muito melhor com canela polvilhada por cima.

10. Canjica sequinha: essa receita é um pouco mais trabalhosa, pois vai ensinar você a tirar o milho direto da espiga! Diferente das demais receitas, o creme aqui fica um pouco mais durinho, como um pudim, ao invés de um mingau. Uma boa opção para variar.

11. Canjica doce: a dica dessa receita é utilizar o leite integral para preparar a canjica. Ele leite vai deixar o prato com mais sabor e mais encorpado.

12. Canjica cremosa com creme de leite: é esse ingrediente que garante que o doce fique muito cremoso. Se você utilizar o creme de leite de latinha, não deixe de tirar o soro antes de colocá-lo na mistura.

13. Canjica da mamãe: canjica tem sabor de festa junina, de infância… Da boa e velha cozinha caseira… E essa receita vai te garantir esse sabor. Não deixe de experimentar.

14. Canjica com canela: essa receita clássica fica excelente coberta com canela polvilhada. Sirva bem quentinha que fica ainda melhor.

15. Canjica com leite de coco e canela: o mingau preparado nessa receita leva açúcar, leite, água, leite de coco, coco, canela e sal. O coco, assim como o milho, trazem textura e sabor ao mingau. Fica muito gostoso.

Receitas elaboradas e muito saborosas

receitas-de-canjica-2

Foto: Reprodução/ Torrada torrada

16. Canjica brûlée: se é para “gourmetizar” o prato, nada melhor do que transformá-lo em brûlée. Com uma casquinha de açúcar de confeiteiro queimada com maçarico, não há como a canjica não ficar ainda mais saborosa. Para fazer já!

17. Canjica com especiarias e castanhas: as especiarias são misturadas no preparo do mingau. Você vai usar cardamomo e pimenta da Jamaica. As castanhas são colocadas na hora de servir e trazem um sabor bem especial ao doce.

18. Canjica de sagu: para esse doce, você vai precisar de leite, leite de coco, bolinhas de sagu, coco seco, açúcar, cravo e canela. Como você percebeu, essa canjica não leva canjica! Bem diferente.

19. Canjica de doce de leite: você vai precisar cozinhar uma lata de leite condensado e adicioná-la ao milho de canjica e a um pouquinho de leite. O sabor fica sensacional.

20. Canjica nordestina: a receita leva leite, leite de coco, espigas de milho, açúcar, sal e manteiga. O creme fica bastante denso, muito parecido com um pudim.

21. Canjica com fava de baunilha: nessa receita, você vai aprender a utilizar a fava de baunilha, que traz um sabor especial a esse e a muitos outros doces.

22. Canjica aos três leites: os leites do título da receita são o de coco, o condensado e o creme de leite. O mingau será temperado com canela e cravo. Simples e saboroso.

23. Canjica com doce de leite e amendoim: a receita leva canjica branca, água, leite condensado cozido, açúcar, leite, leite de coco, amendoim, cravo e canela. Seu preparo é bem simples, após o milho cozido, é só deixar a mistura ferver por 10 minutos e pronto!

24. Canjica com leite condensado e amendoim: o mingau fica bastante cremoso com o leite condensado e o amendoim traz um sabor salgadinho e inovador ao prato.

25. Canjica com coco: a mistura do coco à receita garante textura e frescor ao sabor da canjica, que fica uma delícia quente ou gelada.

26. Canjica de milho com coco: a receita é bem tradicional e aposta na qualidade do milho e do coco para garantir o sabor.

27. Canjica da vovó Maria: o milho tirado da espiga traz mais sabor a essa receita que leva, também, leite de coco, leite e açúcar. É trabalhoso, mas vale a pena.

28. Canjica no copinho: o charme dessa receita fica por conta da apresentação, em copinhos, com pedaços de pau de canela para decorar.

29. Canjica com doce de leite e leite de coco: esse prato fica bastante doce e com sabor de festa na fazenda. A receita leva canjica, água, leite de coco, leite, doce de leite, açúcar e coco em flocos. Se você gosta de sobremesas açucaradas, essa é para você.

Receitas com um charminho na cobertura

receitas-de-canjica-3

Foto: Reprodução/ Na minha panela

30. Canjica com paçoca: as dicas que você lê agora são para incrementar as receitas bem tradicionais de canjica, pois trazem sabor e textura na cobertura, como nessa que leva paçoca esfarelada por cima do mingau.

31. Canjica com amendoim: para essa receita, é importante atentar para o amendoim escolhido, que deve ser torrado, sem pele e sem sal.

32. Canjica com chocolate: o que não fica muito mais gostoso com chocolate? Nessa receita, você vai polvilhar raspas de chocolate por cima da canjica quentinha, e deixá-las derreter enquanto aprecia o doce.

33. Canjica de amendoim: essa receita leva amendoim por cima e também misturada no mingau. Fica levemente salgado e bem crocante.

34. Canjica com limão e lavanda: esses sabores, por cima do mingau, ajudam a aromatizar o prato e trazem requinte a ele.

35. Canjica cremosa com paçoca: a canjica deve ser preparada bem cremosa, com bastante leite condensado. Por cima, esfarele paçoca. A mistura de sabores é incrível.

Sobremesas feitas com canjica

SONY DSC

Foto: Reprodução/ Gulab

36. Sorvete de canjica: o mingau da canjica é usado como base para um sorvete super saboroso que, depois de congelado, deve ser batido com creme de leite no liquidificador. Ideal para os dias de calor.

37. Torta de canjica: com massa de bolacha waffer e recheio de canjica essa torta vai surpreender. O preparo do recheio é um pouco trabalhoso, pois você precisará tirar o milho da espiga, mas depois disso é só aproveitar.

Receitas sem lactose ou veganas

receitas-de-canjica-5

Foto: Reprodução/ Lactose não

38. Canjica sem lactose: restrição à lactose não é motivo para não comer essa delícia das festas juninas. Só é preciso uma atenção maior nos ingredientes utilizados. A receita leva milho de canjica, leite de amêndoas, açúcar, leite condensado vegetal e leite de coco. Experimente.

39. Canjica sem lactose e com especiarias: a receita leva leite de arroz no lugar do leite de vaca. E, para temperar, cardamomo, cravo e canela. Fica uma delícia e, ainda por cima, é sem glúten.

40. Canjica vegana: a receita leva canjica, leite de amendoim, açúcar, cravo, canela, coco, amido de milho, leite de coco e amêndoas em lascas. Fica saborosa e bastante leve.

41. Canjica funcional: você vai precisar de biomassa de banana verde para essa receita. O prato fica super saudável e é livre de glúten e de lactose.

42. Canjica funcional sem lactose: mais uma opção de receita leve e saudável para quem não quer abrir mão da canjica. Aqui você vai usar leite de coco caseiro e leite de castanha de caju. O amendoim por cima garante um sabor especial.

43. Canjica de leite de coco caseiro: essa receita te encaminha para outra, de leite de coco caseiro, que você usa para a canjica, mas pode usar para muitos outros pratos como opção ao leite de vaca. Vale conferir.

44. Canjica sem lactose, mas com leite condensado: para essa receita, você vai precisar fazer algumas adaptações e utilizar o leite condensado de soja. Mas isso não lhe faz perder nada no sabor e na consistência bem cremosa.

45. Canjica com milho verde em conserva: os ingredientes são diferentes. Você pode usar milho verde em conserva, leite de soja e leite condensado de soja. Mas o sabor fica muito gostoso, ainda mais se finalizado com canela polvilhada.

Receitas salgadas para surpreender

receitas-de-canjica-6

Foto: Reprodução/ Lazz Gourmet

46. Canjica com calabresa: e que foi que disse que canjica é sempre doce. Nessa receita você aprende a fazer um prato super saboroso, que leva, junto ao mingau, calabresa refogada. Preparado para experimentar?

47. Mungunzá salgado: mais uma receita salgada super interessante, que leva carnes de feijoada, como calabresa, costelinha de porco, charque e paio. Com certeza você vai surpreender os convidados com esse prato.

48. Canjica com tomate e calabresa: a canjica é preparada com molho de tomate, calabresa em rodelas e finaliza com queijo parmesão ralado. Diferente, porém, saboroso.

49. Canjica com frango: esse prato assemelha-se a uma sopa tailandesa. A dica para destacar os sabores é adicionar temperos orientais, como gengibre, pimenta, leite de coco e limão. Tem coragem de experimentar esse prato tão exótico?

E aí? Vai começar com uma canjica bem doce ou com uma salgada? Não precisa escolher, faz as duas!

PARA VOCÊ