10 receitas de cavaca para deixar seu café mais completo

Escrito por    
Em 27.05.20

A cavaca é uma bolacha de origem portuguesa composta por ovo e farinha de trigo como base. Pelas terras brasileiras, ela ganhou versões com fubá, erva-doce e até goiabada. Além de ter um preparo fácil, a consistência aerada é inconfundível. Confira as receitas:

Continua após o anúncio

1. Cavaca simples

A cavaca básica desta receita vai te surpreender pela praticidade. O fubá é combinado com farinha de trigo para compor a massa. A mistura dos ingredientes é feita em um recipiente. Então, só é preciso moldar e levar para assar.

2. Cavaca com erva-doce

A combinação da erva-doce com o fubá já é uma velha conhecida de quem gosta de bolos e aparece nesta receita. A massa também leva farinha de trigo e o leite deve ser acrescentado aos poucos até dar o ponto. É uma opção para lá de saborosa!

3. Cavaca com goiabada

A goiabada é outro ingrediente que harmoniza bem com o gostinho do fubá e pode incrementar esta bolacha. Nesta versão, o preparo não leva leite tendo como base o fubá e a farinha de trigo. O resultado é de deixar qualquer um salivando!

4. Cavaca com erva-doce com goiabada

Aqui, a cavaca conta com a erva-doce e a goiabada para sair do convencional. Depois de finalizar a massa, você vai pincelar gema de ovo para ganhar um aspecto brilhante. O açúcar cristal é polvilhado por último e faz a decoração do doce.

Continua após o anúncio

5. Cavaca com essência de milho

Esta é uma receita de cavaca saborizada com essência de milho e erva-doce. A massa pode ser preparada tanto misturando na mão, como na batedeira. Antes de ir ao forno, o preparo é pincelado com gema de ovo para ficar com um aspecto lustroso.

6. Cavaca com polvilho doce

A farinha de trigo é substituída pelo polvilho doce na massa desta bolacha. Um ingrediente diferente acrescentado ao preparo é o óleo que deixa a mistura mais espessa. A erva-doce é utilizada para dar um toque verdinho e saborizar o preparo.

7. Cavaca de polvilho com banha

Esta opção tem uma textura que desmancha na boca. O ingrediente responsável por isso é a banha de porco. O sal amoníaco ajuda a massa a crescer e a base do preparo é feita com polvilho doce e farinha de trigo. É uma boa pedida para acompanhar um cafézinho!

8. Cavaca salgada

Quem disse que a cavaca só pode ser doce? Esta receita mostra que a versão salgada não fica nem um pouco para trás. Seu preparo leva farinha de trigo e flocos de milho. Para ficar com a consistência esfarinhada, deve-se polvilhar flocos por cima antes de assar.

9. Cavaca sem glúten e sem lactose

Continua após o anúncio

Esta é uma opção que pode ser consumida por celíacos e intolerantes à lactose. Para substituir a farinha de trigo, você vai utilizar farinha de arroz e polvilho doce. Um ponto alto é o uso da canela em pó que dá um sabor especial. A textura desta iguaria fica bem aerada.

10. Cavaca vegana

Os veganos poder se sentir contemplados com esta versão de cavaca. Aqui, a base do doce é feita com fubá e farinha de arroz. Para incrementar, o preparo pode levar erva-doce e goiabada. O aspecto brilhante é garantido pela mistura do café com o azeite.

A cavaca é um daqueles preparos que deixam a casa toda cheirosa enquanto assa. É uma bolacha que pode ser consumida a qualquer hora e possui uma consistência marcante. Escolha sua versão preferida e se delicie. Não deixe de conferir as receitas de bolo de fubá com erva-doce e cuca de goiabada!

PARA VOCÊ