14 receitas de cuscuz paulista gostosas e bem completas

Por
Atualizado em 22.07.21

O cuscuz paulista é um prato da culinária brasileira que tem suas origens no norte da África. O preparo clássico é feito com farinha de milho ou de mandioca. Os ingredientes mais tradicionais que compõem o cuscuz são o ovo, o tomate, a ervilha e a sardinha.

Publicidade

As receitas desse prato são práticas e gostosas. Existem versões com e sem carne, além do cuscuz ser uma opção muito nutritiva. É um prato completo e que vai deixar suas refeições ainda mais deliciosas.

Confira uma seleção de receitas de cuscuz paulista que precisam entrar para o seu menu:

1. Cuscuz paulista simples

O recheio desse cuscuz paulista é feito com um refogado de cebola, pimentão, azeitonas, ervilhas, milho verde, molho de tomate, cheiro-verde, sardinha, azeite, tempero e caldo. Depois, deve-se adicionar água e a farinha de milho até a massa ficar levemente umedecida. A mistura é colocada em uma forma untada com azeite e a decoração é feita com tomate, sardinha e ovos cozidos.

Publicidade

2. Cuscuz paulista de frango

O refogado dessa opção de cuscuz leva cebola, alho, tomate, frango desfiado, caldo de galinha, tempero, molho de tomate, ervilha, milho, palmito picado e azeitona. A farinha de milho é adicionada à mistura e a textura deve ficar não muito dura, nem muito mole. O preparo é colocado na forma e a decoração fica por conta do tomate em fatias, do ovo cozido, do palmito, da ervilha e do milho.

3. Cuscuz paulista com tomate pelado, camarão e ovo

Publicidade

Essa receita traz um refogado de cebola, alho, pimenta, sardinha, tomate pelado, farinha de mandioca, caldo de camarão, farinha de milho, milho verde, ervilhas, palmito, salsinha e pimenta-de-cheiro para compor o cuscuz paulista. A decoração é feita com tomate, palmito, ovo e camarão branqueado. O preparo é levado para a geladeira e o resultado é um prato delicioso!

4. Cuscuz paulista com ovo de codorna

Aqui, o cuscuz paulista é composto por uma mistura de farinha de milho, ervilha congelada, sardinha, azeitona, ovos cozidos, palmito, caldo de legumes, extrato de tomate e leite de coco. O tempero é feito com cebola, alho, azeite, salsa, cebolinha, pimenta dedo-de-moça e sal. A decoração é feita com ovos de codorna. Essa é uma opção gostosa e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

5. Cuscuz paulista de legumes

Receiteria

Essa é uma versão vegetariana de cuscuz paulista. Aqui, o preparo é feito com cebola, pimentão, cenoura, milho, azeitona, molho de tomate, ervilha, salsinha, caldo de legumes, sal e farinha de milho. Para decorar, deve-se utilizar tomate, azeitonas e ovo. Depois é só desenformar e saborear!

6. Cuscuz paulista de palmito

Esse cuscuz paulista é feito com farinha de milho flocada, tomate pelado, cebola, água, milho verde, palmito, azeitonas pretas e verdes. O tempero do prato leva azeite, ervas frescas, pimenta moída e sal. Os ingredientes são todos refogados e a decoração fica por conta do ovo cozido, das ervilhas frescas e do palmito. É uma versão que vai te surpreender pelo sabor marcante!

7. Cuscuz paulista com peixe e azeitonas

O diferencial desse cuscuz paulista é o uso do peixe cozido e desfiado. O prato também é composto por farinha de milho, caldo de peixe, farinha de mandioca, milho, tomates pelados e leite de coco. O tempero leva cebola, alho, azeite, sal, pimenta, salsinha e cebolinha. A decoração do cuscuz é feita com palmito, azeitonas e ovo cozido. É uma opção gostosa e prática!

Publicidade

8. Cuscuz paulista com cenoura e sardinha

O recheio desse cuscuz paulista é feito de cebola, tomate, pimentão, alho, manteiga, água, sal, pimenta, cenoura, sardinha, parmesão e ovos picados. O ingrediente usado como base para a massa é o fubá e a decoração leva fatias de ovo cozido. Antes de servir, é preciso esperar o prato esfriar.

9. Cuscuz paulista de sardinha com tomate sem pele

Esse cuscuz paulista é composto por farinha de milho, farinha de mandioca, cebola brunoise, salsinha, tomate concassé, sardinha, alho brunoise, caldo de peixe, ervilha, azeitona e pimenta dedo-de-moça. O preparo é feito refogando os ingredientes e para decorar deve-se utilizar ovos de codorna, tomate-cereja, azeitonas pretas, ervilha e filés de sardinha. É uma versão bem completa e deliciosa do prato!

10. Cuscuz paulista com camarão e pimentão

Essa opção de cuscuz paulista é deliciosa e vai te deixar salivando. O ingrediente principal que compõe o prato é o camarão. Os caldos utilizados são o do crustáceo e o de peixe. O tempero leva, entre outros ingredientes, curry, lemon pepper e páprica doce. A farinha usada é a de milho e a sugestão é decorar com alguns camarões grandes.

11. Cuscuz paulista com brócolis, cenoura e vagem

Essa é outra opção vegetariana de cuscuz paulista. O recheio, aqui, leva ingredientes como pimentão, brócolis, cenoura, azeitona, vagem e alcaparras. O caldo utilizado para compor o prato leva caldo de legumes e molho de tomate. A decoração é feita com ovos em rodela e o preparo deve ir para a geladeira antes de ser servido.

12. Cuscuz paulista com camarão e palmito pupunha

Publicidade

O diferencial dessa receita de cuscuz paulista é que ela conta com dois recheios. O primeiro é feito com camarão, palmito pupunha, azeitona preta e cebolinha. O segundo é feito de pimentões, ovos cozidos e tomates sem pele. A massa leva farinha de milho, farinha de mandioca, azeite, cebola, alho, molho de tomate, caldo de frango, sal, pimenta e cebolinha. A montagem é feita intercalando as três camadas. Esse é um prato gostoso e bem completo!

13. Cuscuz paulista com abobrinha e cenoura

Esse cuscuz é preparado refogando cebola, tomate pelado, abobrinha, cenoura, milho verde, farinha de milho e farinha de mandioca no azeite. A massa tem que ficar grossa e consistente. A decoração é feita com ramos de salsa e o prato deve ser levado para a geladeira por no mínimo três horas.

14. Cuscuz paulista com molho de camarões

Essa é uma versão sem glúten e sem lactose de cuscuz paulista. O preparo é feito com farinha de milho, farinha de mandioca, azeite, alho, cebola, pimentão, palmito, molho de tomate, camarões, ervilhas, azeitona, ovos cozidos e água. O molho que cobre o prato é composto por molho de tomate, salsa picada, cebolinha e camarão. É uma opção saudável e saborosa!

Os preparos de cuscuz paulista variam entre versões com vegetais, frutos do mar e frango. As receitas desse prato são deliciosas e vão te ajudar a compor refeições mais práticas. É também uma boa opção para servir de entrada!