14 receitas de feijão gordo que vão transformar a sua rotina

Escrito por    
Em 17.04.20

Quem disse que o feijão do dia a dia precisa ter sempre o mesmo sabor? Com estas receitas de feijão gordo, você vai poder saborear este acompanhamento de diversas maneiras. Dá para incrementar com ingredientes com gordura para dar aquele gostinho especial ou utilizar temperos diferenciados para transformar o prato. Se jogue nesta seleção de receitas e surpreenda a família!

1. Feijão gordo simples

iStock

Nesta receita, o feijão gordo fica de molho por 30 minutos e é cozido na panela de pressão em 30 minutos. Para dar aquele toque especial, ele é temperado com folhas de louro, paio, alho frito, calabresa e bacon. Confira o passo a passo e corra já para a cozinha.

2. Feijão gordo com panceta

Continua após o anúncio

A panceta é um ingrediente que combina muito bem com o feijão, pois solta uma gordurinha que traz um sabor incrível. Nesta receita histórica, a carne de porco é frita na panela de pressão e os grãos de feijão são cozidos ali mesmo. Não desperdiça nenhum sabor e combina muito bem com um pãozinho.

3. Feijão gordo com pé de porco

A gordura suína é um ingrediente certeiro para combinar com o feijão. Nesta receita, serão utilizados pé de porco, bacon, linguiça e cebola para saborizar o prato. A mistura fica bem colorida e atrativa temperada com colorau, coentro e cheiro-verde.

4. Feijão gordo com feijão preto

Deixar seu feijão mais especial não custa caro. Nesta receita econômica, você vai precisar apenas de bacon, linguiça, cebola, alho e folhas de louro. Uma ótima pedida é utilizar o feijão preto que também possui um sabor e textura deliciosos.

5. Feijão gordo com feijão branco

iStock

O feijão branco não faz sucesso só na dobradinha. Com ele, você poderá fazer um feijão para o dia a dia supercremoso combinando com bacon, linguiça e outros ingredientes que você poderá conferir nesta versão. Ele é a escolha perfeita para comer com arroz branco e uma saladinha.

Continua após o anúncio

6. Feijão gordo na panela de pressão elétrica

Se você não possui muita intimidade com a panela de pressão, não precisa desistir de fazer feijão. Aqui, os grãos ficam de molho em uma mistura de água com limão e, depois, vão para a panela elétrica. Nela, ele será cozido com linguiça calabresa, bacon, folhas de louro e azeite.

7. Feijão gordo com laranja

Já pensou em colocar laranja no seu feijão? Os pedacinhos da fruta harmonizam muito bem com pé de porco, rabo de porco, courinho e costelinha defumada. Dá para perceber que ingredientes saborosos não vão faltar neste feijão nada básico.

8. Feijão gordo com carne e bacon

Este feijão vai saciar a sua fome. Os grãos serão cozidos com generosos pedaços de carne e bacon. Depois, é só misturar com um arroz branco que sua refeição já está completa. Ele fica ainda mais gostoso finalizado com bastante cheiro-verde.

9. Feijão gordo com calabresa e bacon

A calabresa e o bacon são ótimos ingredientes para compor seu feijão, pois são uma carne saborosa e com gordura na medida certa. Os grãos ficam cremosos e bem temperados com alho, folhas de louro e pimenta-dedo-de-moça.

10. Feijão gordo com mix de linguiças

Continua após o anúncio

                   

Para elevar o nível do seu feijão, você vai precisar de um mix poderoso. Ele é composto por linguiça calabresa fina, linguiça calabresa grossa e paio. Você também pode adicionar sem medo pedaços de porco como o rabo, pé e orelha.

11. Feijão gordo com páprica picante

Se pra você um feijão bem temperado é sinônimo de sucesso, esta é a receita certa. Os grãos são saborizados com páprica picante, páprica defumada, tomilho, alecrim e salsinha. Com esta mistura, é impossível seu feijão ficar sem graça!

12. Feijão gordo com calabresa, bacon e folha de couve-flor

Sabia que a folha do couve-flor que você joga fora pode ser um delicioso tempero para o seu feijão? Além dela, você pode utilizar bacon, calabresa, orégano, pimenta calabresa e colorau. Fica pronto na panela de pressão em apenas 15 minutos.

13. Feijão gordo com carne seca

Esta é uma mistura histórica que ainda faz muito sucesso. O feijão fica suculenta cozido com carne seca, linguiça calabresa, costelinha e bacon. Para unir todos os sabores, ele é temperado com alho frito, cebola e pimenta-dedo-de-moça.

14. Feijão gordo com calabresa, paio, costela e bacon

Sem economizar ingredientes, este feijão é cozido com calabresa, paio, costela e bacon. A gordura das proteínas vai trazer um sabor especial para inovar no feijão da sua rotina. Ele por si só já é uma refeição completa, mas fica ainda melhor acompanhado de arroz branco e farofa.

Se você adora caprichar no feijão e misturar com ingredientes saborosos, não pode perder estas receitas de feijoada que vão fazer sucesso no seu almoço em família!