8 receitas de fondant que vão deixar seus doces ainda mais incríveis

A calda fondant é um tipo de cobertura muito utilizada na confeitaria. O preparo mais tradicional da calda leva açúcar, água, gelatina e manteiga. A cobertura pode ser usada na composição de bolos, tortas, doces variados, pães e até sorvetes. É uma calda versátil e que pode ser incrementada com ingredientes diversos.

Uma das versões da calda fondant é a de chocolate, que agrada muito os fãs do doce. Outra variação possível é a com cream cheese, que dá uma textura diferente para o preparo. O resultado é uma cobertura que vai fazer sucesso na sua mesa. Confira uma seleção de receitas de fondant para deixar seus doces ainda mais incríveis:

1. Fondant de açúcar simples

Essa é uma opção bem básica de fondant. A calda é feita apenas com açúcar de confeiteiro e água. O preparo consiste em combinar os ingredientes em um recipiente e bater com um fuet. Se ficar com uma consistência muito dura, deve-se adicionar mais líquido. O resultado deve ser utilizado na hora. Uma sugestão é usar metade da medida de água e acrescentar suco de limão, que dá um toque cítrico especial à cobertura.

2. Fondant de açúcar com baunilha

Nessa receita a calda fondant é utilizada para incrementar rolinhos de canela. Os ingredientes que compõem a cobertura são manteiga, açúcar de confeiteiro, baunilha e água quente. O preparo é feito em um bowl médio e a água precisa ser adicionada até a mistura ficar na consistência de fondant. A calda deve ser colocada nos pãezinhos ainda quentes.

Publicidade

3. Fondant de açúcar com cream cheese

O diferencial dessa receita está no uso do cream cheese, que dá uma textura marcante para a cobertura. Além do creme, são utilizados como ingredientes como essência de baunilha, margarina e açúcar. Para preparar, só é preciso colocar tudo em um recipiente e misturar até ficar bem homogêneo. A sugestão é incrementar rolinhos de canela com o resultado do preparo.

4. Fondant de açúcar tipo pasta americana

Essa é uma receita de fondant com textura bem consistente, semelhante a da pasta americana. O preparo começa dissolvendo gelatina em pó incolor em água gelada. A mistura deve descansar por alguns minutos e, então, é levada para cozinhar em banho-maria com glucose de milho, glicerina alimentícia e gordura vegetal. A essência de baunilha é adicionada quando finalizado o cozimento. A combinação é misturada com açúcar de confeiteiro até ficar com a consistência certa.

5. Fondant de chocolate de colher

Aqui, a fondant é feita para ficar bem consistente, como um bolo. Os ingredientes utilizados são açúcar de confeiteiro, chocolate com alto teor de cacau, manteiga sem sal, açúcar, ovo, amido de milho e sal. A cobertura fica por conta da combinação do chocolate e da manteiga derretidos. É uma boa pedida para servir como sobremesa para a família!

Publicidade

6. Fondant de chocolate meio amargo

O preparo dessa fondant leva chocolate meio amargo, açúcar, ovo, manteiga sem sal, gemas, baunilha, farinha de trigo e sal. O doce deve ser servido quente e a sugestão é ser acompanhado com um creme inglês, feito de gemas, leite, açúcar, amido de milho e manteiga. É uma versão bem completa e saborosa!

7. Fondant de chocolate para glaçagem

Essa receita traz uma calda fondant de chocolate perfeita para fazer glaçagem. Os ingredientes utilizados são água, açúcar, cacau em pó, gelatina e creme de leite. A finalização é feita com um mixer. Depois de usar para confeitar, as sobras devem ser conservadas na geladeira; quando for usar novamente é só derreter em banho-maria.

8. Fondant de chocolate com sorvete de gengibre

Para realizar a fondant dessa receita é preciso de chocolate meio amargo derretido em banho-maria, gelatina sem sabor, açúcar, claras, creme de leite, gemas e água fria. O doce deve ser servido com um sorvete de gengibre, que harmoniza bem o preparo. A decoração fica por conta da folha de hortelã e a sobremesa pode ser congelada por até um mês.

O preparo da cobertura fondant é fácil e vai te possibilitar confeitar doces e deixá-los ainda mais gostosos. É uma calda que pode ser utilizada de muitas maneiras e fica ainda mais completa com ingredientes como chocolate. O resultado visual é bonito, o gostinho é inconfundível e, além disso, é uma ótima opção para realizar glaçamentos. Veja também receitas de cobertura de chocolate, calda de laranja e de pudim.