10 receitas de galinha caipira que garantem um carinho na alma

Por
Atualizado em 31.01.20

A galinha caipira é um daqueles pratos que servem como um aconchego e um carinho na alma. Seu sabor caseiro é único e marcante, o que torna qualquer refeição mais especial.

Publicidade

Se você ainda não tem muita experiência na cozinha, a galinha caipira é uma opção perfeita para começar a se aventurar, pois o seu preparo é muito tranquilo. Além disso, ela fica uma delícia das mais variadas formas: assada, frita, cozida, na panela de pressão ou ao molho.

Confira 10 receitas de galinha caipira que vão fazer muito sucesso na sua mesa.

1. Galinha caipira cozida

A galinha caipira costuma ter um aspecto mais duro do que a galinha normal, por isso, você precisa deixá-la cozinhando por mais tempo. Quando ela estiver bem molinha, é só acrescentar os demais ingredientes, temperar e mexer bastante. O resultado é delicioso!

Publicidade

2. Galinha caipira na panela de pressão

Essa receita também é conhecida, em alguns lugares do nosso país, como galinhada. Ela leva frango caipira, arroz, queijo coalho, milho verde, molho de tomate (que pode ou não ser caseiro) e leite. Para temperar, tenha em mãos sal, pimenta, colorau, caldo de galinha e alho.

3. Galinha caipira assada

Publicidade

Se você optar por assar a galinha caipira, o resultado será uma carne mais sequinha e crocante. O que ajuda a potencializar esse aspecto é o primeiro passo dessa receita, que consiste em deixar o frango descansando na geladeira antes de qualquer coisa. Tempere com limão.

4. Galinha caipira ao molho

Ao molho, esse prato fica ainda mais com um gostinho de comida de vó! Para reproduzir essa versão na sua casa, separe tomate, calabresa, cenoura e frango. Tempere com chimichurri, sal, azeite e caldo de galinha. Se desejar, você pode preparar uma polenta para acompanhar.

5. Galinha caipira ao molho de vinho tinto

O vinho, aqui, tem a função de incrementar o sabor do prato e deixá-lo ainda mais especial. Para preparar o molho de vinho, você também vai precisar de manteiga, cebola, alho, farinha, tomate e açúcar. Experimente também combinar o frango com cogumelos – fica uma delícia!

6. Galinha caipira ao leite

O leite é o principal ingrediente utilizado no preparo dessa receita, que é assinada pelo cozinheiro Jamie Oliver. Porém, você também vai precisar de outros alimentos para obter o resultado cremoso desse passo a passo, como a pimenta-do-reino, a manteiga e a canela.

7. Galinha caipira com quiabo

Essa receita reúne a galinha caipira com o quiabo, o colorau, a folha de louro, o alho, o caldo de frango, o vinagre, a pimenta-do-reino, a maizena e o açafrão. Essa combinação de ingredientes resulta em um prato tão gostoso que dá vontade de comer rezando e agradecendo!

Publicidade

8. Galinha caipira com mostarda

O diferencial dessa receita é o tempero utilizado para preparar a galinha – feito com mostarda dijon. O molho não deve ficar muito grosso, por isso, não se esqueça de ir acrescentando água enquanto ele cozinha. Adicione tomate, cebola e outros vegetais de sua preferência.

9. Galinha caipira com pequi

O pequi é um fruto que tem origem na região do cerrado brasileiro e que tem um sabor muito característico. Ele costuma dividir opiniões: alguns amam, outros odeiam. Se você nunca provou, vale a pena preparar essa versão de galinha caipira com pequi e ter essa experiência.

10. Galinha caipira bem temperada

Para algumas pessoas, o tempero é uma das mais partes mais importantes de um prato. Se você também pensa assim, essa receita é todinha para você! Ela leva cenoura, cebola, tomate, pimentão, arroz, sal, pimenta, limão, molho de tomate, azeite e, é claro, frango caipira.

É surpreendente como um prato pode ser tão simples e tão gostoso ao mesmo tempo! A galinha caipira é uma opção certeira para os mais diversos momentos e ocasiões, portanto, pode fazer sem medo. E se você realmente gosta de preparar refeições com aves, confira também essas ideias incríveis de creme de galinha.