10 receitas de macarrão sem glúten dignas de um restaurante italiano

Escrito por    
Em 07.08.20

Macarrão é aquele tipo de prato curinga, certo? Ele é perfeito para quem quer praticidade e até mesmo uma refeição gostosa para variar no arroz e feijão do dia a dia. Mas não é todo mundo que pode ou quer comer a versão tradicional. Pensando nisso, vale a pena aprender como fazer um delicioso macarrão sem glúten. Veja as receitas a seguir:

Continua após o anúncio

1. Macarrão sem glúten de pepino

Já pensou em cortar o pepino em formato de macarrão? Essa é a proposta dessa receita, que é extremamente prática. De quebra, você ainda aprende como preparar um molho de tahine com champignon fresco. Tudo isso faz com que essa seja uma boa pedida para sair da rotina.

2. Macarrão sem glúten com farinha de arroz

Quer colocar as mãos na massa e fazer seu próprio macarrão? Então, chega mais para conferir essa receita. Para ser sem glúten, a farinha de trigo é deixada de lado e dá lugar à farinha de arroz. Além desse ingrediente, você vai precisar apenas de ovos. É isso mesmo: são necessários apenas dois itens para se deliciar com essa opção.

3. Macarrão sem glúten com farinha e linhaça

Nessa receita, a massa é feita com farinha sem glúten, linhaça, ovos, água, orégano e sal. Essa é uma proposta com uma pegada mais nutritiva e que já fica levemente temperada antes mesmo de ser cozida. O resultado é simplesmente sensacional.

4. Macarrão sem glúten com farinha de arroz e goma xantana

Farinha de arroz, goma xantana, ovos, sal e azeite são os ingredientes usados nessa opção. Aqui, todos os itens vão para o processador. Quando a textura estiver homogênea, basta sovar a massa até ficar lisa, o que leva aproximadamente 2 minutos. Na sequência, a massa é dividida e deve descansar na geladeira. Para finalizar, é só cortar o macarrão e cozinhá-lo.

Continua após o anúncio

5. Macarrão sem glúten com farinha de sarraceno

Essa é uma receita sem glúten e sem ovos, então também está liberada para os veganos. Os ingredientes usados são farinha de trigo-sarraceno, fécula de batata, azeite, goma xantana, sal e água morna.

6. Macarrão sem glúten de tapioca e chia

Essa é uma receita perfeita para quem quer inovar na cozinha. Isso porque a massa é feita com goma de tapioca, ovos, chia e sal – ou seja, é uma crepioca! Aqui, ela é cortada no mesmo formato do talharim. Além disso, você ainda confere como fazer um molho de tomate com frango desfiado.

7. Macarrão sem glúten com farinha de arroz e tapioca

Outra alternativa para quem quer usar farinha sem glúten, essa receita vai surpreender seu paladar. Ela é feita com farinha de arroz, goma de tapioca, ovos e goma xantana.

8. Macarrão sem glúten de abobrinha e cenoura

Se você está procurando um prato leve, saudável e repleto de sabor, confira essa receita. Aqui, a massa tradicional dá lugar para abobrinha e cenoura cortadas em tiras finas. Essa é uma alternativa extremamente prática, mas que pode ser perfeita para suas refeições.

9. Macarrão sem glúten e vegano de abobrinha

Continua após o anúncio

Nessa receita, a abobrinha cortada em tiras finas é usada como macarrão. Além disso, o legume não precisa ser cozido, mas refogado em uma única panela com tomate-cereja e champignon. Para fechar com chave de ouro, um molho feito com tomate e alho assados também compõe o prato.

10. Macarrão sem glúten com mix de farinhas

Quer obter uma massa de sucesso? Para isso, a dica é fazer um mix com farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, goma xantana e CMC. Esses dois últimos ingredientes ajudam a dar liga e elasticidade para a massa. Além disso, você também vai precisar de ovos e água.

Agora que você conferiu diferentes sugestões de macarrão sem glúten, dê uma olhada em receitas de molhos que são perfeitos para incrementar sua refeição. Assim, também fica fácil variar na cozinha sempre que bater aquela vontade.

PARA VOCÊ