17 receitas de massa de risoles saborosas e práticas de fazer

Escrito por                          

A massa de risoles é aquele tipo de receita que todo mundo deve ter anotado no caderninho. Graças a sua praticidade e versatilidade, ela pode ser usada para as mais diversas ocasiões e receber diferentes recheios: desde o tradicional presunto e queijo até versões mais sofisticadas, como camarão e carne seca. Para conhecer todas as opções gostosas dessa massa, confira a lista abaixo:

Massas clássicas

iStock

1. Massa de risoles básica: que tal começar aprendendo a preparar uma massa bem básica e fácil de risoles? Ela fica pronta em cerca de meia hora e, para a quantidade de ingredientes listados, rende até 12 risoles de tamanho pequeno para médio. Vale a pena salvar para fazer sempre!

2. Massa de risoles simples: feita com apenas cinco ingredientes, – manteiga, sal, farinha de trigo, queijo e água ou leite – essa receita é aquele tipo de opção coringa para quem gosta de saborear salgadinhos fáceis e simples de fazer. Não deixe de conferir o passo a passo certinho e testar em casa.

3. Massa de risoles com caldo de galinha: quem gosta de deixar a massa com um saborzinho a mais vai se encantar por essa versão feita com caldo de galinha. Muito simples e prática de preparar, ela é perfeita para aqueles que vão dar uma festa infantil ou precisam juntar aquela graninha extra com a venda de salgadinhos!

4. Massa de risoles com óleo: supereconômica e gostosa, essa massa é de deixar qualquer um com água na boca. Dá só uma conferida nos ingredientes necessários: farinha de trigo, leite, óleo e caldo de galinha. O recheio fica ao seu critério: você pode colocar presunto e queijo, carne, apenas queijo ou o que a sua imaginação – e fome – mandar!

5. Massa de risoles com amido de milho: garantia de sucesso nas festinhas de aniversários, essa massa de risoles é uma mão na roda para quem procura uma receita prática, barata e muito rápida de fazer. Um segredo que faz toda a diferença no resultado final é peneirar duas vezes a farinha de trigo e o amido de milho!

6. Massa de risoles com orégano e parmesão: o toque especial dessa massa fica por conta do orégano e do queijo parmesão ralado. Já os outros ingredientes necessários são água, farinha de trigo, margarina, sal e caldo de galinha – pode usar o caldo de legumes também, caso você prefira.

7. Massa de risoles com alho, cebola e pimenta: com um sabor muito mais intenso, essa massa é temperada com alho, cebola e pimenta, que devem ser refogados na manteiga antes de serem misturados com os outros ingredientes. É muito importante mexer bem a massa na panela para ela não grudar e juntar aqueles gruminhos, hein!

8. Massa de risoles de batata: massas de salgados feitas com batata agradam os mais variados paladares. Com um sabor marcante e uma textura incrível, essa receita de risoles é perfeita para preparar e servir em reuniões com amigos, festas e outras datas especiais. Recheie com o que preferir e sirva com um molho bem gostoso!

9. Massa de risoles de mandioca: você não vai conseguir resistir a essa receita! Feita com mandioca, a massa é extremamente saborosa e cremosa. E atenção: é muito importante cozinhar bem a mandioca e retirar todos os fiapinhos, assim o seu risoles fica lisinho e com uma textura incrível.

Massas diferentes

10. Massa de risoles sem leite: os intolerantes à lactose vão poder se esbaldar com essa massa de risoles. Aqui, os ingredientes usados são farinha de trigo, água, batatas, creme de cebola, caldo de galinha e alho. E o melhor é que todos os recheios combinam com essa delícia!

11. Massa de risoles sem glúten: mais uma receita para quem tem restrição alimentar, essa massa de risoles sem glúten é liberada para os celíacos! O que substitui a farinha de trigo é a farinha de arroz, deixando a massa mais leve e com um sabor muito gotoso. Confira, prepare em casa e aproveite!

12. Massa de risoles integral: diferente, extremamente saborosa e mais saudável, essa versão de massa de risoles é feita com leite desnatado, cebola, proteína texturizada de soja em pedaços, sal, farinha de trigo integral e farinha de rosca. E o melhor é que ela não é frita, ou seja, nada de sujar o fogão e panelas.

13. Massa de risoles de liquidificador: para uma massa incrivelmente lisinha e macia, você deve bater no liquidificador as gemas, o óleo, o requeijão, o iogurte, o sal e o caldo de galinha por aproximadamente dois minutos. Esse processo facilita na hora de mexer a massa na panela e evita aquelas bolinhas grosseiras.

14. Massa de risoles com batata, cenoura e requeijão: crocante e com um sabor superdiferente e gostoso, essa massa de risoles promete arrancar suspiros a cada mordida. A dica é usar farinha panko na hora de empanar. E se você não quiser fritar tudo de uma vez, a dica é guardar na geladeira por até três dias ou por três meses no congelador.

15. Massa vegana de risoles: sem ovos e sem leite, essa receita é totalmente vegana e surpreende pelo sabor maravilhoso e facilidade na hora do preparo. Então, atenção para os ingredientes que você vai precisar ter em mãos: água, alho, cebola, sal, óleo vegetal e farinha de trigo.

16. Massa de risoles vegana com caldo de legumes natural: mais uma versão vegana, essa massa de risoles é feita com caldo de legumes 100% natural, ou seja, mais saudável e saboroso. Para cortar a massa certinha, você pode utilizar uma xícara ou um copo bem limpinho. O modo de preparo é extremamente fácil e, com certeza, você vai tirar de letra.

17. Massa de risoles com caldo de camarão: feita com caldo de camarão, essa massa de risoles tem aquele gostinho leve e muito gostoso de mar e praia. Um passo muito importante, que garante um salgadinho bem macio, é sovar a massa ainda quente até ela ficar lisa e homogênea.

Se você é fã de salgadinhos de festas, não deixe de conferir três listas com receitas bem gostosas de coxinha de batata, kibe frito e bolinha de queijo.

PARA VOCÊ