14 receitas de mingau de aveia que vão te proporcionar um café da manhã delicioso

Mingau de aveia é um clássico de café da manhã que agrada crianças e adultos. Ele é perfeito para o desjejum, pois é gostoso e muito nutritivo, já que uma importante fonte de fibras e de vitaminas essenciais.

Publicidade

As receitas de mingau de aveia mais tradicionais são muito simples de fazer e levam poucos ingredientes. Se você quiser variar para não cair na mesmice e acabar enjoando, é possível incrementar com frutas e outros itens, como grãos e chocolate.

Receitas de mingau de aveia tradicionais

1. Mingau de aveia com rodelas de banana: uma fruta que casa muito bem com mingau de aveia é a banana, que incorpora sabor e valor nutritivo ao seu café da manhã. Com esta receita, você aprende como adicioná-la ao seu mingau de maneira muito simples. A adição garante mais saciedade e energia para enfrentar o dia!

2. Mingau de aveia de micro-ondas: esta é uma receita para quem precisa sair de casa às pressas, mas não abre mão de um bom café da manhã. Ela leva somente 3 minutos para ficar pronta, pois utiliza o micro-ondas para preparar o mingau. Para dar um toque proteico, adicione claras ou whey protein.

3. Mingau de aveia com figos secos e amêndoas: pessoas de paladar mais refinado precisam experimentar esta receita. Ela incorpora amêndoas e figos secos, enriquecendo o sabor do simples mingau de aveia. Para deixar ainda mais gostoso, adicione coco ralado e tenha um café da manhã divino!

Publicidade

4. Mingau de aveia e chocolate: quem é viciado em chocolate vai amar esta receita de mingau de aveia. O melhor de tudo é que ela não é tão calórica quanto parece. Em vez de utilizar achocolatado, ela adiciona cacau em pó. Além disso, o ovo garante um pouco de proteína para dar mais energia. Receita perfeita para quem está de dieta, mas quer adoçar um pouco o dia.

5. Mingau de aveia e tapioca: se você é fã de tapioca e de mingau de aveia, conheça essa receita que une as duas iguarias. Fique atento na hora do preparo e não confunda tapioca granulada com goma de tapioca ou seu mingau vai dar errado. Para complementar, use frutas secas ou canela.

6. Mingau cremoso: o bom mingau de aveia precisa ser bem cremoso e esta receita vai te ensinar como fazer. A boa notícia é que você só vai precisar de três ingredientes muito fáceis de encontrar. Além disso, o preparo é simples e não vai tomar nem 15 minutos de seu tempo.

Publicidade

Receitas de mingau para dietas restritivas

7. Mingau fit: este é o mingau ideal para comer depois de um treino puxado e repor as energias para continuar seu dia. Ela utiliza clara de ovo para deixar o mingau proteico. Além disso, a pasta de amendoim dá um toque de carboidratos, que são necessários para te dar reserva energética.

8. Mingau proteico de aveia e claras: se você é da onda fitness e procura consumir mais proteínas, há receitas de mingau de aveia que vão te ajudar. Esta é uma delas, que inclui claras de ovo e whey protein. Para complementar, você pode utilizar frutas como morango ou banana.

9. Mingau de aveia sem lactose e sem glúten: se você é intolerante à lactose ou glúten e evita mingau de aveia para não passar mal, pode começar a introduzir este alimento na sua dieta. Esta receita ensina um modo muito simples, basta substituir o leite comum por leite de coco. O resultado é delicioso e você pode consumir tranquilamente.

10. Mingau de aveia vegano: esta é uma versão do mingau de aveia para veganos e vegetarianos. Afinal, ela não usa alimentos de origem animal. No lugar do leite, utilize água ou leite de coco. Para deixar mais gostoso, polvilhe canela em cima e disponha algumas rodelas de banana.

11. Mingau de chocolate com avelã sem lactose: esta é mais uma das receitas de mingau de aveia liberadas para intolerantes a lactose. O diferencial está no sabor de chocolate com avelã, que transforma qualquer comida sem graça na oitava maravilha. O resultado é um mingau cremoso, brilhante e maravilhoso, que combina com frutas e castanhas.

12. Mingau de quinoa e aveia sem lactose: quer tomar um mingau quentinho, mas é intolerante a lactose? Seus problemas acabaram! Basta substituir o leite de vaca por leite vegetal (de coco ou amêndoas). Além disso, esta receita ainda adiciona quinoa e clara de ovo para aumentar a saciedade e deixar o mingau mais nutritivo.

13. Mingau de chia e aveia com figos e pera: a chia virou um ingrediente queridinho dos que fazem dieta. Nesta receita, você aprende como utilizá-la para combinar com aveia em um delicioso mingau. Os figos e a pera são o complemento perfeito para conferir um sabor doce. Com certeza é uma ótima maneira de começar o dia com o pé direito!

14. Mingau com cacau e alfarroba: esta é uma receita simples e deliciosa para você apreciar no café da manhã, liberada para intolerantes a glúten e lactose. Para incrementar o sabor, ela acrescenta alfarroba ou cacau à base do mingau de aveia. Além disso, a banana amassada dá mais consistência e doçura.

Como você pode ver, há diversas formas de variar as receitas de mingau de aveia. O melhor de tudo é que todas as opções são deliciosas, muito simples de fazer e não tomam muito tempo. Agora, você não vai mais ter desculpas para não fazer um bom mingau de aveia para seu café da manhã, não é mesmo?

Publicidade